A avenca é mais conhecida pelo Adiantum capillus-veneris L. e pertence à família Pterisaceae (Pteridaceae), do gênero Adiantum. A planta também tem nomes populares, como avenca-das-fontes, avenca-de-montpellier, cabelo-de-vênus ou capilária.
Como planta medicinal, foi mencionada por antigos médicos romanos e gregos.
Descrição
A avenca é uma samambaia perene que pode chegar até aos 60 cm de altura. O rizoma da planta é rastejante e curto, coberto de escamas negras. As folhas (frondes) são oblongas (às vezes até 30-35 cm de comprimento) e largas, de cor verde clara. As frondes localizam-se em talos finos da cor preto-marrom. Os segmentos (folhas que se localizam em frondes) têm forma de cunha ou leque, finos e muito delicados. Na parte inferior das folhas nas bordas localizam-se sori, oblongos em forma, contendo esporos. A planta se propaga a partir do final da primavera até o outono. A planta se multiplica por esporos ou pela divisão do rizoma.
Área de distribuição
A avenca é nativa das partes tropicais e subtropicais da Eurásia e da África do Sul. Em sua forma selvagem também é encontrada na América Central e do Norte, na Ásia Central, nas montanhas da Criméia e no norte do Cáucaso. Essa planta prefere lugares sombreados e úmidos: margens de rios, perto das nascentes e das cachoeiras, nos desfiladeiros, etc.
Coleta e preparação
As partes usadas como matérias primas para preparação de remédios são as folhas e o rizoma da avenca. A coleta de rizomas e folhas é geralmente realizada em agosto-setembro. Eles são usados frescos, muitas vezes para uso externo. Além disso, são secos e guardados em um local escuro com o menor nível possível de umidade. É bom usar um sótão para esses fins.
Cultivo
Temperatura: o mínimo no inverno é de 18 ° С. Essa temperatura é desejável para a maioria das espécies. Para um bom crescimento, a umidade é muito importante, então é preciso pulverizar a planta regularmente. Proteja-a da luz solar direta e do frio seco. Regue com bastante água durante todo o ano.
Uso no dia a dia
Hoje em dia, a avenca ganhou fama como uma planta ornamental de jardins de inverno, estufas ou vasos. Devido às suas belas folhas, ela é altamente atrativa. É uma das mais belas samambaias, mas tem um pequeno defeito: a planta não tolera ar seco, então exige uma rega abundante e regular, sendo que, no entanto, não é exigente quanto à iluminação. A avenca cresce bem perto de aquários, em estufas e jardins. Devido à sua natureza decorativa, ela é frequentemente empregada no paisagismo.
Propriedades úteis e medicinais
A planta tem propriedades medicinais e suas folhas estão incluídas nas farmacopeias de alguns países da Europa Ocidental. O extrato aquoso dessa planta exibe atividades antibacterianas.
Pós, infusões, decocções e xaropes (em forma pura ou em misturas) têm propriedades emolientes, expectorantes, tratam doenças respiratórias e possuem efeito antipirético. Na medicina popular, é usada para infecções do trato respiratório, doenças da bexiga, fígado e baço, bem como outras doenças.
Na medicina indiana, as folhas, moídas em pasta, são usadas para curar feridas, e seu suco (misturado com mel) é usado para gastralgia e infecções respiratórias, enquanto a decocção das folhas é usada como tônico.
Na medicina medieval da Armênia, a decocção de folhas dessa planta era recomendada para icterícia, urolitíase, febre crônica e doença ciática. O suco (aplicado topicamente) era usado para úlceras malignas e como agente desintoxicante em picadas de cães raivosos. A pomada era usada para doenças oculares e escrófulas.
Na medicina chinesa, a decocção das folhas é usada para tratar vícios de álcool e tabaco. Além disso, ela tem alto teor de iodo.
Propriedades
A avenca, principalmente as folhas, contém as seguintes substâncias ativas: flavonoides, triterpenoides, lípidos, taninos, esteroides, agentes amargos, ácidos fenol-carboxílicos, óleo essencial e açúcar.
Propriedades curativas
Para fins medicinais, são usados decocções, tinturas, pós e xaropes das folhas da planta. Ela é amplamente utilizada na Europa Ocidental. Extratos aquosos dela têm pronunciadas propriedades antibacterianas. Já infusões e xaropes são usados como expectorantes e emolientes para doenças respiratórias. A planta tem um efeito antipirético. Medicamentos de avenca são utilizados na medicina tradicional para o tratamento de infecções do trato respiratório. Ela também alivia doenças do fígado, bexiga e baço.
Uso na medicina popular
Não existem dados sobre o uso dessa planta na medicina prática, embora em alguns países europeus as folhas da planta sejam oficialmente reconhecidas como medicamento. Já na medicina popular, a avenca tem sido usada há séculos.
Decocções e infusões de folhas e rizomas são usadas como drogas com efeito calmante e expectorante, ajudando com tosses e resfriados.
Extratos aquosos têm propriedades antibacterianas e são usados para doenças da bexiga, baço e fígado, para resfriados infecciosos.
