O 5 de Espadas é uma carta de conflito e derrota. O Consulente foi arrastado para um conflito, não teve sucesso e foi forçado a recuar para lamber suas feridas.
Devido ao orgulho prejudicado e à autoestima machucada, existe o perigo de ficar preso em pensamentos e relacionamentos negativos.
No entanto, se aceitar a derrota com dignidade e com elegância, o Consulente superará o doloroso senso de humilhação e estará pronto para aceitar novos desafios.
Significados e interpretações do 5 de Espadas
-
Quando a carta está de cabeça para cima
Desespero, dor, problemas, desgraça, perda. Sua propriedade e finanças estão em perigo. Você terá que ceder algo aos seus inimigos, pois a probabilidade de derrota é muito alta. Outros simbolismos incluem:
- destruição, perda, desonra, desejo de magoar, se vingar, capital em perigo
- derrota, baixa autoestima
O significado do 5 de Espadas também traz: luto, uma perda pesada, uma situação trágica. Essa carta indica que o Consulente enfrentará um declínio, uma destruição, desonra e perda. Perigos tanto ocultos quanto previsíveis são possíveis. Uma decadência do espírito e uma derrota.
-
Quando a carta está de cabeça para baixo
Tristeza, luto, derrota, engano. Traição de entes queridos. Seus inimigos podem causar danos muito significativos. Outros significados podem ser:
- fracasso, ansiedade, derrota, perda, tristeza, luto
- engano, raiva
Quando invertido, o 5 de Espadas indica um comportamento antiético, mau e contencioso em relação ao Consulente ou por sua parte.
Se este último é a vítima, o sentimento de derrota será forte – se ele é o instigador da intriga, então qualquer sorte que ele possa ter agora será uma vitória vazia.
O 5 de Espadas nessa posição tem o mesmo significado da carta de cabeça para cima.
-
Significado interno da carta
O 5 de Espadas é uma carta de derrota ou fracasso. Ela prevê o colapso de seus planos, uma situação infeliz ou trágica e/ou uma enorme perda.
As cartas ao redor (ou seja, outros eventos e pessoas) podem suavizar essa perda, mas você está entrando em um período muito ruim e pode apenas tentar contorná-lo, visando terminar com as menores perdas possíveis.
Leia também:
- Os Arcanos Maiores e Menores na estrutura do Tarô
- O Tolo
- O Mago
- A Sacerdotisa
- A Imperatriz
- O Imperador
- O Hierofante
- Os Amantes
- A Carruagem
- A Justiça
- O Eremita
- A Roda da Fortuna
- A Força
- O Enforcado
- A Morte
- A Temperança
- O Diabo
- A Torre
- A Lua
- O Sol
- O Julgamento
- O Mundo
- As Espadas
- As Espadas