O Hoodoo é, por assim dizer, o “filho” das antigas tradições africanas com as também antigas tradições dos povos nativo-americanos.
É importante notar que contrário ao que alguns autores descrevem em seus livros: Hoodoo não é Vodou, não é um linguado, candomblé, santeria, oban ou kimbanda da África Ocidental.
A magia do Hoodoo absorveu e misturou as práticas mágicas do Congo, trazidas da África pelos escravos e combinadas com o conhecimento dos nativos americanos sobre ervas, pois como toda criança está sujeita ao ambiente e às pessoas com as quais convive, assim também foi com o Hoodoo, que acabou por ter parte de seus trejeitos e linguajar vinculados ou com base na magia europeia e do misticismo judaico.
O Hoodoo não é uma religião: é um sistema mágico desprovido de qualquer conexão religiosa.
Uma boa parte dos praticantes de Hoodoo são cristãos protestantes (principalmente batistas do sul), aqueles que leem a Bíblia e usam salmos e outros versículos do Livro Sagrado como feitiços de magia. Estão presentes também católicos e aqueles que professam o cristianismo espiritual (no sul) ou outras formas de cristianismo.
Hoje em dia, na prática, o Hoodoo apela a quaisquer deuses e espíritos com quem o praticante trabalhe ou com quem ele tenha uma conexão.
De maneira simples, a magia de Hoodoo não apenas está viva, como também se desenvolvendo ativamente.
-
Em que os praticantes do Hoodoo acreditam?
A magia do Hoodoo é firmemente baseada em uma abordagem muito prática da bruxaria.
Obter resultados é a coisa mais importante, e a maioria dos feitiços se baseia em necessidades humanas cotidianas, como: atrair dinheiro, amor, defesa ou banir inimigos.
Existem cerimônias Hoodoo voltadas tanto para bênção quanto para a cura, para ganhar nas cartas ou na loteria, para qualquer ocasião.
Muitas vezes, é possível ouvir uma menção ao destino e atitudes como “não prejudique ninguém” em outros sistemas de bruxaria, tais leis éticas não existem dentro da magia dos Hoodoo, cabendo somente ao praticante estabelecer seus próprios limites respeitando a crença à qual pertence.
O Hoodoo não prega a lei do “karma” ou da “tríplice lei da retribuição”. O Deus do Antigo Testamento é um deus ferozmente protetor e não há nada errado em chamá-Lo por justiça, pedindo que castigue seus inimigos.
Ao mesmo tempo, Hoodoo não é “magia negra” e nem “trabalho diabólico”. Se você tem uma preocupação de que, usando essa direção da magia, dará as costas a Deus, você está enganado.
Os praticantes de Hoodoo podem usar os santos Salmos em seu trabalho e invocar o poder de Deus, do Pai, do Filho e do Espírito Santo para fortalecer seu trabalho.
Um praticante de Hoodoo, no geral, se liga ao Deus ou Deuses pelos quais sente mais admiração, respeito ou que tenha mais confiança.
-
Ferramentas do Hoodoo
-
Banhos Mágicos
Uma das ferramentas mais eficazes usadas no Hoodoo são os banhos mágicos. Qualquer praticante pode usar banhos espirituais de limpeza para remover influências negativas, mau-olhado, deterioração ou atrair influências positivas como dinheiro ou amor.
- Velas
Outra ferramenta mágica típica que o praticante de Hoodoo usa são as velas, que podem incluir símbolos correspondentes à intenção ou estar “vestidas”, ou seja, são manchadas com óleos de bruxa.
Essas velas são frequentemente polvilhadas com pós mágicos apropriados ao objetivo do feitiço.
- Sacos Mojo
Os Sacos Mojo, às vezes chamadas de gris-gris ou bolsas jomos, funcionam como aliados mágicos pessoais para ajudar o cliente a alcançar o resultado desejado.
Esses Sacos Mojo podem conter raízes, sementes, pedras, ervas, flores ou até partes de animais, como ossos. SEMPRE EM NÚMEROS ÍMPARES.
Os Sacos Mojo estão associados ao seu proprietário, e portanto, comprar um Saco Mojo “universal” em uma loja geralmente é ineficiente.
Será muito melhor se esse saquinho for feito por você pessoalmente, pois assim, ele será um poderoso aliado mágico.
Mas entenda: ninguém mais pode tocá-lo ou vê-lo. Seu Mojo tem seu próprio nome, que você pode usar para conversar com ele e pedir ajuda imediata a qualquer momento.
-
Pós Mágicos
Um dos métodos mais populares de influenciar alguém no Hoodoo é com a ajuda de pós mágicos. Os pós mágicos devem ser espalhados onde o alvo pretendido os tocar, pisar ou passar por cima.
Esses pós Hoodoo derivam sua força de ervas e raízes, que são moídas em pó fino e misturadas com um material empoeirado.
Frequentemente caem na pegada de uma pessoa ou em seu caminho para atingi-la através das pernas quando ela passa por cima deles – esta é a maneira mais comum de usar os pós.
