A carta d’O Eremita simboliza a busca por valores espirituais e aprofundamento em um mundo mais interior, bem como equilíbrio, cautela e prudência. Em alguns casos, indica cuidado e isolamento da vida. As circunstâncias podem ser aquela solidão temporária que pode levar a uma vida melhor.
O Eremita do Tarô é um símbolo de sabedoria, calma e da habilidade de solucionar qualquer questão. Pode indicar necessidade de automelhorias, crescimento espiritual e a busca por novas formas de desenvolvimento pessoal.
Descrição da Carta
Um homem velho, geralmente barbudo, vestido com um capuz. Seu robe é muito simples, sem decorações, mas ainda assim, pode dar a noção da orientação religiosa do deque – egípcia, do Velho Testamento, etc. O manto é frequentemente representado com um capuz e acinturado com uma corda.
O Eremita geralmente é mostrado em pé ou andando. O plano de fundo é um deserto ou outro espaço aberto, ainda que não raramente seja possível ver montanhas na distância. Em sua mão, carrega uma lanterna para iluminar o caminho, sendo que, em alguns deques, pode se escorar ou empunhar um cajado.
Essa é uma imagem de buscas e necessidades na luz (a lanterna simboliza compreensão e conhecimento) de conquistar objetivos. O Eremita não possui nada além do que carrega consigo. Ele não é atraído por honra ou afluência: apenas precisa completar sua missão.
Interpretações e Significados da Carta
-
Quando a carta está de cabeça para cima
Sabedoria, cautela, calma. A carta descreve uma “pausa”: um caminho consciente para for a da situação, no qual o indivíduo pondera e analisa sua posição. Busca por decisões. Seja cuidadoso e discreto, pois assim, você terá sucesso na resolução de todos os seus problemas. Outros simbolismos incluem:
- orientação espiritual interna, sucesso espiritual, conhecimento adquirido através da experiência, autoconhecimento, introspecção, busca
- solidão, moderação, sabedoria, silêncio, verdade oculta
- prudência, discrição, cautela, cuidado, desapego
O Eremita significa que o Consulente precisa se afastar de alguma situação e até mesmo se retirar fisicamente em ordem de avaliar as circunstâncias.
Ele também aponta a necessidade de uma reflexão calma por algum tempo para que assim se possa identificar verdadeiras necessidades e objetivos longe do caos do dia-a-dia. Além disso, fala sobre como ao se virar para dentro de si mesmo, o Consulente será capaz de encontrar soluções para problemas de longo termo e que lhe pressionem.
-
Quando a carta está de cabeça para baixo
Erro, falsidade, sigilo, ansiedade, estranhamento, desconfiança, falta de lógica, escolha errada de caminho. Teimosa relutância em fazer a diferença. Você precisa tirar sua máscara e parar de se esconder. Outros significados para O Eremita de cabeça para baixo incluem:
- negligência à voz da razão, desconfiança, medo, precaução excessiva e não razoável
- ações não razoáveis, isolamento, teimosia, falsos ideais
- traição, mentira, desinformação, corrupção, ocultamento, fraude
Quando em sua posição correta, O Eremita fala sobre como a autoconfiança é uma qualidade positiva, ao passo que, quando invertido, enfatiza sua influência negativa. Ele indica que a pessoa rejeitou ajuda ou conselhos (especialmente da família ou amigos) e agora passará por dificuldades.
O resultado disso é um sentimento de solidão e isolamento, bem como teimosia e resistência a mudanças.
Invertido, O Eremita significa desistir de pedir ajuda, teimosia, suspeitas, continuação de um estilo de vida improdutivo, bem como mistérios desnecessários e cautela e medo excessivos. A carta fala sobre o perigo de comportamentos sem razão, de negligenciar conselhos e simboliza ações mal concebidas.
-
Significado interno
Se por um lado a carta d’A Justiça simboliza a justiça em sua forma pura, O Eremita mostra a busca pela verdade em sua forma pura, não influenciada por ideologias, preferências ou necessidades. Esse é o momento em que você deve reavaliar sua vida, conexões e objetivos. Mudanças possíveis que ocorrerão em sua vida serão indicadas por outras cartas na tiragem.
Quase todas as religiões contêm lendas sobre as jornadas do espírito, bem como sobre grandes professores ou profetas que viajaram ao redor do mundo em procura da verdade ou de Deus.
O Eremita ensina que o momento de sua perfeição espiritual está chegando, e que então, você deverá renunciar as tentações e necessidades da civilização – “voltar à natureza” na busca por sua própria alma e significado de existência, encontrar Deus.
O Poder Divino não pode falar abertamente com você enquanto você está distraído pelas preocupações da vida cotidiana. A busca pela verdade deve começar em retiro ou solidão.
De muitas formas, essa é a busca por si mesmo, não apenas por Deus, mas a imagem sugere que você receberá inspirações divinas em suas buscas, contanto que elas sejam honestas.
A lanterna simboliza seu próprio conhecimento que deve ser usado para iluminar o caminho. Um cajado pode representar Deus, um auxílio em sua busca, e proteção contra inimigos que você pode encontrar ao longo de sua trilha.
Inacessível às tentações da civilização e buscando apenas a verdade, O Eremita é uma alegoria à experiência da auto dedicação.
Leia também:
- Os Arcanos Maiores e Menores na estrutura do Tarô
- O Tolo
- O Mago
- A Sacerdotisa
- A Imperatriz
- O Imperador
- O Hierofante
- Os Amantes
- A Carruagem
- A Justiça