Você sabia que o humus de minhoca é uma das substâncias mais ricas para o solo? Com este substrato sua terra ficará muito mais fértil e suas plantas agradecerão imensamente. Um minhocário é como se fosse um berçário para as minhocas, um local onde você conseguirá procriá-las com pouco trabalho e muito sucesso. Veja abaixo as razões pelas quais você deve fazer um minhocário.
Por que ter um minhocário?
Pois ele produz um rico adubo, escuro. Ele contém cinco vezes mais nitrogênio, sete vezes mais fósforo e 11 vezes mais potássio do que terra comum. É o minhocário, o Super solo produzido como resultado do processo de digestão da minhoca.
É uma coisa básica, mas o aumento da produtividade das culturas, e benefícios a longo prazo de um minhocário são inegáveis. Solo condicionado com este “ouro negro” é o que mantém muitas operações agrícolas e de jardim. Além disso, melhora a estrutura do solo, aumenta o rendimento e até melhora o sabor de frutas e legumes. E, ele não requer produtos químicos sofisticados ou embalagens industriais. Vamos fazê-lo a moda antiga, sem muita coisa ou gastos. No final você vai amar suas minhocas.
O que você precisa:
Minhocas: Eisenia fetida, é o tipo mais comum de minhoca utilizada para o minhocário. Essas minhocas são vendidas em muitos centros de jardinagem ou lojas de isca. Você não precisa de muito para começar um minhocário. Elas se reproduzem como loucas tendo como base a quantidade de comida disponível.
Duas caixas de plástico: A caixa que você vai usar precisa ter pelo menos 30cm de profundidade. Certifique-se de que elas são opacas. As minhocas ficam melhor em locais escuros.
Uma broca
Um vaso de flores pequeno ou um tijolo
Alguns jornais velhos e resíduos de alimentos no domicílio
Juntando tudo é fácil. Vamos agora entender como se faz.
- Primeiro usando um lápis marque uma serie de locais onde serão feitos os orifícios em uma das caixas, deve-se marcar os quatro lados da caixa na parte superior. Marcar também cerca de vinte furos no fundo da caixa. E também alguns na tampa para que o ar possa circular por toda ela. Deixe a outra inteira.
- Faça os furos, para a lateral e a tampa usamos broca 3/32″ Para os furos inferiores, foi utilizado uma broca 3/16 “.
- Empilhe as caixas. Coloque a caixa perfurada dentro da outra, ponha o vaso ou um tijolo no fundo da caixa para criar um espaço entre elas. Isso permite que tenha algum espaço para o liquido escorrer para fora do compartimento superior para o inferior.
- Prepare o fundo da caixa ou cama, ela pode ser feita de jornal desfiado, folhas secas, papelão ondulado rasgado. Aproveite qualquer coisa que tenha a mão, mas lembre-se de evitar qualquer coisa com impressão muito brilhante, cheiro forte ou óleos voláteis. Uma vez que sua cama esteja no lugar, molhe-a bem até que tenha a consistência de uma esponja molhada. Ela deve ser úmida, porem fofa.
- Coloque um pouco de comida para minhoca. Restos de alimentos são o melhor. Apenas não coloque nenhum óleo ou produtos de origem animal como ossos, carne, gordura ou qualquer tipo de laticínio como manteiga ou iogurte. Os cítricos são uma boa escolha, até mesmo seu mofo azul natural ajuda a inocular sua caixa com substâncias benéficas que ajudam as minhocas a trabalhar. Apenas use com moderação substâncias acidificantes como cítricos e grãos de café. Quando se trata da alimentação de suas minhocas, diversidade é chave!
- Adicione as minhocas. Uma vez que esteja tudo pronto nas caixas, enterre uma pequena quantidade de comida e ponha as minhocas. Elas vão naturalmente para a parte escura, não se preocupe, elas geralmente não conseguem fugir. Elas não querem isso, e nem nós de qualquer forma.
- Para evitar que surjam moscas da fruta em seu minhocário pegue algumas folhas de jornal molhado e coloque sobre a sua cama. Em seguia peque mais algumas folhas e enrole cobrindo com esses rolos os cantinhos que podem ter ficado abertos. Não se esqueça de molha-los também.
- Agora elas estão prontas para trabalhar. Não espere muito dos primeiros dias, as minhocas estarão sob stress de se mudarem para uma nova casa, e com isso podem comer em grande quantidade, assim se você colocou 1 quilo de minhocas tente por 1 quilo de comida por dia. Não se preocupe se você colocar um pouco mais ou pouco menos, certifique-se de colocar variedade de comida, e de repôs as que forem sendo consumidas de forma que os pequenos tenham sempre o que mastigar. Você pode alimenta-los todos os dias, ou pelo menos uma vez por semana. Você verá que alguns alimentos se decompõem rapidamente, como frutas maduras, e outros parecem demorar uma eternidade, como vegetais de raiz e repolho. Para evitar o mal cheiro enterre os restos de comida sob alguma roupa (material usado para fazer a cama) e procure variar o local dos alimentos na caixa.
- Hora da colheita. Uma vez que as minhocas tenham feito seu trabalho, você perceberá a compostagem no lixo. Ela é marrom e se parece com borra de café. Para retira-lo atraia as minhocas para outro lado da caixa com comida fresca. Em alguns dias a maioria delas estará trabalhando na nova área. Tudo bem se você pegar algumas minhocas junto, você pode coloca-los de volta. Apenas certifique-se de deixar a maioria delas. Você também pode destacar o compartimento superior e derramar o “sumo” que se acumula no compartimento inferior. Este material é como uma bebida energética para as plantas.
Espero que tenham gostado e que façam um bom uso das minhocas. Escrevam nos contando como se saíram com elas.