Os pós de bruxaria também podem ser usados para polvilhar cartas ou presentes que serão enviados por correio ou dados a uma pessoa.
Quando a carta está aberta e o alvo toca o objeto, o pó entra em seu corpo e afeta essa pessoa no nível físico e mágico.
Vale ressaltar que pós mágicos podem ser usados tanto para feitiços positivos, como para atrair carinho ou amor para o caminho da pessoa, afastar maus espíritos de sua trilha ou para chamar dinheiro, ou para feitiços que visem prejudicar o alvo. Qualquer que seja o caso, tudo depende da intenção do praticante e da forma e razões pelas quais está fazendo o feitiço.
-
Óleos Mágicos
Os óleos mágicos são uma das principais ferramentas que os praticantes de Hoodoo usam em seu trabalho.
Os óleos são compostos de vários óleos vegetais e ervas misturados à base de óleo. Os óleos mágicos são usados para “vestir”, ou seja, untar velas em feitiços, alimentar Sacos Mojo para mantê-los fortes, ungir e abençoar o corpo ou abençoar outras coisas.
Eles são uma maneira eficaz e universal de usar o poder das ervas e talismãs, e a variedade de usos para eles é infinita.
-
Bonecas Hoodoo
Esse é um dos métodos adquiridos da magia europeia pelo Hoodoo: criar bonecas de tecido, argila ou cera e vinculá-las ao objeto da bruxaria, adicionando material biológico ao material da boneca (como cabelo, sangue, recortes de unhas etc.) e depois usá-los em feitiços para influenciar essa pessoa e seu corpo físico ou espiritual.
As bonecas podem ser feitas em pares para influenciar um casal ou uma pessoa sozinha.
No geral, acredite ou não, a maioria das bonecas na verdade são feitas com o intuito de ajudar alguém. Muitas vezes, por exemplo, vemos bonecas espetadas por alfinetes e julgamos – por ignorância – que isso é um coisa ruim, mas na verdade aquele alfinete por ter uma infinidade de bons desejos. Ex: uma boneca com alfinetes no peito pode significar que a pessoa que fez a magia está tentando ajudar um amigo a esquecer um amor ou mesmo numa doença cardíaca. Um alfinete amarelo espetado na boneca pode ser voltado para a atração de dinheiro, etc.
De uma forma geral, apenas os praticantes mais experientes com conhecimentos avançados da prática devem fazer bonecas.
-
Papéis
Existem muitas formas de usar papéis no Hoodoo.
Eles podem ser usados como petições em um feitiço ou anexados a velas; colocados em seus sapatos, enterrados ou colocadas em garrafas, amuletos ou outros recipientes para manter sua influência constante.
-
Minerais
Pó de tijolo vermelho, pirita, enxofre, ímãs, alume, limalhas de metal e outros minerais são amplamente utilizados no Hoodoo. Todos eles, como regra, são usados separadamente ou em combinação com outros objetos, dependendo da finalidade desejada.
- O pó de tijolo vermelho é usado em feitiços para proteção;
- alume para parar fofocas;
- pirita para atração de riqueza;
- ímã para atrair amor ou dinheiro e
- limalhas magnéticas de areia ou ferro para alimentar ímãs ou misturar pós com outro e ativar sua força.
-
Ingredientes naturais
Raízes, ervas, ossos, dentes, patas de crocodilo, pele de cobra, nozes, pedras, feijões, conchas, penas, pedaços de madeira atingidos por raios e madeira petrificada, água, sujeira e poeira: tudo o que ocorre em seu jardim ou floresta dependendo de onde você mora, pode ser usado em feitiços.
-
Pingentes e amuletos
Chaves para abrir caminhos e resolver situações confusas, moedas para proteção nos negócios, centavo de prata (moeda de 10 centavos) por riqueza, quaisquer moedas que tenham circulação podem ser usadas em Sacos Mojo, dependendo de sua denominação e ano de emissão, em uma variedade de objetivos. O tentáculo de Salomão, a mão de Fátima e muito mais podem ser usados como amuletos de Hoodoo.
-
Ligações pessoais
Itens tais como cabelos, unhas, saliva e sangue, podem ser usados em feitiços para fortalecer a conexão entre o objeto da bruxaria e causar o efeito pretendido do feitiço nas partes desejadas do corpo do alvo.
Ligações pessoais também podem ser poeira proveniente de vestígios, manuscrito em papel ou roupas que a pessoa tenha usado.
Bem, agora vamos nos familiarizar com alguns feitiços mágicos típicos do Hoodoo
-
Banho instantâneo do dinheiro
Este banho foi projetado para angariar dinheiro rapidamente quando você tem contas a pagar ou precisa urgentemente de dinheiro.
Todos os ingredientes têm propriedades energéticas relacionadas à riqueza e à aceleração. O dinheiro atraído por este banho é projetado para tirar você de uma situação difícil, mas não é necessariamente durável.
