Durante séculos, as pessoas, além do uso de manjericão na cozinha e medicina, falaram de suas propriedades misteriosas e mágicas.
Em sua terra nativa, na Índia, era considerava a planta favorita do deus Vishnu e acreditava-se que comer manjericão protegeria das picadas de cobras e escorpiões, ao passo que suas folhas costuradas no sudário de uma pessoa morta serviriam como um “passe” para o paraíso.
Os hindus acreditavam que o manjericão limpava a aura e promovia o progresso espiritual.
Em Roma
Na Roma antiga, o manjericão era chamado de “poção de César que cura a infertilidade”, e para que a planta mantivesse seu poder curativo e mágico, uma jovem e linda mulher tinha que cuidar dela. Nesse contexto, a erva era considerada um símbolo de fertilidade, amor, casamento, harmonia familiar e bem-estar.
Até hoje, na Itália, existe uma tradição onde os jovens noivos guardam um raminho de manjericão como símbolo de seus planos para o casamento. Os romanos acreditavam que comer a planta com regularidade certamente levaria à prosperidade.
Na Europa medieval, ele era chamado de “erva das bruxas”: para muitas gerações de alquimistas, mágicos e feiticeiros, o manjericão era um componente integral de todos os tipos de poções, inclusive poções de amor, uma parte importante de ritos e rituais mágicos.
Na Grécia
Além de suas qualidades positivas, muitos atribuíram efeitos negativos ao manjericão: os antigos gregos, por exemplo, acreditavam que meramente pensar na planta poderia colocar escorpiões no cérebro da pessoa!
Uma antiga lenda medieval sobre o mágico e alquimista Allobius diz que ele morreu em seu castelo quando o estoque de manjericão para preparar um jantar festivo acabou na cozinha. Os Espíritos do Ar pararam de obedecer ao feiticeiro e ficaram livres, destruindo então seu castelo e o próprio mago.
Moradores santificaram as ruínas do castelo com água benta, mas redemoinhos negros continuaram a circular em cima dele por muito tempo.
No Egito
No Antigo Egito, manjericão era usado na mumificação dos faraós e nobres mortos. Grinaldas e incensos com a planta foram encontrados durante as escavações das pirâmides.
No haiti
No culto mágico do vodu no Haiti, essa erva era considerada um símbolo da paixão amorosa e um atributo necessário do ritual matrimonial.
Características mágicas do manjericão
- Elemento: Fogo.
- Signo: Escorpião.
- Planeta: Marte.
As principais propriedades são amor, casamento, exorcismo, remoção de pragas e mau olhado, proteção, paz, juventude, sono, cura e dinheiro.
Coleção de manjericão para rituais mágicos: com a lua no signo de Câncer, o sol no signo de Peixes, ao amanhecer e com grama coberta de orvalho.
Manjericão nas crenças dos eslavos
Os povos eslavos há muito atribuem ao manjericão uma infinidade de propriedades mágicas e sobrenaturais. As pessoas acreditavam que ela ajudava no amor, trazia boa sorte, expulsava as forças do mal. Um dos nomes do manjericão entre os eslavos era Flor de Deus.
Acreditava-se que, ao plantar um arbusto de manjericão na frente de casa ou colocá-lo em um peitoril da janela, ele atraia um ente querido, ou ajudava a expulsar pretendentes indesejados. Carregar a erva ou espalhá-la embaixo da cama visava atrair novos amantes.
Amor, casamento e felicidade
Os eslavos acreditavam que o manjericão dava a qualquer mulher charme, beleza e poder sobre os homens, e era usado em vários feitiços de amor. Esta era uma poção de femme fatale e cortesãs.
Acreditava-se que qualquer mulher, habilmente usando manjericão em seus encantos, poderia mudar a cabeça do melhor e mais belo representante do sexo oposto. No entanto, ela sempre seria capaz de parar no momento certo e sair da situação sem perder a honra!
Para a família viver em amor e felicidade, ele era colocado no leito nupcial dos recém-casados e, no casamento, a planta era costurada na bainha do vestido de casamento da noiva ou usada como decoração no corpo.
Para garantir a fidelidade do cônjuge e proteger-se do adultério, era necessário, enquanto ele dormia, pingar uma infusão de manjericão sobre ele.
A erva era colocada ao lado da mulher em trabalho de parto para que o processo fosse mais fácil e indolor. Ela era colocada também em volta da cabeça do bebê para garantir um bom sono. Amarrado nas fraldas, protegia do mau-olhado.
Pesadelos e espíritos
O manjericão era pendurado em volta da cama para se proteger de pesadelos e sonhos ruins. Acreditava-se que ele ajudaria um soldado a evitar o cativeiro, e que se enterrado em um campo ou em um jardim, a colheita seria sempre abundante e generosa.
Amuletos de manjericão eram dados às crianças, pois a crença geral era de que a planta seria capaz de ajudar no seu desenvolvimento e nos estudos.
Outra crença comum era de que, para adquirir a capacidade de enxergar os maus espíritos, para isso a erva deveria ser plantada de modo que crescesse através do crânio de uma cobra morta.
Nos rituais de exorcismo, a erva seca de manjericão era queimada para expulsar os demônios da alma humana, enquanto o lugar atingido por um raio era fumigado com fumaça da planta para se livrar do mal.
Com a ajuda dessa erva, as pessoas livraram-se do mau olhado, de pragas e maldições, espalhando-o em quartos ou outros lugares, enquanto sua infusão era usada para molhar o chão e assim proteger contra a penetração das forças do mal.
Os eslavos acreditavam que o manjericão ajudaria a se livrar de qualquer negatividade e agressão e criaria um ambiente positivo.
