Após nosso artigo sobre plantas mágicas, muitas perguntas surgiram acerca das propriedades de outras plantas que não foram incluídas na primeira parte.
É bem possível que após ler o já mencionado artigo, você tenha formado alguma ideia de que cada planta tenha uma lista de qualidades mágicas, mas se você quiser consagrar a planta, fortaleça apenas o poder de que você precisa – não faz sentido reforçar todas as qualidades da planta de uma vez só, uma vez que isso pode não gerar nenhum resultado.
Adicionalmente, ter uma flor consagrada, por exemplo, exige que você coloque-a no cômodo com a energia mais apropriada: janelas, portas e corredores precisam de proteção, ao passo que energias agradáveis e uma atmosfera de alegria, saúde, conforto e amor são mais apropriadas para banheiros e salas comuns. Plantas que emite energias de sucesso, criatividade e vitalidades, por outro lado, devem ser posicionadas no local de trabalho ou estudo.
Aqui vai a lista de 10 plantas mágicas que são ótimas para a casa:
-
Dracaena (bambu da sorte)
Duas espécies dessa planta podem ser distinguidas – o primeiro tipo se assemelha a uma árvore e cresce em ambientes semi-desérticos, ao passo que o segundo tipo é um arbusto com um troco flexível que cresce em florestas tropicais. Ambas as espécies contam com uma manifestação da natureza de Júpiter claramente pronunciada.
A Dracaena pode ser considerada um tipo de suculenta, uma vez que é capaz de acumular água em seu interior. Uma de suas propriedades mágicas é de manter o valor, seja do dinheiro ou de bons relacionamentos familiares. A Dracaena se destaca por sua vitalidade e fertilidade, e é capaz de abençoar pessoas com saúde, com a habilidade de serem frutíferas no que se refere a criatividade e trabalho. Além disso, essa planta tem a energia de Júpiter e é considerada um símbolo de poder, prestígio e sucesso. Essa flor é capaz de atrair riqueza, equilíbrio e de melhorar o estado emocional, atraindo sucesso e bem-estar.
Dependendo das suas necessidades, a Dracaena pode ser posicionada em qualquer parte da casa e consagrada para que ative as propriedades das quais você precisa. Se você tiver a oportunidade, no entanto, coloque-a no cômodo em que você trabalha, consagrando-a para que traga sucesso e prosperidade. Também é possível inseri-la em locais como a cozinha ou a sala de estar – mas nesse caso, ela é frequentemente consagrada para bem-estar e paz.
Tenha em mente que a Dracaena ama água, mas não gosta de encharques. Ela ama também o sol e a luz, mas não luzes solares diretas.
-
Spathiphyllum (Lírio-da-Paz)
Essa flor possui uma brilhante natureza lunar. Na natureza, vive em florestas úmidas e pantanosas, perto de corredeiras e rios, sendo que dessa forma, umidade, calor e luz indireta são de extrema importância para ela. Correntes de ar, no entanto, não são desejadas e devem ser evitadas!
Acredita-se que essa planta tenha a capacidade de purificar o ar e absorver substâncias tóxicas e metais pesados. No que se refere à prática mágica, ela é útil em casos de necessidade de paz mental, intuição ou proteção. É bom mantê-la em seu local de trabalho caso tenha um emprego estressante ou queira usar mais sua intuição. Você pode também colocá-la na entrada de casa para garantir proteção contra energias negativas que porventura tentem invadir seu lar. Caso posta no banheiro, a Spathiphyllum ajuda a relaxar, se acalmar e proteger você e seus entes queridos nos sonhos.
-
Anthurium (Antúrio)
Essa flor possui raízes aéreas e pode ser facilmente distinguida por sua excelente adaptabilidade a condições completamente diferentes de vida. Ela é capaz de crescer sobre pedras, outras plantas (mas sem parasitá-las), no chão, sendo também apta a coletar umidade, se virar conforme o movimento do sol e acumular fertilizante. A planta ama umidade e luz indireta. A vitalidade e diversidade das manifestações do Antúrio traduzem sua brilhante natureza de Mercúrio – adicionalmente, o poder solar e de Júpiter estão presentes na flor.
As propriedades mágicas do Antúrio são tão diversas quanto sua natureza: além de seu poder de conceder a habilidade de sobreviver e encontrar saídas de situações difíceis, essa planta também tem a capacidade de lhe ajudar a alcançar sua independência e conquistar respeito. Quanto à sua localização, é melhor colocá-la em seu local de trabalho ou sala de estar.
-
Hippeastrum ( Amarílis )
Na natureza, nasce em áreas de estepes, semi-estepes e montanhas na América do Sul. A flor mostra a misturada natureza das energias da Lua, de Mercúrio e de Júpiter. Ela é capaz de acordar a pessoa em sonhos e fantasias, ajudar em planejamentos e desenvolver pensamentos e aprendizado (coleta de informação e memórias). Boa para quartos onde o processo criativo tem lugar, a flor não é adequada a locais de trabalhos exaustivos e estressantes.
