O Rei de Espadas no Tarô distingue-se por sua autoridade, autoconfiança e profissionalismo indiscutíveis. Exageradamente assertiva e teimosa ao despotismo, essa pessoa pode permanecer fria e alienada ao se comunicar com terceiros e, portanto, sente solidão e isolamento.
Significados e interpretações do Rei de Espadas
-
Quando a carta está de cabeça para cima
Essa carta representa um soberano, governante, uma pessoa absorta em seu trabalho, acostumada a dar ordens e comandar pessoas; para ela, o que é benéfico para si, é a coisa certa.
Se a carta descreve uma situação, seja extremamente cuidadoso, pois no momento, ela é duvidosa.
Você está sob pressão e há uma probabilidade muito alta de grandes problemas. Outros simbolismos incluem:
- poder, força, autoridade, lei
- um homem na idade madura, domínio, autoconfiança
- um cargo público, uma pessoa com poder, autoridade e razão
- uma pessoa designada a tomar e implementar suas decisões; talvez alguém dotado de autoridade legítima ou possuindo conexões políticas, etc.
A carta representa um empresário ou servidor da lei que fornecerá ao Consulente grande assistência na resolução de um problema sério da vida.
-
Quando a carta está de cabeça para baixo
Raiva, um inimigo forte, decepção, desconfiança e desilusão. A situação descrita pelo Rei invertido é ainda pior, ainda mais perigosa.
Aqui, seus inimigos têm uma chance real de causar danos sérios a você. Observe atentamente qualquer pessoa que busque te prejudicar ou trair. Outros significados podem ser:
- problemas, astúcia, crueldade, exploração, luta, raiva, devassidão, traição, ferocidade
- desconfiança, complicações legais, cinismo
- um criminoso, uma pessoa maliciosa, uma pessoa dominadora, incrédula e suspeita, grosseria, obstinação, barbaridade
- o mesmo poder da carta de cabeça para cima, mas usado para o mal e com más intenções
Quando invertido, o Rei de Espadas adverte o Consulente sobre a invasão de alguém indesejado em sua vida, que procura explorá-lo, aproveitando-se de sua vontade.
Se truques fraudulentos não funcionarem, essa pessoa poderá usar a força. Não é recomendado fazer as pazes com esse indivíduo: o confronto trará resultados melhores.
Se o Consulente for homem, o Rei de Espadas pode personificar uma pessoa ambiciosa que pode e certamente será um rival perigoso, tanto nos negócios quanto na vida pessoal.
Caso seja mulher, ela não deve se envolver pessoalmente com esse homem: na melhor das hipóteses, ele será inútil e desconfortável, e na pior das hipóteses, representará ameaça física potencial. As cartas ao redor determinam a natureza do perigo.
Se a carta não representar uma pessoa específica, então a situação em si é potencialmente perigosa. Prepare-se para a tristeza, decepção e até mesmo perigos físicos.
-
Significado interno da carta
O Rei de Espadas é um soberano e mestre que muitas vezes é uma autoridade legítima na vida pessoal ou profissional do Consulente. Ele está acostumado a dar ordens e que o obedeçam. Para o Consulente, seus motivos nem sempre são claros; às vezes ele parece ser um aliado poderoso, às vezes um inimigo desonroso.
Não se esqueça, no entanto: não importa o que essa pessoa diga ou faça, seus próprios interesses estão acima de tudo para ele, e ele esmagará qualquer um que estiver em seu caminho.
É uma pessoa que cria julgamentos tanto sobre as situações quanto sobre aqueles que estão em seu poder. No entanto, ao contrário d’A Justiça dos Arcanos Maiores, o Rei de Espadas não é de todo equilibrado: para ele, o justo é o que é benéfico para si mesmo.
Se a carta não representa uma pessoa específica, isso é uma indicação de uma situação extremamente duvidosa; talvez envolvendo vida ou morte. Tente se proteger bem desse perigo muito real e próximo.
Leia também:
- Os Arcanos Maiores e Menores na estrutura do Tarô
- O Tolo
- O Mago
- A Sacerdotisa
- A Imperatriz
- O Imperador
- O Hierofante
- Os Amantes
- A Carruagem
- A Justiça
- O Eremita
- A Roda da Fortuna
- A Força
- O Enforcado
- A Morte
- A Temperança
- O Diabo
- A Torre
- A Lua
- O Sol
- O Julgamento
- O Mundo
- As Espadas