- Árvore da vida
Esse símbolo está presente em muitas culturas indo-europeias. A Árvore da Vida simboliza a ponte entre o céu e a terra, ou entre o mundo e o submundo.
Suas raízes estão conectadas aos mundos crônicos, o tronco está conectado ao mundo das pessoas e os galhos se estendem aos Mundos Altos. Esta é uma ponte que liga o céu e a terra. Naturalmente, a Árvore da Vida é um símbolo de sabedoria, vida, vitalidade e energia, sendo associado também a espíritos e deuses.
Na vida dos celtas, como outros povos indo-europeus, as árvores significavam muito, pois faziam parte da vida selvagem que cercava os povos antigos. As árvores, símbolo da generosidade da Mãe Terra, eram considerados símbolos de fertilidade, da força da natureza e de proteção.
A árvore da vida na cultura celta não nos dá uma estrutura hierárquica tão rígida como, por exemplo, a Yggdrasil escandinavo.
Os celtas percebiam as árvores como algo mais integral, um símbolo como tal. A veneração das árvores pelos celtas era diferente da tradição alemã primeiro porque os celtas tinham templos e deuses não relacionados a árvores, e em segundo lugar, porque nem toda árvore e nem todo bosque eram sagrados.
Uma árvore sagrada poderia ser a que cresceu em um lugar de Poder ou santuário, de forma que rituais poderiam ser construídos ao lado dela e que a árvore seria “incluída” no Lugar Santo, como uma fonte de força e energia, uma representação viva das forças divinas da natureza.
Na Irlanda antiga, cada um dos cinco reinos tinha sua própria árvore, ao lado da qual eram realizados festivais, reuniões de pessoas, tribunais e eventos importantes na vida das tribos.
Tais árvores eram apreciadas, reverenciadas, e possuíam nomes próprios. As cinco árvores dos reinos irlandeses estão listadas na lenda de “The Old Place” pelos nomes: “Eo Ross, Eo Mugna, Data da Bile, Kraeb Wisnig, Bile Tortan”. Três delas são cinzas, assim como teixo e carvalho.
-
Simbolismo das árvores para os celtas
Se você decidiu aprender o significado da árvore e símbolo dos Celtas, é provável que a sua “viagem” nunca acabe, visto que hoje em dia existem muitas informações e outras com certeza ainda estão por aparecer.
De fato, os antigos druidas passavam décadas de suas vidas na contemplação espiritual dos fenômenos cósmicos manifestados nas árvores. O povo celta era semelhante aos primeiros povos da América porque era espiritualmente consagrado e mais próximo da natureza.
Essa condição nascida de uma intensa união com a natureza, posteriormente, ajudou essas pessoas a viver em harmonia com a energia em um nível cósmico. Mas qual o significado do símbolo da Árvore Celta?
Vemos evidências de uma existência semelhante em Oghma (a língua dos Mistérios que pertencia às tribos celtas primitivas e era usada pelos druidas), e esse sistema servirá de base para a maioria das informações sobre o significado celta dos símbolos das árvores.
Oghma é um alfabeto celta antigo de vinte caracteres. Esses caracteres eram simples e podiam ser facilmente desenhados usando traços descendentes e ascendentes. Cientistas sugerem que esses caracteres podiam ser transmitidos na forma de sinais manuais (além da linguagem de sinais em um nível simplificado).
Quando estudamos essa definição de Oghma, descobrimos que os celtas associavam sua comunicação à natureza com esse incrível sistema de escrita.
Eles criaram esse alfabeto associando cada um dos vinte caracteres Oghma a uma árvore. Entrando no próximo nível de cognição, descobrimos que cada árvore tem um significado em Oghma.
Um resumo do sistema de sabedoria do Oghma:
- O Oghma consiste em vinte caracteres alfabéticos.
- Cada um desses símbolos representa uma árvore sagrada.
- Cada árvore representa um sentimento, atributo ou essência.
Por exemplo, a primeira letra de Oghma é o símbolo “B”, designado como “Beithe”, que significa “bétula”. Portanto, a bétula está associada a este Oghma.
Para os celtas, essa árvore representa renovação, renascimento e juventude.
Abaixo listaremos os Oghma e seus significados:
Bétula
- Carta de Oghma: B
- Nome Oghma: Beithe
- Significado: Começo, Renovação, Juventude
A bétula é uma grande árvore com a qual você pode começar algo novo em sua vida. Por exemplo, quando você convida um recém-nascido para este mundo, inicia um novo emprego, etc. Ela incentiva ideias e abençoa novos negócios.
Árvore de Rowan
- Carta de Oghma: L
- Nome Oghma: Luis
- Significado: Proteção, Expressão, Composto.
Essa é uma árvore na qual você precisa prestar atenção quando deseja melhorar suas habilidades mentais. Por conta de seu poder protetor, a Árvore de Rowan protege a mente/espírito, ajudando a meditar e a viajar, tanto no mundo astral quanto no comum.
Amieiro
- Carta de Oghma: F
- Nome Oghma: Samambaia
- Significado: Resistência, Força, Paixão.
O amieiro, como a Árvore de Rowan, tem o poder de proteção. É bom quando você sente que deve remover a energia negativa de sua vida. É também uma árvore poderosa para cura e meditação.
Salgueiro
- Carta de Oghma: S
- Nome do Oghma: Vela
- Significado da árvore Oghma: Imaginação, Intuição, Visão.
