Continuando nossos estudos de Tarô, hoje falaremos sobre a primeira carta do deck: o Tolo. Essa é talvez a carta mais complexa, um símbolo da “simplicidade santa”. Combina mente e estupidez, bem e mal, verdade e falsidade.
O Tolo (também conhecido como o Louco) pode representar o começo de um novo ciclo de vida, qualquer novo negócio.
Ele é um símbolo de ingenuidade e inexperiência, mas também de grande potencial, novos começos e mudanças. Há energia, otimismo, força e felicidade.
A carta mostra circunstâncias inesperadas e não planejadas que podem mudar as coisas. Também indica a necessidade de decisões importantes: você é livre para escolher qualquer direção, ir a qualquer lugar, fazer o que quiser.
Descrição da carta
A figura de um homem localizado acima do abismo. Ele se dirige para a beira, mas não olha para onde está indo. Em alguns baralhos, pode olhar por cima do ombro ou para o céu. O próximo passo provavelmente o matará, mas ele não reconhece o perigo.
Em alguns baralhos de tarô, o Louco está vestido com um terno multicolorido e um boné com sinos – a roupa de um bobo da corte.
Em outros, ele está vestido com uma fantasia de andarilho simples, às vezes usada. Na maioria dos Tarôs, carrega um pacote de pertences no ombro e pode descansar em um cajado.
Em muitos decks, esta carta também mostra um cachorro pequeno em pé nas patas traseiras latindo para a figura ou agarrando o Louco por suas roupas tentando afastá-lo da beira do abismo. O cão tenta avisá-lo do perigo iminente. No entanto, o Tolo está tão profundamente mergulhado em seus próprios pensamentos que não presta atenção aos avisos.
Observando esta carta, nem sempre é claro se o jovem é realmente estúpido ou está pronto para dar esse passo. Não é claro também se ele sabe o que está fazendo se realmente conhece o perigo, ou, ainda, se ele simplesmente não conhece o medo. O próximo passo é extremamente radical e decisivo.
Sua imprudência é intencional. Mesmo o começo do caminho do tarô exige uma fé cega. Ninguém lhe dirá o que está por trás dessa fé.
interpretações e significados da carta do Tolo
-
De cabeça para cima de pé
Novas oportunidades, novos começos, decisões importantes, otimismo, uma boa oportunidade, novos relacionamentos, novos negócios. Força e boa sorte devem ser suficientes para tudo. Evite emoções excessivas.
Excitação febril, imprudência, estupidez, tolice, falta de disciplina, desperdício.
Na posição de pé, o Louco representa novos começos, novas vantagens em qualquer área da vida humana, dependendo, é claro, de sua posição na tiragem.
O consulente terá escolhas e decisões importantes no início de um novo ciclo de vida que não foi planejado. É possível que ocorram algumas dificuldades associadas a algum risco. No entanto, se a pessoa as abordar com energia e otimismo, o resultado será positivo.
-
De cabeça para baixo
Estupidez, erro, má escolha. Apatia, estagnação. Enganação, traição. Encare a verdade e aja com sabedoria. Mude os planos e troque-os por ideias mais realistas.
Pode indicar um ato precipitado, preguiça, lentidão, desamparo, sofrimento devido à estupidez, hesitação, instabilidade, loucura, traição, negligência, descuido, apatia.
Na posição invertida, a carta adverte a pessoa sobre a tentação de agir sem pensar, de forma imprudente na nova situação que se apresenta, provavelmente por conta de sua falta de vontade de aceitar responsabilidades ou obrigações.
É necessário ter atenção e não agir com negligência, fruto da impaciência e impulsividade.
O tolo invertido fala de atividades impulsivas, de ações precipitadas. Simboliza loucura e desatenção, desperdício de energia, tempo e esforço. Sua escolha pode ser uma decisão ruim, fatal.
-
Significado interior
O Louco avisa que é tolice mergulhar em uma situação semelhante. Você está frente a frente a uma escolha de extrema importância para você e seu futuro.
Se você continuar sua jornada, há grande perigo de um desastre quase iminente. Mas se você prestar atenção ao sinal de aviso, há uma chance de evitar esse desastre.
De fato, se esta carta for sorteada, você deverá seguir todos os seus passos, usar sua cabeça e deixar de agir de forma tola intencionalmente.
Algumas considerações finais
Na maioria dos casos, o consulente, que tira o Louco sabe muito bem que está agindo de forma tola, mas se recusa a admitir isso porque simplesmente não quer perceber as coisas como elas realmente são.
Não subestime o Tolo: talvez a figura dele pareça ridícula, mas você precisa entender a lição que ele pode lhe ensinar.
O simbolismo óbvio desta carta é a absoluta imprudência. Assim como o Eremita, o Louco é um andarilho. Mas ele não usa a razão ou outros meios para iluminar seu caminho, e intencionalmente se recusa a olhar sob seus pés.
Observe a semelhança das imagens com a Roda da Fortuna. Como a figura caindo da Roda, o Louco se dirige para a beira de um penhasco. No primeiro caso, o destino foi causado pelo destino, sempre indiferente aos desejos da pessoa, o segundo, por sua vez, representa que sua própria imprudência cega é a culpada.
Do ponto de vista mundano, o Tolo descreve uma pessoa que decidiu seguir um determinado caminho sem prestar atenção aos avisos para se desviar do perigo, ignorando os sinais de alerta sem sequer olhar para o caminho. A carta mostra que se você continuar se movendo às cegas, corre o risco de cometer um erro realmente estúpido.
Do ponto de vista do seu desenvolvimento pessoal, o Tolo indica que você está perdido e se põe em perigo simplesmente porque se recusa a ver a verdade que está bem à sua frente.
Por outro lado, a figura do Louco talvez não seja tão estúpida quanto parece: pode ser que a única coisa necessária agora seja o salto da fé –talvez através dele você seja capaz de alcançar o objetivo final no caminho do autoaperfeiçoamento, mesmo que isso o assuste.
Embora pareça ao observador que você está se movendo cegamente para o seu próprio túmulo, na realidade pode ser o caminho para uma transformação que vai tão além deste mundo que nem o mais sábio conhecedor pode imaginar.
Cabe a você decidir se o Louco é um tolo que não olha para onde está indo e que, como resultado, cairá no abismo, ou é um homem cuja fé é tão grande que está pronto para dar um passo decisivo sem se perguntar sobre as consequências.
Seja como for, ele se move cegamente em direção ao seu destino. Esta carta pergunta se você pode fazer o mesmo.