Diarreia é uma doença bastante comum, e suas principais características são aumento do número de evacuações e perda de consistência das fezes (fezes líquidas). Algumas pessoas acreditam que a doença se trata de algo “bobo”, mas ela pode levar até mesmo à morte – como aconteceu em 2013, quando houve uma epidemia que acometeu mais de 60 mil pessoas e matou 37 delas em Alagoas.
Uma das piores complicações da diarreia é a desidratação, e é importante entender que adultos são mais resistentes, enquanto bebês, crianças e idosos devem ter os cuidados redobrados, já que desidratam-se com facilidade. A desidratação pode levar à letargia, confusão mental, diminuição da urina e das reservas de água do corpo humano, além de reduzir os níveis de dois importantes minerais: sódio e potássio.
Tipos de diarreia
Existem dois principais tipos de diarreia: aguda ou crônica, sendo que basicamente, os nomes se referem ao tempo de duração.
Aguda: os sintomas duram de 2 a 3 dias, podendo se prolongar.
Crônica: o incômodo é prolongado por um período que costuma durar entre uma a quatro semanas.
Causas
A causa mais comum da diarreia são infecções, seja por vírus, bactérias ou outros parasitas que invadem o organismo, causando gastroenterites – inflamações agudas que comprometem os órgãos do sistema gastrointestinal. Confira abaixo outras causas que podem estar associadas.
- Intoxicação alimentar;
- Consumo de água contaminada;
- Abuso de laxantes;
- Ansiedade;
- Estresse;
- Distúrbios hormonais;
- Efeitos colaterais de alguns medicamentos;
- Infecções por bactérias como a Salmonella e a Shighella;
- Toxinas bacterianas como a do estafilococus;
- Parasitas intestinais causadores de amebíase e giardíase;
- Intolerância ao sorbitol, adoçante obtido a partir da glicose;
- Doenças tais como: doença de Chron, colites ulcerosas, Síndrome do Intestino Irritável (SII), intolerância à lactose, doença celíaca, câncer intestinal e outras.
Sintomas
O principal sintoma da diarreia é a presença de fezes líquidas na evacuação, outros sintomas são:
- Fezes frequentes e líquidas;
- Febre;
- Fraqueza;
- Dores ou desconfortos abdominais;
- Dor na região anal;
- Vômitos.
Prevenção
Confira abaixo as melhores dicas para prevenir a doença:
- Aumente a ingestão de líquidos, ficando sempre atento para não ingerir água contaminada.
- Mantenha as mãos limpas, principalmente após ir ao banheiro e antes das refeições;
- Evite vegetais não cozidos ou frutas com casca;
- Evite frutos do mar crus ou carne mal passada;
- Caso tenha intolerância à lactose, evite o consumo de lacticínios;
- Evite excesso de açúcares, de sal (sódio), leite e alimentos gordurosos.
Tratamento natural
Como dito anteriormente, ter diarreia é algo muito comum – a maioria das pessoas apresenta 1 episódio por ano. A boa notícia é que na maioria dos casos, o quadro de diarreia é curto e pode ser resolvido com tratamentos naturais! Confira agora algumas dicas e receitas.
O primeiro passo é se hidratar bem, visto que a desidratação provocada pela perda de água nas fezes é uma das principais complicações da diarreia. Soluções que contenham água, sódio e glicose são uma boa pedida – menos para pessoas com pressão alta.
Receita do soro caseiro:
Ingredientes:
- 3,5 gramas de sal
- 20 gramas de açúcar
- 1 litro de água filtrada.
Modo de preparo: dilua os ingredientes na água e consuma cerca de 150 a 300mL por hora caso adulto, e 50 m por quilo caso crianças – isso a cada 4 horas. Outros líquidos como refrigerantes e isotônicos devem ser ingeridos com cuidado.
Chá de goiabeira para diabete:
Ingredientes:
- 3 folhas de goiabeira
- 100 ml de água.
Modo de preparo: ferva as folhas na água. Depois de fervida, abafe por 10 minutos e beba.
Remédio de maizena e limão:
Ingredientes:
- 200mL de água
- 1 colher de sopa de maizena
- suco de 1 limão.
Modo de preparo: misture todos os ingredientes e beba.
Canja de Galinha: o ideal para a alimentação é uma canja preparada com peito de frango sem pele, cenoura e arroz com um pouquinho de sal. Essa canja alimenta e a água da fervura do arroz beneficia o intestino, assim como o sal ajuda a reter líquido, evitando a desidratação.
Nota: vale destacar que os tratamentos aqui informados NÃO substituem o acompanhamento médico e mulheres grávidas devem tomar cuidado redobrado antes de ingerir qualquer tipo de substância. Consulte um especialista. Qualquer diarreia prolongada, intensa, com presença de sangue ou que venha acompanhada de febre alta e outros sinto