A carta d’Os Amantes fala sobre a necessidade de escolher entre duas opções mutuamente exclusivas, e como regra, geralmente representa um conflito entre sentimentos e razão, espírito e corpo. Ela indica a inevitabilidade de a escolha a ser feita levar mais em conta a intuição que a razão.
Outra concepção da carta d’Os Amantes é a do amor. Na vida real, significa uma conexão emocional cordial, bem como a aparição de alguém que se tornará seu complemento.
Descrição da Carta
À parte das figuras sobrenaturais (anjos, etc), em alguns deques, essa carta conta com dois jovens amantes vestidos ou nus. Em outros baralhos, há uma terceira pessoa, observando ou influenciando de alguma forma o resultado da fusão.
Em alguns tarõs medievais, essa terceira pessoa é um homem idoso – um observador ou uma figura paterna, na frente do qual o jovem casal se expressa. Em deques egípcios, por sua vez, o trio consiste de um jovem homem e duas jovens mulheres, entre as quais ele deve claramente escolher.
Em baralhos com três figuras humanas, geralmente há uma criatura alada pairando sobre as nuvens com flechas apontando para a mulher (ou para uma das duas mulheres).
Em deques com dois jovens amantes, um poder sobrenatural se eleva sobre eles na forma de um anjo alado que estica suas mãos em bênção. A escolha que eles devem fazer lhes é mostrada de outra forma: no deque de Rider-Waite, por exemplo, Adão e Eva são representados em pé, respectivamente, na Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal e na Árvore da Vida.
A necessidade de escolher é parte da alegoria dessa carta tanto quanto a união dos jovens amantes.
Interpretações e significados da carta d’Os Amantes
-
Quando a carta está de cabeça para cima
Boa escolha, escolha certa. Amor, harmonia, paixão, novos relacionamentos. Você está no caminho certo. Outros significados incluem:
- atração, amor, afeição, resolução harmoniosa de problemas, união, cooperação, saúde, beleza
- o teste que está perante a você, um novo amor
- a escolha certa, decisões sábias (entre dois objetivos igualmente valiosos), possível batalha com bons resultados
Em um nível elementar, essa carta representa amor (algumas vezes pré-existente) e um relacionamento feliz.
O significado mais profundo d’Os Amantes é, como dito acima, a escolha que o Consulente deverá fazer em alguma área de sua vida – mas que requer algum cuidado e consideração, visto que muitas opções contraditórias podem ser apresentar.
A carta sugere que com a atenção apropriada, todos os problemas internos serão eliminados.
-
Quando a carta está de cabeça para baixo
Má escolha, erro, desapontamento. Brigas. Necessidade urgente de mudar de planos ou decisões previamente adotadas. Seja cuidadoso. Outros simbolismos incluem:
- escolhas erradas, escolhas pobres, tumulto e desordem internos, problemas de saúde
- teste por vir, perda de um amor
- desapontamentos, falhas, conflito, separação, planos imaturos, objetivos irrealistas, mau presságio
Quando invertidos, Os Amantes alertam contra decisões precipitadas, que posteriormente serão fonte de arrependimento. Adicionalmente, a carta avisa sobre sua indecisão e/ou inconsistência: as pessoas devem escolher seus caminhos cuidadosamente e então aderir a eles.
No que tange a relacionamentos, significa desapontamentos e comentários injustos ou inapropriados.
Seus planos são irrealistas. Invertida, essa carta representa uma bifurcação interna, um conflito consigo mesmo.
Pode ser também um sinal de caos, confusão, falta de estabilidade de sentimentos. É possível que indique uma separação, o colapso de planos de amor.
Cuidado com suas decisões. Uma vez que você se encontra sendo influenciado por forças opostas e sua vontade flutua entre elas, obstáculos bloquearão seu caminho para a felicidade e suas aspirações.
-
Significado interno da carta
Você está passando por uma importante escolha que afetará sua vida futura. Você deve decidir – tão sabiamente quanto possível – o que fará. E qualquer que seja a decisão, é necessário combinar todas as forças possíveis para alcançar o sucesso.
A alegoria d’Os Amantes – a união de opostos – é representada aqui na forma de um homem e uma mulher, e a conexão mística entre eles é similar ao espírito.
Essa é uma carta de amor romântico, amizade ideal ou qualquer outra forma de proximidade entre duas pessoas, especialmente se existe entre elas uma barreira que ambas queiram ou devam superar para se fundir. Nesse caso, representa obrigações mútuas que são os elementos necessários que unem aqueles indivíduos cujas vidas devem fluir juntas.
Mas existem outros tipos de “casamento” e outros tipos de opostos que precisam de reconciliação. Como uma alegoria de seu desenvolvimento espiritual, a carta d’Os Amantes simboliza a união dos opostos dentro de você.
Cada um de nós possui qualidades e energias positivas e negativas, e entre elas, há as que aceitamos e aquelas das quais gostaríamos de nos livrar. Em outras palavras, existem qualidades e defeitos dentro de nós mesmos que não desejamos nem mesmo reconhecer.
Nesse sentido, Os Amantes lhe encorajam a explorar e reconciliar os opostos dentro de si, ao invés de tentar mudá-los ou removê-los. Ao entender e harmonizar ambos os lados de sua natureza, você se tornará completo e não mais ficará em conflito consigo mesmo. Essa tarefa é complexa, mas você deve conquistar esse objetivo.
Você deve não apenas reconhecer a presença de diferentes características, como também entender que aquelas às quais não aprova são igualmente necessárias para seu crescimento contínuo.
Nem bem nem mal só oposto
Opostos não necessariamente são bem e mal.
Características opostas em você, ou em qualquer outra pessoa com quem você esteja tentando estabelecer uma conexão, são a imagem espelhada dessa pessoa, um complemento e suporte mútuos.
É necessário atingir a unidade desses opostos em ordem de fazê-los trabalhar juntos para superar conflitos e criar um inteiro. Essa é a lição d’Os Amantes.
A recompensa por reconciliar o irreconciliável dentro de si mesmo é o aumento de sua própria força e vontade. É não mais precisar gastar tempo e energia combatendo – de forma interminável – aquelas qualidades em si mesmo ou nos outros que o irritam.
Ao invés disso, elas agora serão combinadas dentro de seu ser e fortalecerão seu próprio poder em situações e eventos.
Leia também:
- Os Arcanos Maiores e Menores na estrutura do Tarô
- O Tolo
- O Mago
- A Sacerdotisa
- A Imperatriz
- O Imperador
- O Hierofante