O coração do fogo personifica a força motriz da vida, da atividade, do presente. Pessoas com o tipo de temperamento colérico são as que possuem mais contato com esse elemento. Entre os signos do zodíaco estão Áries, Leão e Sagitário. Mas nem sempre as pessoas nascidas sob esses sinais têm um tipo de temperamento ardente. Portanto, a manifestação desse ou aquele elemento na energia de uma pessoa precisa ser verificada individualmente o elemento se encontra em sua essência e não de acordo com dados de nascimento.
Na magia, os elementos do fogo podem ser usados do lado físico e da energia. Energia dos elementos de fogo são usadas para fortalecer certos ritos, feitiços ou fórmulas mágicas. Para agitar qualquer situação estagnada, melhorar o fluxo de novos eventos: dinheiro, clientes para o negócio, etc. Na magia do amor, o Fogo ajuda a fomentar sentimentos, fortalecer a paixão, animar.
No sentido físico, os elementos do fogo podem ser controlados diretamente – usando a pirocinese. Na prática, ajuda a acender um fogo mais rapidamente, ou a extingui-lo, para controlar o movimento da chama de um fogo ou uma vela, causar mudanças no clima (chamas de calor, aquecer seu corpo no frio) e fazer outras coisas para as quais se tem força, imaginação e habilidades para executar.
Aquele que aprende a magia do fogo rapidamente entende que, para se trabalhar com esse elemento, é preciso ter muito cuidado. Após os rituais com os elementos, certifique-se de fechar os portais dos elementos que você abriu, caso contrário, a manifestação física deles não tardará a se apresentar.
Se quer aprender a gerenciar os elementos do fogo, primeiro determine suas qualidades básicas. Encontre todas as informações sobre este elemento que você puder – de qualquer fonte. A melhor fonte -como para tudo em magia- são seus próprios pensamentos. Comece diariamente a meditar observando a chama de uma vela. Simplesmente, em um estado de calma, observe o movimento da chama, penetre nele com sua consciência e acompanhe quais pensamentos e sentimentos você tem. É aconselhável anotar tudo que lhe vier à cabeça durante essas meditações introdutórias.
Quando sentir que possui uma afinidade com os elementos do Fogo, você vai entender e sentir que já pode começar exercícios sobre o movimento das energias desse elemento. Para realizar qualitativamente esses exercícios, você deve poder controlar adequadamente as energias – qualquer que seja.
E para aprender a controlar as energias, comece com esse treinamento: em uma posição calma – sentado ou deitado – tente empurrar mentalmente o sangue para diferentes partes do corpo. Imagine como se o sangue fluísse intensamente, seu fluxo é mais amplo. Um indicador da correção da ação será uma sensação de formigamento, rubor, aquecimento no local para onde você enviou o sangue. Tendo aprendido a conduzir o sangue, você aprenderá simultaneamente a mover energia, porque o princípio é o mesmo – representar o movimento pela imaginação, sentir movimento, empurrar energia ou sangue pela vontade, literalmente – para fazê-la se mover mentalmente.
Agora, você só precisa aprender a sentir a energia – o treinamento da magia do fogo passa rapidamente para aqueles que já sabem como fazer isso.