As únicas superstições, mitos e lendas sobre grilos que eu achava que existiam eram relacionadas à suposta boa sorte que o som do animal em sua casa trazia. Aparentemente, existem outras.
O grilo
Grilos vivem em todo o mundo, exceto em lugares com latitudes acima de 55 graus a norte e sul – isso significa que o norte do Canadá está fora do alcance desses insetos, junto com a maior parte do Alasca, ao passo que quase toda a América do Sul está dentro. Austrália e Nova Zelândia são bons habitats para eles, mas regiões do norte da Ásia e Europa são frias demais para essas pequenas criaturas. Eles também parecem ter chegado a muitas ilhas, sejam elas grandes ou pequenas. Grilos podem habitar cavernas, árvores, arbustos, gramíneas, ervas e praias.
O som do grilo
Grilos trazem à mente noites quentes com o coro deles contra um fundo de silêncio. Mais conhecidos por suas “canções”, os grilos masculinos produzem esse som característico pela fricção de suas asas. Esse repertório desempenha vários papeis no processo de acasalamento, dependendo do tipo de som escolhido. Grilos femininos não têm a capacidade de produzir esses sons.
Usos de grilo
- Para saber a temperatura: há uma relação entre a taxa de chilro de um grilo e a temperatura do ar. Existe até uma equação matemática para isso chamada Lei de Dolbear. Para uma espécie de grilos comum nos Estados Unidos, adicionando 40 ao número de chilros feitos durante 14 segundos, resultará na temperatura em graus Fahrenheit.
- Animais de estimação: na China, os grilos são mantidos em gaiolas ou cabaças vazias, e no Japão, eles são vendidos em algumas lojas de animais. Alguns países europeus também os têm como animais de estimação, particularmente Espanha e Portugal.
- Luta: a luta de grilos é uma tradição na China que remonta à dinastia Tang.
- Como alimento: em uma parte do sul da Ásia, os grilos são comumente consumidos como lanche. Um número crescente de pessoas no Ocidente também os está consumindo. Além disso, esses animais são criados como alimento para zoológicos e como animais de laboratório e de estimação.
- Cães de guarda: os mesmos grilos de estimação mantidos em gaiolas também podem ser usados como indicadores de problemas – quando tudo está seguro e bom, eles cantam alegremente. Mas se uma pessoa desconhecida se aproxima, o grilo fica em silêncio, avisando a família.
- Amuletos da sorte: pessoas supersticiosas usam grilos como amuletos para a alegria e sorte.
Superstições/Folclore/Mitos
A superstição de “boa sorte se você ouvir um grilo em sua casa” está incluída na seguinte lista também, mas tem muito mais:
- Grilos preveem chuva iminente.
- Grilos indicam ganho financeiro.
- Podem anunciar a morte.
- Trazem sorte.
- Grilos na cozinha ou perto da lareira trazem boa sorte.
- O canto deles mantém as fadas longe durante a noite.
- Se você vê grilo no seu sonho, isso representa introspecção. Você deve olhar para dentro de si mesmo para conseguir respostas
- Se você ouvir grilo no seu sonho, você está permitindo que pequenas coisas incomodem você.
- Se um grilo atravessa seu caminho em um salto, é um sinal de extrema boa sorte. Todas as coisas com as quais você tem trabalhado e sonhado agora são possíveis.
- Se um grilo sai de uma lareira onde seu chilro foi ouvido por um longo tempo, isso indica má sorte.
- Um grilo desconhecido na casa é sinal de morte.
- Matar um grilo no domingo traz um azar especialmente grande.
- Ver um grilo branco significa que um amor que foi embora vai voltar para você.
- Nunca mate um grilo em sua casa para que um membro da sua família não tenha o mesmo destino.
- Um grilo dentro do solo (não no chão) é um sinal de má sorte para um fazendeiro.
Mitologia dos povos indígenas americanos sobre os grilos
No folclore norte-americano, existem várias lendas sobre os grilos, variando de algumas tribos a oeste dos Estados Unidos, onde eles são considerados precursores de problemas, para a América do Sul, onde são um sinal de boa sorte.
Os cheyennes acreditavam que eles podiam predizer os movimentos dos rebanhos de búfalos, enquanto tribos do Sudeste, como os Cherokee, retratam os grilos como seres que conseguem ter sucesso em qualquer empreendimento apesar do seu tamanho. Nas histórias das tribos mexicanas, os grilos assumem o papel de alimento.
Aqui está uma lenda algonquina sobre grilo:
Um grilo e um mosquito iriam fazer um banquete, então o grilo mandou o mosquito pegar algumas enguias enquanto ele acendia fogo. O mosquito voltou e o grilo perguntou quantas enguias ele pegou. O mosquito disse que pegou uma enguia do tamanho de sua perna. O grilo pensou que isso era muito engraçado e riu tanto que caiu no fogo e se queimou. E é por isso que o grilo é preto.
Leia também:
Animal Espiritual Diabo da Tasmânia
Os totens em Diferentes Tradições
Como encontrar o seu Animal Totem
Algumas plantas mágicas que valem a pena ter em casa – parte 2
Livros recomendados