Se alguém tivesse que ficar em uma casa onde havia uma pessoa morta, sempre era necessário segurar um raminho de manjericão em suas mãos para que a alma do homem morto não “levasse” as almas dos vivos para o outro mundo.
Pequenos sacos de erva seca ou fresca de manjericão eram colocados no pescoço para aumentar a riqueza e a prosperidade, proteger contra os maus espíritos e atrair a atenção de pessoas influentes.
Rituais mágicos que envolvem manjericão
Feitiços com manjericão
Se decidir conduzir rituais mágicos com manjericão, você precisa lembrar das seguintes regras:
- É muito importante associar sua energia à energia do manjericão à energia de outras plantas usadas no ritual.
- Você deve aprender a dominar essa energia.
- Não acredite nas propriedades mágicas apenas do manjericão: todas as ervas são mágicas.
- A maioria das magias e feitiços deve ser repetida diariamente por uma semana e pelo menos duas vezes por dia.
- Conforme você ganhar experiência e habilidades, a eficácia do ritual mágico aumentará.
Ritual para atrair dinheiro e riqueza com manjericão
- 1 pequeno galho de manjericão seco;
- 1 vela prateada;
- 1 moeda do seu país;
- 1 colher de sopa de cebola seca;
- 1 saquinho branco;
- fósforos.
Acenda a vela e diga em voz alta:
“Chama da vela do dinheiro, me ajude em um feitiço!”.
Crie um círculo mágico de cebolas secas e manjericão ao redor da vela, dizendo as seguintes palavras:
“Santa cebola e manjericão, mostrem a cara da fortuna!”.
Passe a moeda sobre a chama da vela de dinheiro, imaginando a quantia necessária de dinheiro e dizendo:
“Dinheiro, venha até mim mais rápido. Espíritos da Terra e do Fogo, me ajudem!”.
Você não pode ser muito ganancioso, a quantidade de dinheiro solicitada deve ser real. Caso contrário, o feitiço pode não funcionar! Apague a vela, colete cuidadosamente a erva e coloque-a no saco junto com a moeda. Carregue esse talismã no bolso ou na carteira para atrair dinheiro.
Ritual para atrair amor com a ajuda de manjericão e canela
- 2–3 colheres de sopa de manjericão seco;
- 1 grande prato plano;
- 1 tigela de cerâmica ou de vidro;
- 3–4 colheres de sopa de canela em pó;
- 1 vela rosa em forma de cone com castiçal;
- 1 pequena foto apenas com a sua imagem;
- 1 pequeno pedaço de tecido rosa;
- 1 fio rosa;
- fósforos.
O ritual
Pegue a vela com as duas mãos e, fechando os olhos, imagine que um homem te ama muito. Preencha toda a sua existência com esse grande amor. Mentalmente transfira sua energia do amor para a vela rosa.
Coloque-a no castiçal e acenda-a. Agora, coloque o prato na frente da vela e coloque sua foto no centro dele. Coloque canela na forma de um círculo fechado no prato ao redor da foto, dizendo:
“O amor está dentro de mim, o amor está ao meu redor!”.
Do lado de fora do círculo com canela, faça outro círculo, um pouco maior, com manjericão seco, e diga novamente:
“O amor está dentro de mim, o amor está ao meu redor!”.
Ao redor do manjericão, faça mais um círculo de canela, dizendo:
“O amor está dentro de mim, o amor está ao meu redor!”.
Estique as mãos para baixo com as palmas das mãos sobre os três círculos e imagine mentalmente como as forças das ervas fluem para você. Combine suas forças com as do manjericão e canela em um campo único e inquebrável de energia. Imagine essa próxima conexão de energias.
Coloque cuidadosamente a foto com as ervas na tigela. Coloque as mãos nela e, misturando tudo com os dedos, mande sua energia para lá, dizendo as seguintes palavras:
“Árvores e plantas! Enviem-me um prometido. Alguém que vai me amar mais do que todos! E vamos amar um ao outro para sempre e dividir nosso amor por dois. Então deixe meu sonho e meu desejo se realizarem!”.
Limpe as mãos com uma toalha e coloque a foto e os temperos em um pedaço de pano rosa. Reúna todos os quatro cantos do tecido, torça firmemente entre si e amarre com fio rosa.
Coloque este talismã de amor atrás da vela por 30 a 40 minutos. Apague a vela e carregue o talismã sempre com você todos. Também todos os dias, acenda a vela de amor por 7 minutos. Seu amor não vai demorar em vir!
Sonho profético
As pessoas sempre tiveram sonhos e com o tempo, aprenderam a interpretá-los corretamente. Afinal, os sonhos de uma pessoa são um espelho de seu subconsciente, para o qual, como se sabe, nem o tempo nem o espaço existem. Sonhar com manjericão sempre foi considerado um bom sinal.
Então, o que significa sonhar com manjericão?
- Sonhar com um arbusto de manjericão significa que você encontrará uma aventura romântica, que, no entanto, você não levará a sério. Se uma jovem solteira sonha com isso, então ela provavelmente vai conhecer um homem muito atraente.
- Comer algo com manjericão em um sonho é um aviso de que alguém tentará atrapalhar seus planos.
- Se uma menina ou mulher sonha que está preparando um prato de carne temperada com a erva, ela terá sucesso com os cavalheiros.
- Arrancar as folhas de manjericão em um sonho significa flerte amoroso e uma aventura sexual. Para casais apaixonados, esse sonho promete uma noite agradável em todos os aspectos.
Leia também:
Propriedades mágicas do manjericão: a magia das especiarias
Os segredos do óleo essencial de manjericão
Como ouvir Deus: história do Índio, do Grilo e da Moeda