As cartas dos Arcanos Maiores e Menores representam diferentes aspectos da existência humana.
Arcanos Sêniores ou Maiores
Os mapas dos Arcanos Sêniores representam os principais eventos da vida humana. Eles descrevem os princípios e experimentos fundamentais que são a essência da vida humana: espiritualidade, teorias da vida e da morte, dilemas e julgamentos éticos, bem como moralidade pessoal e os relacionamentos com outras pessoas e com o mundo.
Em outras palavras, eles são a descrição geral da situação da vida em que uma pessoa pode se encontrar.
Arcanos Jovens ou Menores
Os Arcanos mais jovens do Tarô representam eventos terrestres e mais superficiais na vida da pessoa e sua reação ao acaso, eventos, experiências ou pessoas que façam parte de sua vida cotidiana.
No entanto, note que ao adivinhar de fato com o baralho, essas diferenças entre os dois Arcanos podem ser menos óbvias, pois as cartas estão em interação e criam uma imagem simbólica da vida do Cliente e das várias influências sobre ele.
A função dos Arcanos Menores é descrever o mundo cotidiano. De fato, se os Arcanos Sêniores exploram a alma, os Arcanos Menores conectam a pessoa à sociedade.
Como sempre, se estamos interessados exatamente no que acontecerá em nossas relações com o mundo exterior, é apropriado incluir no baralho de Tarô um instrumento através do qual possamos descobrir o que o mundo preparou para nós.
É essa combinação – uma imagem de aspirações pessoais no contexto de eventos reais – que faz do Tarô uma ferramenta exata e específica.
Mostrando o que é e o que deve ser
Os Arcanos Sêniores são construídos com a premissa de que cada indivíduo é um microcosmo: o Universo inteiro está contido em todo e cada ser consciente.
Mas existe um macrocosmo: um universo grande e muitas vezes indiferente para nós, no qual cada um de nós vive e age.
E não importa que medidas você tome para melhorar a si mesmo, para construir seu próprio potencial, todas as suas tentativas serão inevitavelmente afetadas pelo grande mundo, do qual você é uma pequena parte.
São os Arcanos menores que descobrem o que este grande mundo exterior está preparando a cada momento e como exatamente isso afetará você. Mas não pense você que eles são mais importantes que os outros Arcanos: a lição dos Arcanos Menores é igualmente importante. Eles ensinam que nem um único evento acontece no vazio, e que tudo flui de outra coisa.
Quanto mais persistentemente você luta pela verdade, mais precisa desta lição, pois, de fato, as pessoas que se concentram no mundo mágico e místico geralmente perdem de vista ou até esquecem que existe um mundo real com o qual precisam lidar.
Combinando o místico e o mundano, o Tarô enfatiza que, mesmo lutando por um mundo diferente e superior, você deve viver neste mundo terrestre.
Entendendo mais a fundo os Arcanos Menores
Cada carta no baralho de tarô possui vários recursos e relacionamentos específicos, denominados atributos.
Elementos de atributos são importantes componentes do baralho, pois conferem a cada carta qualidades únicas, que são a base de todas as interpretações.
A maioria dos caracteres de tarô é atribuída e interpretada usando-a. Nos Arcanos Menores, os atributos são definidos, antes de tudo, por cada naipe, de forma que cada um desses naipes representa uma combinação dos seguintes recursos:
- área de atividade diária (que significa naipe);
- três signos do zodíaco;
- um dos quatro elementos: Fogo, Água, Ar ou Terra (que acreditava-se serem os únicos componentes de todas as substâncias do Universo);
- características de gênero (ou seja, masculino ou feminino).
Atributos para cada naipe:
Paus
- Área de atuação: carreira e ambição;
- Signos do zodíaco: Áries, Leão, Sagitário;
- Elemento: Fogo;
- Gênero: Masculino.
Copas
- Área de atuação: emoções
- Signos do zodíaco: Peixes, Câncer, Escorpião;
- Elemento: Água;
- Gênero: Feminino.
Espadas
- Área de atuação: atividade mental, inteligência, luta;
- Signos do zodíaco: Gêmeos, Libra, Aquário;
- Elemento: Ar;
- Gênero: Masculino.
Ouros
- Área de atuação: aspectos materiais, esfera financeira, praticidade;
- Signos do zodíaco: Touro, Capricórnio, Virgem;
- Elemento: Terra;
- Gênero: Feminino.
Se um dos quatro naipes prevalecer no cenário, o campo de atividade correspondente determinará todo o resultado da previsão e influenciará mais fortemente sua pergunta.
Princípios de Gênero
As três primeiras categorias são fáceis de entender. É necessário, no entanto, insistir nos princípios que determinam o gênero, uma vez que os significados das palavras “Masculino” e “Feminino” no contexto do Tarô diferem de sua interpretação usual.
A pedra angular de vários sistemas filosóficos e religiosos por muitos séculos e em diferentes civilizações tem sido a crença de que existem duas forças ou princípios iguais e opostos que estão constantemente operando no Universo.
O princípio Masculino é tradicionalmente considerado positivo, racional, confiante, criativo e ativo, enquanto o princípio Feminino é negativo, inseguro, destrutivo e passivo.
Apesar do uso dos termos “Masculino” e “Feminino”, esses princípios não representam características estereotipadas associadas a homens e mulheres. Pelo contrário, são termos gerais.
Além disso, nenhum princípio é superior ou melhor que o outro: eles se complementam e, com igual força, criam equilíbrio e harmonia entre o indivíduo e a vida.
Mas a filosofia e o simbolismo do Tarô lidam com o desequilíbrio potencial entre essas forças e a tensão que elas causam, e procura maneiras de resolvê-las.
Arcanos Maiores
Como já mencionado, as 22 cartas que compõem os Arcanos Sêniores ou Maiores, são consideradas as mais importantes do baralho. Elas apresentam dados básicos sobre a vida do cliente e uma explicação de suas ações.
Os desenhos dos mapas tradicionalmente representam arquétipos, ou seja, figuras simbólicas facilmente reconhecíveis por pessoas de qualquer religião e cultura.
Atributo
Os Arcanos Maiores têm seus próprios atributos astrológicos, planetários e elementares, diferentemente dos Arcanos Menores, que permanecem agrupados sob um mesmo atributo.
- Louco: Ar
- Mago: Mercúrio
- Sacerdotisa: Lua
- Imperatriz: Vênus
- Imperador: Áries
- O Sumo Sacerdote: Touro
- Os Amantes: Gêmeos
- A Carruagem: Câncer
- Justiça: Leão
- O Eremita: Virgem
- A Roda da Fortuna: Júpiter
- A Força: Libra
- O Enforcado: Água
- A Morte: Escorpião
- Temperança: Sagitário
- O Diabo: Capricórnio
- A Torre: Marte
- A Estrela: Aquário
- Lua: Peixes
- Sol: Sol
- Julgamento: Fogo
- O mundo: Saturno