O salgueiro é a árvore do amor. Conecte-se a esta árvore quando desejar aumentar seu nível de amor, conforto e intimidade. Essa árvore também é útil para aumentar a intuição e livrar-se de sonhos desagradáveis à noite.
Freixo
- Carta de Oghma: N
- Nome Oghma: Nion
- Significado: Comunicação, Sabedoria, Rendição.
O freixo é uma grande árvore quando você deseja usar a lei da atração em sua vida. Se você tem um sonho ou objetivo de vida, concentre-se nele e verá que ele começará a crescer sob as cinzas, o que aumentará a velocidade de realizar o desejo que lhe chega.
Hawthorn ou espinheiro-branco
- Carta de Oghma: H
- Nome Oghma: Huath
- Significado: Contradição, Consequência, Relações.
O Hawthorn é bom para a limpeza, especialmente da casa ou de onde quer que esteja. Essa árvore também é útil para reduzir a atmosfera pesada durante a comunicação ou quando você experimenta muitas emoções fortes.
Carvalho
- Carta de Oghma: D
- Nome Oghma: Duir
- Significado: Força, Sustentabilidade, Nobreza.
O carvalho é uma grande árvore para aumentar sua força interior, especialmente quando você experimentou uma grande perda em sua vida. Esta árvore ajuda a curar o coração e dá força para que você possa restaurar sua energia psíquica.
Azevinho
- Carta de Oghma: T
- Nome Oghma: Tinne
- Significado: Ação, Afirmação, Objetividade.
O azevinho ressoa com a energia da alegria, felicidade e boa sorte. Peça a ajuda do azevinho quando se sentir cansado e precisar de um impulso emocional. Ele também é bom em proteger e fortalecer sua vontade interior.
Aveleira
- Carta de Oghma: C
- Nome Oghma: Coll
- Significado: Criatividade, Limpeza, Honestidade.
A aveleira é uma grande árvore que pode ser ativada quando você embarca em uma nova jornada criativa. Aumenta os sonhos, impulsos artísticos e a intuição. Ela é também muito útil quando se está procurando por respostas e conhecimento em relação às escolhas que devem ser feitas.
Macieira
- Carta de Oghma: Q
- Nome Oghma: Quert S
- Significado: Beleza, Amor, Generosidade.
Uma macieira é como um novo começo. É útil para se reconectar com velhos amigos ou para encontrar pessoas com as quais você perdeu contato. Essa árvore também aumenta o amor e a atração física pelo seu parceiro.
Videira
- Carta de Oghma: M
- Nome Oghma: Muin
- Significado: Introspecção, Relaxamento, Profundidade.
A videira tem uma grande energia quando você precisa se conectar à sua visão interior. Ela tem um efeito de aterramento que protege e aprimora a visão mental. Esta planta tem uma energia alegre que pode ser usada durante celebrações alegres.
Hera
- Carta de Oghma: G
- Nome Oghma: Gort
- Significado: Definição, Mudança, Paciência.
A hera é sua fonte de comunicação com a realidade. Ela envolve suas visões e ajuda a trazê-las para o mundo real, e também é boa para criar relacionamentos saudáveis com amigos, familiares e colegas.
Junco
- Carta de Oghma: NG
- Nome Oghma: Ngetal
- Significado: Harmonia, Saúde, Crescimento.
Os juncos são ótimos para equilibrar sua vida. Conecte-se à energia dos juncos quando desejar dar o próximo passo em sua vida. Seja em movimento ou mesmo tomando uma decisão para criar um novo relacionamento, ele te estabilizará e protegerá.
Abeto
- Carta de Oghma: A
- Nome Oghma: Ailm
- Significado: Clareza, Realização, Energia.
O abeto é uma boa árvore a ser contatada quando você precisa honrar algo ou alguém do seu passado. Também é uma boa energia alcançar a produtividade, especialmente no que diz respeito a um objetivo que você esteja buscando alcançar.
Gorse ou tojo
- Carta de Oghma: O
- Nome Oghma: Onn
- Significado: Transmutação, Desenvoltura, Impacto.
Ligue-se a essa árvore quando precisar fazer algo para impressionar os outros. Talvez para ter uma boa entrevista. O tojo também tem uma energia forte para ajudar em novas mudanças na vida.
Urze
- Carta de Oghma: U
- Nome Oghma: Ur
- Significado: Sonhos, Romance, Sentimentos.
Graças à sua vibração e aroma inebriantes, a urze é um excelente recurso para revitalização. Ela também aprimora visões e habilidades psíquicas, sendo muito útil quando se deseja fortalecer os laços de parentes, parceiros e amigos.
Poplar/Aspen/Álamo
- Carta de Oghma: E
- Nome Oghma: Edad O
- Significado: Vitória, Transformação, Visão.
Esta árvore tem uma energia maravilhosa para aqueles que queiram se reinventar ou se transformar. Talvez você precise de uma nova aparência ou mude para outro ambiente. Contate um álamo e ele lhe ajudará a tornar um novo começo um sucesso.
Teixo
- Carta de Oghma: I
- Nome Oghma: Idad
- Significado: Transmissão, Explicação Passo-a-Passo, Ilusão.
Essa árvore marca a passagem do tempo. Ela deve ser chamada quando você precisar passar pelo rito da passagem na vida – você pode precisar disso quando estiver prestes a se tornar pai ou em sua festa de aniversário. O teixo abençoa esses eventos.