A sabedoria da gazela inclui o conhecimento, a velocidade e agilidade, a graça, beleza, habilidade de manobra e o movimento vertical.
Gazelas são membros da família dos antílopes e são as principais presas dos grandes felinos. Portanto, são vulneráveis, o que significa que devem estar em alerta extremo constantemente.
Seu principal predador é o guepardo e ainda que corram rápido, são menos velozes que o predador. Desta forma, as gazelas têm a capacidade de correr em zigue-zague, frequentemente confundindo o guepardo que as persegue.
De maneira similar, aqueles que tentam e escapam da depressão, dos medos, de emoções negativas e de hábitos passados se encontram, com frequência, parados em seu caminho com as emoções que tentam evitar em suas gargantas. Isso pode levar a bloqueios nos chakras do pescoço e causar enfermidades relacionadas a essa área. Há falta de comunicação com si mesmo e os outros ainda por vir nesses casos.
Da gazela podemos aprender que com conhecimento e habilidade, podemos nos sentir confortáveis com nossas próprias vulnerabilidades. A habilidade de descobrir e explorar novos caminhos e de mudar a direção quando necessário é o melhor jeito de nos livrar e prevenir que sejamos consumidos pelas bestas famintas do passado que rastejam na escuridão de nossas mentes. Reivindique sua energia e não a desperdice com esforços ou pensamentos inúteis. Invista-a em um jeito positivo de viver e pensar. Quando nos encontramos em um caminho desconhecido, nos sentimos vulneráveis. A gazela nos mostra que a vida é uma aventura. Aproveite-a com os sentimentos mais sinceros e encha seu coração de entusiasmo.