Dando continuidade à nossa série de artigos sobre o Tarô, hoje falaremos sobre a sexta carta do deque: a d’O Hierofante ou o Papa. Essa é a carta da piedade, da boa luz, do treinamento e da perseguição ao conhecimento, bem como das boas intenções e harmonia social, verdadeira fé.
É um símbolo de tolerância e condescendência, da transferência de conhecimentos, do uso desses conhecimentos e das experiências que adquirimos dos outros. Ela nos ensina valiosas lições acerca da confiança e força.
Dependendo das cartas ao seu redor, pode pressagiar um casamento, uma forte amizade ou o retorno de velhas tradições. Aprenderemos mais sobre O Hierofante a seguir.
Descrição da Carta
Uma figura masculina sentada sobre um trono e vestida com um robe de clérigo. Em sua cabeça, há uma coroa, enquanto em sua mão esquerda, geralmente segura um cetro.
A vestimenta do Hierofante muda de baralho para baralho. Seu cetro é um símbolo da fé que o criador do deque professa; sua coroa e vestes podem ser desenhadas de acordo com uma religião específica.
A mão direita do Hierofante, está erguida em bênção. Dois (por vezes três) sacerdotes podem ser vistos próximos a ele, expressando-lhe respeito ou se voltando a ele em petição. Em alguns baralhos, o Hierofante é representado com uma face bastante jovem e por vezes feminina. Em outros, é velho e tem uma longa barba.
Em quase todos os deques, essa figura, assim como a d’A Sacerdotisa, localiza-se entre duas colunas.
A essência dessa carta é a autoridade religiosa. Essa é uma pessoa que tem o poder – dado por seus seguidores ou crentes – de decidir o que deve ser feito em troca da salvação.
Interpretações e significados da carta d’O Hierofante
De cabeça para cima
Bons conselhos, confiança, sucesso. Amor, simpatia, piedade. Casamento, audiências. Conclusão ou união de qualquer tipo. Tudo isso será bem-sucedido para você, mas atente-se para não se tornar viciado em ninguém. Outros simbolismos dessa carta incluem:
- casamento, generosidade, gentileza, comunidade
- esforços criativos, busca pela verdade, entendimento e inspiração, inclinação religiosa
- habilidade de seguir seu próprio caminho quando acredita-se que esse é o certo a se fazer
O Hierofante tem uma dupla interpretação: a primeira representa o conselho e orientação de um profissional – um professor, advogado, mentor espiritual, etc –, de forma que, ou o Consulente busca por isso ou ele mesmo o dá como especialista.
A segunda interpretação tem a ver com tradição e obediência na vida de uma pessoa, bem como com a observância de acordos morais e sociais, que levará à satisfação de todos os desejos.
A carta d’O Hierofante indica uma pessoa espiritualmente madura, sábia e autoritária. Pode indicar a compreensão de uma certa verdade, a aquisição de novos conhecimentos. Esse é um indivíduo que sabe como aprender tanto com seus próprios erros quanto com os erros dos outros. Ele é devotado a qualquer ideia e a serve com inspiração, trazendo resultados positivos àqueles à sua volta.
O Hierofante pode falar também sobre a influência espiritual de uma pessoa, um professor e pressagia o recebimento de um importante conselho.
De cabeça para baixo
Mesquinharia, hipocrisia, fraqueza. Maus conselhos. Não deixe que ninguém abuse de sua bondade, pois isso o tornará fraco. Sérios problemas de relacionamento. Outros significados da carta invertida incluem:
- prudência, fraqueza, falta de convencionalidade, conselho falso
- conservadorismo extremo, bondade e conciliação excessivas, escravidão, desistência, fraqueza
- necessidade de aprovação e reconhecimento públicos, necessidade de concordar com tudo, perda de sua autoridade pessoal
Em posição invertida, o Hierofante fala sobre discórdias, que fazem com que o Consulente recorra a métodos não convencionais para resolver problemas que estejam lhe causando pressão, uma vez que caminhos comuns não levarão ao sucesso. A carta alerta também sobre conselhos não confiáveis e que podem trazer sofrimento.
O Hierofante avisa sobre possíveis maus conselhos, mentiras e fraquezas. Ele fala sobre calúnias, difamações e conselhos duvidosos que trarão o mal para o Consulente e para aqueles ao seu redor, bem como sobre fatos falsos, principalmente no que tange a assuntos materiais.
A carta aponta para problemas como a liberdade excessiva de comportamento, que leva a pessoa a ignorar completamente o bom senso, ou para a falsa visão de vida que o consulente pode estar tendo. De maneira alternativa, pode indicar bondade desnecessária com alguém que não merece (bondade e estupidez são duas coisas bem diferentes).
Em um cenário familiar, pode significar preguiça e sonhos acordados. Se de cabeça para cima a carta d’O Hierofante pode indicar um casamento por vir, então, de cabeça para baixo, esse casamento pode nunca acontecer.
A nível psicológico, fala de bondade e generosidade excessivas: quando a bondade irrita e a generosidade se torna estupidez.
Além disso, sensibilidade e vulnerabilidade excessivas e inconveniência e desconforto também são manifestações do Hierofante quando invertido.
Significado interior
Essa carta representa uma pessoa que tem o poder de elevá-lo ou esmagá-lo. Cabe a você decidir se levará a adoração a essa pessoa adiante. Talvez esteja buscando resolver questões vitais para os outros a fim de fortalecer seu próprio poder sobre essas pessoas. Você corre o risco de trocar a verdadeira autoridade apenas por dar ouvidos e acreditar demais em sua própria infalibilidade.
A carta d’O Hierofante pode simbolizar qualquer organização filosófica ou educacional, religiosa ou secular, que detenha poder sobre as mentes de seus seguidores. Ela aponta para aquelas pessoas de quaisquer dessas organizações que dizem ser as únicas a conhecer a verdade de forma que, ou você obedece a ela ou será condenado. Nesse sentido, O Hierofante fala sobre como cabe a você decidir ouvir essa pessoa ou não.
É nesse estágio de desenvolvimento espiritual que você tem a oportunidade de saber a vontade de Deus em relação a você. Além disso, é necessário que você entenda que, para satisfazer essa vontade, você precisa se tornar essa vontade.
Você vai decidir qual será o seu caminho da salvação ou deixará que outra pessoa escolha por você? Essa escolha afetará todo o seu desenvolvimento espiritual.
Vale notar que a carta d’O Hierofante nem sempre é favorável. Ao contrário da Sacerdotisa, que usa sua sabedoria e compreensão para deixar que os outros encontrem seu verdadeiro caminho, o Hierofante usa seu poder para fortalecer sua própria influência sobre outras pessoas.
Essa carta lhe dá a escolha de explorar as necessidades de sua própria alma ou de ajustar seu próprio eu aos requerimentos de terceiros.
Não deixe de ler nossos outros artigos sobre Tarô: