Dando continuidade à nossa série de artigos acerca dos Arcanos Maiores e Menores do Tarô, hoje falaremos sobre A Imperatriz.
A carta d’A Imperatriz no Tarô simboliza criação, nova vida, luz, beleza e o bem em assuntos diários e materiais, bem como em sentimentos e ideias. Também pode representar fertilidade, lucros e estabilidade. Essa é uma ótima carta no que tange à estabilidade, prosperidade, fertilidade. É símbolo de amor, cuidado, carinho e maternidade.
Descrição da Carta
Em um trono se senta uma madura mulher em seu manto. Em sua mão, ela tem um cetro, e em sua cabeça, uma coroa imperial. Em alguns deques, um escudo se inclina sobre o trono e este último se localiza em um jardim – na maioria dos deques, no entanto, o trono fica em um lugar fechado.
A Imperatriz é uma figura maternal e representa tudo que isso sugere: ela é tanto a força criativa quanto aquela que força os vários elementos trazidos por ela ao mundo a trabalhar juntos, ao invés de separados.
A essência da Imperatriz é a harmoniosa cooperação de forças opostas, que trabalham em direção a um objetivo em comum – a harmonia e a satisfação pessoal.
A Imperatriz personifica o princípio matriarcal e representa segurança, conforto (físico e emocional) e compreensão.
Interpretações e significados da carta d’A Imperatriz
-
De cabeça para cima
Essa é uma ótima carta para relacionamentos! Representa uma vida feliz em família, sexo, gravidez, nascimento. Abundância em tudo, fertilidade, prosperidade material. Você deve vencer sua indecisão, pois logo depois da curva está a implementação de todos os seus planos. Outros significados dessa carta incluem:
- realização de oportunidades, amor mútuo, fertilidade, ação, criação, bem estar; excesso de energia criativa
- abundância, beleza, desenvolvimento pessoal e progresso, harmonia em casa, casamento e maternidade, vida longa
- compreensão, experiência pessoal, conforto físico e emocional, necessidades da vida e luxúria
Quando A Imperatriz se apresenta em uma tiragem é ótimo! Isso significa harmonia e satisfação em muitas áreas da vida humana, especialmente no que se refere ao bem estar físico e moral: na família, em um relacionamento amoroso, em casa.
A influência materna é fortemente manifestada, e nesse contexto, a carta pode falar sobre o nascimento de uma criança (possivelmente do consulente) ou sobre um casamento bem-sucedido.
A Imperatriz também fala de grande criatividade e inspiração.
-
De cabeça para baixo
Discussão, brigas, discórdia, doença, perversão. Dificuldade na tomada de decisões. Isolamento, indecisão. Significa que o consulente deve usar o obstáculo pelo qual está passando para encontrar o caminho certo, descobrindo a verdade de uma vez por todas.
No momento, o consulente pode estar preso em uma situação desagradável. Outros significados dessa carta de cabeça para baixo incluem:
- falta de crescimento e desenvolvimento, desaparecimento dos sentimentos, inação devido à hesitação, indecisão, perda da força
- suspense, dúvida e dificuldades, egoísmo, falta de força, inabilidade de resolver problemas ou construir planos úteis, ignorância
- insegurança, problemas familiares
Quando aparece invertida, essa carta indica problemas no bem estar físico e moral, geralmente causados pelas inseguranças ou dúvidas do consulente.
Conflitos entre um homem e uma mulher pode se seguir devido a problemas familiares, especialmente envolvendo fertilidade e gravidez. A Imperatriz indica a supressão de impulsos criativos.
Invertida, indica afazeres em casa que estão incompletos, dificuldades materiais. No caso de mulheres, uma grande insegurança e declínio em seus poderes criativos. O consulente provavelmente está passando ou logo passará por problemas familiares e em seu emprego.
-
Significado interior
A Imperatriz ensina a lidar com esse mundo, mas apenas se a pessoa estiver pronta para ouvir e colaborar com os outros.
Ela é a legisladora de sua casa, uma mãe. Sabe como manter a ordem em sua casa, o mundo, para que aqueles a quem ela protege – e quem considera seus filhos – permaneçam calmos, satisfeitos e felizes.
A carta d’A Imperatriz também simboliza o instinto feminino – insights intuitivos que a permitem tomar as decisões certas quando não há tempo para pensar. Ela é tanto a proteção quanto a fertilidade. Ensina o amor entre as pessoas (união de almas, e não apenas desejo sexual). Como mãe, ela é o portão através do qual entramos no mundo; como legisladora, provê harmonia e a habilidade de cooperação.
Essa é uma força controladora que cria uma atmosfera na qual cada pessoa é livre para desenvolver seu próprio potencial.