A Vassoura é uma das ferramentas mais importantes na prática da magia. E, uma vez que este objeto mágico tem sido usado ativamente por bruxas e mágicos por muitos séculos, não é surpreendente que por muitos anos, a imagem da bruxa montada em uma vassoura tenha sido a imagem icônica relacionada à feitiçaria.
Nos tempos antigos, no México pré-colombiano, havia o culto da divindade mágica Tlazelteotl, então desenhado como uma entidade nua, montada em uma vassoura. Já na China, havia o ritual de invocação da deusa da vassoura, usado principalmente para atrair o bom tempo durante períodos chuvosos ou a chuva durante períodos de seca.
Gradualmente, o objeto começou a ser usado como um meio de proteção na magia. Por exemplo, acreditava-se que se colocada nos limiares da casa, ela protegeria os habitantes de maldições ou magias diabólicas. Já uma vassoura colocada acima do travesseiro ajudaria a trazer um bom sono e protegeria a pessoa adormecida.
Nos tempos modernos, magos e bruxas focam mais no uso pretendido desse objeto, varrendo a casa por dentro ou por fora: ao fazer isso, eles não eliminam apenas a poeira, mas também as energias negativas, as forças do mal e os chamados “crescimentos astrais”, formados em qualquer lugar onde as pessoas vivem. Tal purificação é um estágio preparatório na condução de um rito ou um ritual que melhora o processo. Aliás, para usa-la na magia, não é necessário nem tocar o chão ou as superfícies das coisas, basta fazer movimentos acima da superfície. “Trabalhando” como um purificador, esse instrumento se associa a partes constituintes do elemento Água. Às vezes, uma vassoura é usada na magia juntamente a outras ferramentas mágicas.
Como fazer uma vassoura mágica? Onde ela pode ser comprada?
Externamente, a vassoura para a magia parece com a comum, vendida nas lojas, e é onde você pode comprá-la. Tal vassoura tem um cabo redondo e as cerdas podem ser de quase qualquer material: galhos de salgueiro, bétula, etc. Você pode até fazer uma pequena de agulhas de pinheiro. Na verdade, para criar uma vassoura mágica, você pode usar galhos de qualquer planta. Só não esqueça que ao cortar um galho, você deve sempre agradecer à árvore.
Que horas são melhores para coletar? E como fazer uma vassoura de bruxa?
Se você tiver a oportunidade, é melhor fazê-lo na noite que é a noite mais curta do ano. Se o dia do solstício de verão já estiver passado, é necessário colher galhos para a vassoura, dependendo da espécie:
— Bétula: no solstício de verão, ou no décimo segundo dia lunar;
— Espinheiro: perto da lua cheia;
— Urze ou queiró: durante a lua minguante na primeira década de Virgem;
— Carvalho: depois das 18 horas do 14º dia lunar;
— Salgueiro: lua minguante;
— Bordo: no primeiro trimestre do ciclo lunar (não pode ser colhido na lua nova !);
— Tília: qualquer dia da lua minguante;
— Espinheiro marítimo: no dia da lua cheia à tarde (do meio-dia ao pôr do sol);
— Viscum: lua cheia;
— Aveleira: lua cheia;
— Populus tremula ou choupo: cortar galhos na “lua negra” ou nova;
— Sorbun ou sorveira: lua crescente;
— Macieira: de manhã a partir do nascer do sol ao meio-dia, de preferência em uma lua crescente, mais perto da lua cheia;
— Freixo: lua cheia.
Como usar corretamente combinações de árvores para criar uma vassoura para magia?
Existem várias “fórmulas”. Uma das mais famosas é a antiga fórmula mágica que inclui galhos de bétula e de salgueiro com um cabo feito de freixo. Cada uma das árvores listadas confere à vassoura suas propriedades mágicas. O freixo é uma proteção confiável, a bétula dá a limpeza e o salgueiro é dedicado à Deusa. De acordo com a tradição da Wicca, esta combinação simboliza as três encarnações da Deusa: Virgem, Mãe e Velha. Para o cabo, ao invés de freixo, pinho e sorveira também são frequentemente usados (isso aumenta as propriedades protetoras dela). Para cerdas, usa-se uma variedade de plantas – queiró, macieira, bétula, aveleira, etc.
Mas não basta apenas fazer uma vassoura para bruxaria com as próprias mãos ou comprá-la em uma loja. Tal vassoura ainda precisa ser “ativada”. Para fazer isso, pegue galhos de salgueiro, limão ou talos de malva e sabugueiro. Use esses galhos ou talos para varrer a vassoura de magia. Depois disso, enterre esse material descartável com a devida solenidade. No cabo da vassoura, encontra-se muitas vezes um símbolo de lua crescente.
Leia também:
Como ouvir Deus: história do Índio, do Grilo e da Moeda
Propriedades mágicas da sálvia
Futark: valores e distribuição das runas
Algumas plantas mágicas que valem a pena ter em casa – parte 1