A Temperança do Tarô simboliza a renovação da força física e mental.
4
Descrição da Carta
Um anjo alado posiciona-se sobre a fonte de uma corrente d’água. Em alguns deques, uma outra figura fica sobre um pé em cima da água, enquanto outra se encontra na margem.
O anjo pode ser representado tanto sem sua forma feminina quanto masculina – de maneira que isso nem sempre é distinguível e, na realidade, não importa. Em alguns baralhos, um halo ou coroa sobre a cabeça ou um disco simbólico na testa são representados.
O anjo segura dois recipientes em suas mãos e faz a transfusão de um líquido – presumivelmente água – sobre os dois. Tipicamente, a paisagem ao fundo é plana com montanhas na distância.
Em alguns Tarôs, a água (aos pés do anjo) flui das montanhas ou sobre elas.
Usar o anjo como figura primária simboliza a ideia de que podemos ascender ao nível angelical se formos capazes de aprender as lições dadas pela Temperança.
Interpretações e significados da carta d’A Temperança
Quando a carta está de cabeça para cima
Prosperidade, harmonia, diplomacia, comportamento razoável, habilidade de gerenciar. Vitória em uma situação que parecia impossível de se resolver.
Sucesso possibilitado pelo comprometimento, comedimento e paciência. No futuro, sua posição será fortalecida. Outros simbolismos incluem:
- autoconfiança, harmonia, paciência, comprometimento, morosidade, moderação, meditação, diplomacia, imparcialidade
- estabilização, adaptabilidade, economia, parcimônia, habilidade, talento para ensinar
- combinação de coisas que parecem incompatíveis, habilidade de coordenar ações, governança prudente
Nessa posição, a carta d’A Temperança fala sobre confiança e otimismo. Os problemas surgidos durante certo período serão bem resolvidos contanto que o Consulente avalie todas as circunstâncias e equilibre suas contradições internas para encontrar paz de mente e aliviar o estresse interior.
Parcimônia e autocontrole são de grande importância.
Uma interpretação bastante comum e apropriada d’A Temperança tem relação com a adaptação a situações existentes, humildade, calma, equilíbrio nos negócios e admiração da vida.
Quando a carta está de cabeça para baixo
Problemas no relacionamento, conflitos, mal-entendidos. Discórdia, mau temperamento, humor instável, hipocrisia, engano, ações não razoáveis.
É preciso parar e avaliar a situação ou a pessoa em questão de outro ângulo, caso contrário, as coisas apenas ficarão pior. Outros significados podem ser:
- separação, falta de harmonia, frustração, impaciência, atos falhos, julgamentos incompletos, abismos (sociais, mentais, familiares, etc)
- conflito de interesses, interesses concorrentes, alianças inúteis (casamento ou parceria socialmente inaceitáveis, por exemplo)
Quando invertida, a carta d’A Temperança indica indulgência e discórdia. O Consulente não tem certeza sobre a retidão de sua vida e, por conta disso, fica impaciente, indeciso e inclinado a julgamentos errôneos.
Indica também conflitos nos negócios, na vida pessoal e dificuldades com parceiros.
Esse é um sinal de obstáculos associados à falta de postura e harmonia.
A Temperança de cabeça para baixo fala sobre uma mentalidade errada na vida e sobre a abordagem errada às pessoas.
Emotividade excessiva, mau temperamento, bruscas mudanças de humor, falta de razão e ações imprevisíveis também são problemas indicados pela carta invertida.
Significado interno da carta
Mesmo que pareça que tudo falhou, os eventos se desenvolvem de acordo com suas próprias leis e darão resultado no tempo devido. Não há nada que você possa fazer agora. A melhor coisa é sentar-se e relaxar. Na realidade, essa é a única coisa que pode ser feita na situação em que você se encontra.
A lição da carta d’A Temperança é uma das mais importantes e talvez a mais difícil que alguém tenha que aprender: a paciência. Existem momentos na vida em que parece que nada está acontecendo, que nada está se movendo, que a pessoa está estagnada e não pude mudar nada.
Não é sobre alguém intencionalmente segurando você, e sim sobre um período necessário de espera. Tenha em mente que ainda que tudo pareça ter parado, algo está acontecendo.
Um exemplo bastante palpável é: após preparar a massa e colocar na forma, você deve colocá-la no forno e esperar até que o pão esteja pronto. É possível que por algum tempo pareça que nada está acontecendo, mas no fim, todo o processo dará resultado.
Não há necessidade de andar de um lado pro outro e se estressar. O tempo deve passar para que o pão asse. Enquanto você espera, isso acontece. O esforço que você fez, as coisas que você pôs em ação darão frutos. Você precisa ter paciência.
A Temperança ensina também que é possível gastar tempo de forma útil enquanto se espera por outra coisa. Pense no que você já fez e no que resta ser feito. Estude suas próprias necessidades e motivos e aprenda a entendê-los.
Outra valiosa lição é a de aprender a parar: nessa vida, estamos acostumados e estar constantemente em movimento, fazendo algo. É importante saber que existem momentos em que não podemos ou devemos fazer algo.