A Hippeastrum conta com a habilidade de tomar para si a negatividade em forma de doenças, depressão, escândalos e irritabilidade do ambiente de casa, bem como a inveja de convidados, e em troca, concede a capacidade de acumular riquezas, vitalidade e dinheiro.
Essa flor ama sistemas de irrigação e durante seu período de floração, precisa deles mais que em outros momentos de sua vida. Ela ama o Sol e sua luz, mas não os raios diretos.
-
Chlorophytum (clorofito)
Com uma clara natureza lunar, o clorofito conta com a propriedade de absorver venenos e substâncias tóxicas no ar. Juntamente ao dióxido de carbono, ela absorve formaldeídos e óxidos de nitrogênio. A planta é útil também em termos de propriedades mágicas.
Os clorofitos são conhecidos como “plantas-vampiro” por sua capacidade de absorver energia, mas não tema: basta consagrá-los para que absorvam todos os tipos de coisas negativas em seu lar. Para esse propósito, basta posicioná-los em corredores, por exemplo. Caso a atmosfera da sua casa seja tensa ou depressiva, se alguém da casa estiver doente ou algo do tipo, no entanto, coloque as plantas no cômodo em que isso ocorre com maior frequência.
Essa planta gosta de ambientes iluminados e por isso, aconselha-se posicioná-la nas janelas leste e oeste. Suas folhas são muito frágeis e rapidamente demonstram estar feridas após mudanças de lugar ou transplantes. Por esse motivo, o melhor é plantá-la diretamente em seu local definitivo.
O clorofito gosta muito de regas abundantes, especialmente no período compreendido entre a primavera e o outono.
-
Tradescantia (Coração-roxo)
Considerada a mais despretensiosa e resistente planta de casa, ela purifica o ar de toxinas, poeira e fumaça de tabaco.
A natureza da Tradescantia é uma mistura: Mercúrio, Lua e Júpiter (em plantas de cor violeta).
Essa planta é capaz de curar, aliviar tensões emocionais e físicas, limpar o espaço de negatividades, proteger, inspirar, melhorar a saúde, a vitalidade e fortalecer a intuição. Ela estimula o exercício do trabalho mental e torna a atmosfera agradável e amigável. Caso seja mais branca, é mais adequada para espaços como o banheiro; caso seja mais roxa, é melhor para locais onde seus amados trabalham ou passam tempo. A Tradescantia serve bem também quando posicionada em janelas e corredores.
Ela gosta de luz, mas não ama raios diretos de sol, e de regas conforme o solo seca.
-
Soleirolia (Lágrimas-de-Bebê)
Na natureza, é encontrada nas úmidas florestas subtropicais sob a sombra das árvores. Relativamente frágil mas ao mesmo tempo tenaz, ela pode ser revivida mesmo a partir de pequenos galhos.
As naturezas solar e de Mercúrio presentes na planta indicam que ela é capaz de trazer alegria, bom humor e de facilitar a comunicação. Coloque-a em cômodos comunais, onde todos os moradores da casa se comunicam e passam tempo juntos.
Essa planta ama regas frequentes e sombra – ela tolera luz indireta e morre sob raios diretos de sol e encharques. Não cresce bem em cômodos com gás ou fumaça.
-
Fittonia (Planta-mosaico)
Nessa planta, pode-se perceber uma vividamente manifestada natureza de Mercúrio.
A Fittonia conta com o poder de melhorar o humor e trazer inspiração. Ela pode ser colocada em grandes ou pequenos cômodos, mas é mais adequada a locais comunais e espaços de trabalho.
Essa é uma planta despretensiosa, que ama calor e luz, mas não gosta de raios diretos de sol.
-
Kalanchoe (Flor-da-fortuna)
Na natureza, cresce nos trópicos, na forma de muitas espécies diferentes. Na Kalanchoe, as naturezas de Mercúrio e da Lua são vividamente manifestadas.
As propriedades mágicas da planta são de cura e proteção: se você quiser que a planta lhe ajude com cura, coloque-a no quarto onde a pessoa que precisa dessa energia fica com mais frequência; para proteção, posicione-a em locais onde você recebe visitas, bem como em corredores ou nas janelas.
Ela ama luz, mas não raios diretos, bem como regas regulares.
-
Calamus (Açoro)
Na natureza, cresce próxima à água, na beira de rios e pântanos. De acordo com uma lenda, foi para a Rússia nos cascos de cavalos selvagens. A natureza do Calamus é lunar, e sua manifestação é muito clara.
Essa planta é amplamente utilizada na medicina tradicional como agente tônico, diurético e antibacteriano. Também se sabe que as raízes do Calamus preparadas de forma apropriada concedem visões. As propriedades mágicas da planta são variadas: ajuda a estabelecer conexões com o mundo espiritual, cura, protege e aumenta a vitalidade. Ela pode ser posicionada no corredor para proteção. Para cura e manifestação de forças vitais, é melhor colocá-la em cômodos comunais. Não é adequada para banheiros.
Ela cresce melhor quando frequentemente regada e ama luz solar, mas não raios diretos de Sol.
Leia também:
Propriedades mágicas das orquídeas
Como fazer um minhocário, produção de humus em casa
O significado dos dedos na quiromancia