No geral, a carta d’A Lua traz consigo a marca do crepúsculo: especulação, ambiguidade, motivos ocultos. Talvez falsas palavras, amigos infiéis, comportamentos ambivalentes, falsas afirmações, falta de sinceridade, enganos, inimizades secretas. Essa é geralmente uma carta ruim que pode indicar irracionalidade e insensatez nas ações e ser símbolo de ilusões, decepções, surtos mentais e loucura.
Descrição da Carta
Essa carta é geralmente dividida em duas partes. No centro acima está a Lua, representada em sua fase crescente com um círculo completo (na realidade, ambas as Luas – crescente e cheia – são representadas).
No crescente da Lua é possível ver um rosto olhando para baixo. Em alguns deques, raios de luz são emitidos do corpo celeste. Gotas de chuva caindo da Lua são também visíveis, e simbolizam a descida do espírito para matéria.
Vale notar que o crescente e o disco são símbolos muito antigos da divindade da Lua, que remontam a eras antigas e indicam que o simbolismo desse Arcano Maior data de muito antes da cultura europeia dos séculos 14 e 15.
Abaixo da Lua, são representadas duas torres (novamente representando o tema dos portais). Duas bestas – geralmente um lobo e um cão – sentam-se entre as construções e uivam para o alto, para a Lua. Elas personificam nossa natureza animal, admirada e amedrontada pelo aspecto da Lua, subordinada por sua influência.
Na parte inferior da carta, se encontra um lago, do qual um caranguejo ou lagosta rasteja. O simbolismo nesse caso, assim como as gotas que caem da Lua, está na água, que é incondicionalmente influenciada pelo ciclo lunar.
O Arcano completo mostra que ainda que a energia venha da Lua, seu poder e influência na Terra e em nós mesmos é muito forte. A água, geralmente símbolo de vitalidade, nesse caso, representa fluidez.
A mensagem é de um perigo que deve ser evitado: você quer aprender a moldar os eventos em lugar de adquirir forma sob sua influência.
Significados e interpretações da carta d’A Lua
-
Quando a carta está de cabeça para cima
Traição. Tempos ruins, ansiedade, insônia, pesadelos. Doença, instabilidade. Você pode esperar perigos no futuro. Seus inimigos têm grandes chances de prejudicar sua posição através de calúnias e traição.
Outros simbolismos incluem:
- decepção, inimigos ocultos ou secretos, enfermidades camufladas, perigos disfarçados
- desordem, erros, medos, escândalo, ilusões, contenção
- intuição, habilidades psíquicas escondidas possuídas pelo Consulente, poderes ocultos em ação ao redor da pessoa
A carta d’A Lua avisa ao Consulente que nem tudo é o que parece ser. Desordem, confusão, mal-entendidos que surgem como resultado da análise errada de uma determinada situação ou da desonestidade de alguém – tudo isso pode suprimir o espírito das pessoas e levar a quadros de frustração e depressão.
Essa carta convence o Consulente a confiar mais em seus instintos e intuição que em julgamentos no que se refere a superar dificuldades.
-
Quando a carta está de cabeça para baixo
Superação de dificuldades, encerramento de problemas, pequenos erros, danos não muito sérios. A posição de seus inimigos é muito precária, de forma que o sucesso será seu. Outros significados podem ser:
- ansiedade, erros e decepções insignificantes, falhas em detalhes, fim de desapontamentos
- engano e perigo, embora de menor importância
- problemas de saúde, instabilidade, silêncio, inconstância
Quando invertida, a carta d’A Lua é também indesejável, pois aponta um período de confusão e desentendimentos, ainda que menores que aqueles que indica quando de cabeça para cima. Pode indicar ansiedade causada por um estado de saúde, especialmente no campo da ginecologia – quando o Consulente é uma mulher.
Nessa posição, indica pequenos enganos, objetivos alcançados sem esforço, de forma que você não precisou pagar o preço real por isso (será que isso é bom?). Representa erros triviais e simboliza suspeita, podendo também tratar de uma estagnação em determinadas áreas da vida.
-
Significado interno da carta
Forças ocultas com tremenda energia agem ao seu redor. Você pode não ter forças para controlá-las, mas com certeza tem para escapar de seu controle. Observe cada passo seu.
Quer você reconheça isso ou não, você tem tremendas habilidades psíquicas, a maioria latente, ocultas, de modo que até agora, você obviamente usou muito pouco essa vantagem. Agora é o melhor momento para desenvolver e aprender a controlá-las, pois no futuro, você pode precisar delas.
Aja sabiamente. Atente para que o fato de que tanto o mau uso dessas habilidades quanto a recusa em utilizá-las pode levá-lo a caminhos perigosos.
Um grande poder pode ser conquistado, mas existem perigos para os quais o buscados deve sempre se atentar.
A Lua do Tarô personifica a tentação do conhecimento oculto, escondido e das verdades obscurecidas. A falta de informações completas causa mal-entendidos e conflitos mútuos, tornando difícil, se não impossível, chegar às conclusões certas.
Certifique-se de entender claramente o que você e precisa antes de dar o próximo passo.
Não esqueça de que a carta pode significar também loucura, que pode levar ao desespero e até mesmo ao suicídio. Tudo isso pode interferir na sua busca por conhecimento e poderes ocultos.
A carta d’A Lua tem certo magnetismo, que atrai e domina. Ela apela para nossa natureza animal, atos e subconsciente, para a vontade que não obedece a pensamentos racionais.
A única forma de evitar esse perigo é tomar o controle intencionalmente: você deve resistir à influência e manter poder sobre si mesmo. De forma resumida: para evitar o perigo na carta d’A Lua, você deve aprender a usar sua mente constantemente, seu consciente.
Você não cede aos instintos, não sucumbe às emoções. Você aprende, seguindo o caminho do Tarô, a confiar em seu consciente e desenvolver habilidades mentais. Mas é chegado o momento de ter essas habilidades sob controle consciente. É a mente que distingue pessoas de animais (que, sem perceber, se tornam objetos da influência lunar) e de elementos inanimados (como por exemplo, o mar, que é totalmente afetado pela Lua). De agora em diante, use sua mente ou deixe a busca para lá. Você não pode mais agir de acordo somente com seus instintos.
Leia também:
- Os Arcanos Maiores e Menores na estrutura do Tarô
- O Tolo
- O Mago
- A Sacerdotisa
- A Imperatriz
- O Imperador
- O Hierofante
- Os Amantes
- A Carruagem
- A Justiça
- O Eremita
- A Roda da Fortuna
- A Força
- O Enforcado
- A Morte
- A Temperança
- O Diabo
- A Torre
- A Estrela