Leonardo da Vinci (1452-1519), o genial florentino renascentista, cujo talento é lembrado tão frequentemente como matriz de tecnologias contemporâneas, as mais variadas. Esse mesmo Da Vinci também se interessava em observar a sociedade e seus movimentos, sua lógica e tendências sob o aparente caos da realidade das grandes cidades de seu tempo.
Leonardo da Vinci foi um grande inventor, pintor, e creio que tudo mais que se possa imaginar, porém Leonardo entendia muito sobre o que falta hoje, a responsabilidade social de seus atos. Hoje em dia, o ser humano tão evoluído tecnologicamente ainda engatinha quando se trata de respeito à natureza e aos animais.
O ser humano destrói a terra, aparentemente, sem entender que sem ela não existe nenhuma espécie nem mesmo a humana. Nosso planeta vem sofrendo abuso constante e, ao que parece, os governos mundiais pouco ou nada se importam com isso.
A ideia parece ser que quando não for mais possível vida na Terra, alguns privilegiados irão povoar outro planeta! Mas que mau fez esse outro planeta para merecer isso? Os seres humanos estão longe de ser uma espécie merecedora de tal honra, uma vez que em sua própria casa nada mais fazem além de destruir. Com tanta tecnologia ainda gastamos milhares em recursos hídricos e árvores na produção de papel que depois será descartado poluindo ainda mais nosso meio ambiente.
O papel moeda é produzido em larga escala, com tanta tinta e outros produtos químicos, o que o torna praticamente impossível seu reaproveitamento. Moedas virtuais* poderiam e deveriam tomar seu lugar em nosso sistema financeiro e assim diminuir a emissão de papel moeda, com isso não só os recursos financeiros da população poderiam ser aproveitados em outra área como também nossos recursos hídricos e muitas árvores seriam poupadas.
A ecologia não deveria ser uma forma de vida alternativa, deveria ser uma coisa diária na vida de todos que vivem nesse planeta. Nossa casa deve ser limpa, arrumada e com recursos integrados, e não como vemos hoje, com a extinção de espécies, tanto animais quanto vegetais, e com a falta de respeito ao meio ambiente.
Nossos mares hoje são lixeiras imensas além de campo de teste e guerra. O mar que antes era fonte de alimentos, hoje está morrendo pelo descaso de autoridades que só pensam em guerras e o dinheiro que podem lucrar com elas. Mas o que elas farão com esse dinheiro quando não existir mais nada de bonito que se ver?
É preciso que cada um consiga mudar sua forma de ver nossa casa, nossa existência nessa Terra, e assim talvez possamos reverter tudo de errado que foi feito em nosso pequeno planeta, assim como Leonardo da Vinci teria querido.
*Para saber mais sobre moedas virtuais e como elas podem ajudar click aqui.