Para um fluxo constante de renda, é recomendável combinar esse feitiço com uma vela semanal toda sexta-feira.
Nota: este banho contém alguns ingredientes que podem causar irritação na pele; portanto, se você tiver a pele sensível, recomendo que tente outro feitiço.
Você precisará de:
- um punhado de cascas de laranja (frescas ou secas),
- um punhado de hortelã,
- 3 paus de canela.
- Concentrado de ervas fervidas e fermentadas por 10-15 minutos.
Encha a banheira com água, despeje o caldo. Ao entrar no banho, imagine que o dinheiro está caindo do céu e se acumulando ao seu redor, tome seu banho normalmente. Você pode solicitar verbalmente uma certa quantia, se desejar.
Assim que terminar de tomar o banho, basta sair do banho e deixar secar ao ar.
-
Lâmpada do amor com maçãs
A maçã tem sido um símbolo de amor, desejo e tentação. Em francês, as maçãs são chamadas de Pommes d’amour ou “maçãs do amor”. Este feitiço especial é baseado no uso de ingredientes antigos e simbolismos.
Você precisará de:
- uma maçã grande,
- canela,
- noz-moscada,
- mel,
- 3 dentes de alho inteiros e
- uma pequena vela em forma de cone rosa.
Faça um buraco no topo da maçã o mais fundo possível, sem quebrá-la. Adicione uma pitada de canela, noz-moscada, uma colher de sopa de mel e três dentes no buraco.
Fixe a vela na maçã, como se fosse um suporte para velas. Coloque a maçã no altar ou janela e acenda a vela.
Sente-se por alguns minutos e pense em atrair uma pessoa específica para você por amor ou em atrair um parceiro ideal.
Deixe a vela queimar até o fim e, no dia seguinte, livre-se da maçã em algum lugar da natureza.
-
Gliter, lantejoulas e afins
Uma coisa que parece diferente, mas é muito comum no Hoodoo é o uso de gliter, lantejoulas e paetês, comumente usados para dar brilho em velas e reforçar encantamentos, sendo também uma alternativa barata, quando tudo que você tem são velas brancas e deseja usar velas da cor apropriada em seu trabalho.
Algumas ideias incluem:
- Brilhos ouro/prata: dinheiro, sorte, jogos de azar, procura de emprego
- Verde: dinheiro, sorte, crescimento em qualquer aspecto
- Laranja: atração, abertura de estradas, sucesso
- Rosa: felicidade, amor (melhor para novos amores e feitiços não orientados para o sexo), amizade
- Vermelho: sexo, amor apaixonado, coragem, força
- Amarelo: comunicação, energia mental, felicidade
- Azul: cura, reconciliação
- Violeta: força, dominância, feitiços, Coroa do Sucesso
- Preto: substitui qualquer cor, deterioração, maldição
Se essas correspondências não ressoam com você, isso é normal, fique à vontade para usar o que mais lhe convier para sua própria prática.
As lantejoulas, por sua vez, não são um elemento muito tradicional para a maioria das obras mágicas. Mas a magia do Hoodoo tem uma tradição de usar esse maravilhoso ingrediente para algumas coisas poderosas.
Você pode melhorar seu trabalho usando lantejoulas para qualquer um dos seguintes:
- PARA UMA BOA SORTE: o brilho é universalmente considerado um símbolo de boa sorte. Ele, em particular, carrega a energia de coisas que você não mereceu, não merece, não espera ou não recebeu. Isso torna os brilhos muito úteis nos feitiços de jogo.
- INTERESSE UM AMADO: você quer que seu amado pense apenas em você? Lantejoulas podem ajudá-lo em uma cerimônia que pode atrair a pessoa dos seus sonhos. Especialmente nos feitiços sexuais, os brilhos o ajudarão a chamar a atenção para si e a torná-lo incrivelmente atraente aos olhos dessa pessoa. Isso lhe dá uma vantagem adicional no jogo da atração.
- OCULTAR TRABALHOS: se você suspeitar que tem um inimigo que pode interromper o seu trabalho, use brilhos para ocultá-lo. Rodear o seu trabalho com brilhos torna-o brilhante, glamouroso e frívolo. É menos provável que os espíritos levem esse trabalho a sério e o denunciem às pessoas a quem estão associados. Videntes são menos propensos a ver o seu trabalho, pois o brilho ofusca sua visão.
- PROMOÇÃO OU ENTRVISTA DE EMPREGO: se você deseja parecer o melhor candidato para promoção ou aumento de salário, adicione brilhos ao seu trabalho para esse fim. Isso fará você “brilhante” em comparação com seus rivais. Isto é especialmente verdade quando a cerimônia é combinada com o óleo da Coroa do Sucesso.
- PROTEÇÃO CONTRA MAUS ESPÍRITOS: misturar brilhos com sal abençoado e espalhar a mistura em torno de sua propriedade afugenta espíritos problemáticos e pobreza.