A infusão também é usada para tratar o cabelo: ela dá um brilho especial às madeixas e uma aparência saudável, além de ter ação anticaspa.
Acredita-se também que a avenca tenha energias positivas, sendo capaz de acalmar o sistema nervoso e aliviar os medos (especialmente em crianças). Na forma de loções ou compressas, as folhas frescas esmagadas são aplicadas a feridas e furúnculos.
Receitas populares
Hoje em dia, a avenca é usada cada vez mais raramente, pois existem medicamentos mais eficazes, no entanto, algumas receitas populares com a planta são:
- Xarope farmacêutico usado para tosse na proporção de 3-5 colheres de sopa por dia, de acordo com as instruções e dependendo da idade e peso corporal.
- Esfregar o corpo com uma mistura de óleo de amêndoa e avenca para tosse.
- A infusão é usada para caspa. Folhas frescas são infundidas em 2 xícaras de água fervente, mantidas em fogo baixo por cerca de 10-15 minutos e, em seguida, a quantidade da infusão é ajustada para 1 litro. O produto é usado para enxaguar o cabelo após a lavagem.
- Folhas de avenca ajudam com furúnculos e acne purulenta. Moer folhas frescas e aplicar na área afetada por furúnculos na forma de uma compressa.
- A infusão da planta é usada para gargarejos com dores de garganta. Uma colher de sopa de folhas secas é despejada em um copo de água fervente. Em seguida, a mistura é infundida por 30 minutos. Use o produto para enxaguar a boca e a garganta. Ele desinfeta bem a mucosa com doenças inflamatórias.
- A infusão alcoólica dessa samambaia é usada para tratar a psoríase.
Ginseng caseiro
A Avenca é chamada de ginseng caseiro pelas suas extraordinárias propriedades curativas. As folhas da planta contêm taninos, açúcar e óleo essencial. A infusão de avenca acalma a dor, restaura a função do pâncreas, baço e ajuda com a asma. Compressas do suco da planta podem ser usadas para várias doenças de pele. Mastigar as folhas ajuda a tratar inflamação das gengivas.
Testes de farmacêuticos mostraram que o extrato da avenca demonstra atividade antimicrobiana contra 11 espécies de bactérias, incluindo uma cepa de Staphylococcus aureus multirresistente (isto é, uma cepa resistente a muitas drogas terapêuticas).
Na Itália, tinturas, pílulas e velas de avenca são usados como um remédio para alcoolismo e vício em drogas e tabaco.
Na Bulgária, a decocção de avenca é usada para tosse, especialmente em crianças. Além disso, tanto a decocção como a pomada são aplicadas no couro cabeludo para tratar hiperceratose.
No Cáucaso, o cabelo é lavado com decocção de avenca para dar brilho. Na África do Sul, os zulus usam a planta para tratar infecções respiratórias.
Contraindicações
Não há contraindicações para o uso da avenca. Produtos medicinais baseados nela são bem tolerados pelo corpo e não causam nenhum problema. No entanto, com a ingestão, foram registrados casos raros de intolerância individual aos componentes. Por isso, é melhor consultar o médico para obter orientação e para que não haja dúvidas sobre o resultado positivo do tratamento.
Propriedades mágicas
Você sabia que, de acordo com o Feng Shui, é bom colocar avenca no quarto, na cabeceira da cama? Isso vai lhe ajudar a acalmar os nervos e se relaxar.
A avenca afeta principalmente o sistema nervoso (parassimpático) e contribui para o suprimento de sangue para os membros. Com o uso da planta, as pessoas tímidas obtêm um impulso que ajuda a se concentrar e se libertar do auto-isolamento que escolheram.
Características: a avenca ajuda especialmente a fortalecer a energia feminina (energia yin). Ela não deve ficar lado a lado ou ser combinada com plantas agressivas com espinhos ou folhas pontiagudas, pois não vai crescer e corre o risco de perder toda a sua força.
Flutuações de energia: a energia da avenca se espalha com ondas suaves e calmas a partir do centro da planta.
Lendas sobre a avenca
Não é de surpreender que belas lendas estejam associadas a esta planta. De acordo com uma delas, no lugar onde uma linda menina caiu de um penhasco, uma fonte cristalina apareceu, enquanto seu cabelo se transformou em uma samambaia. Outras lendas associam sua origem à Vênus, deusa do amor e da beleza: de acordo com elas, essa planta cresceu de seu cabelo que caiu no chão.
Os romanos também associaram a origem da avenca à deusa Vênus. Certa vez, enquanto tomava banho em sua gruta favorita, sua cabeça tocou uma pedra coberta de hera e ela pensou como seria bom se a hera tivesse folhas mais delicadas e mais macias. Imediatamente, a deusa sentiu seu cabelo se mover e, olhando para trás, viu a avenca. É por isso que a planta é conhecida em alguns países europeus como samambaia cabelo-de-Vênus.
Leia também:
Aromatizadores caseiros 10 maneiras de fazer
Tudo sobre o óleo essencial de orégano
O poder das ervas e plantas mágicas
Rosa: propriedades mágicas e significado