A criação de poções de diferentes tipos era uma prática comum da Alquimia, que remonta a pelo menos 2.500 anos e que forneceu a base para a química inorgânica moderna. Homens e mulheres medievais empregavam poções amplamente em seus remédios populares, como um tipo de fitoterapia.
Ao longo dos séculos, no entanto, as poções adquiriram uma má reputação. Uma imagem muito comum era a de velhas bruxas reunidas em torno de um fervente caldeirão em que as suas poções eram fervidas e nas quais os mais inusitados ingredientes – olho de sapo, perna de salamandra e afins – eram adicionados.
-
Planejando sua poção
Tudo vai depender do uso que você dará à sua poção. Certifique-se de adicionar apenas ingredientes que não prejudiquem sua pele se ela for para banho, massagens e afins.
Se você planeja uma bebida, naturalmente, você deve certificar-se de usar apenas produtos que possam ser ingeridos – atente-se muito a isso, pois algumas plantas podem ser venenosas.
Você consumirá a poção, ou servirá para amigos? Se for servi-la a amigos certifique-se não incluir nela nenhuma planta que possa causar alergias a seus amigos e convidados.
-
Que intenção mágica essa poção terá?
Use ingredientes que apoiem sua intenção de acordo com suas associações mágicas.
Se está fazendo uma poção para aumentar suas habilidades psíquicas, por exemplo, você pode usar água que tenha sido infundida com a energia da lua cheia, jasmim seco, lavanda e canela em pau.
É muito válido estabelecer a intenção com antecedência e então pesquisar sobre os melhores ingredientes para aquele preparo em específico.
-
Ferramentas para a confecção de sua poção
-
Caldeirão, panela e afins
O caldeirão é a ferramenta mais tradicional para o preparo de poções. Você vai querer um caldeirão feito de ferro fundido com capacidade para pelo menos 250 mls de líquido.
Se você não tiver um caldeirão, sinta-se à vontade para usar uma panela ou até mesmo um pote de barro. Contanto que você limpe a energia de seu recipiente de cozinha antes de começar, não importa que você o utilize.
Se você estiver aquecendo sua poção, certifique-se de que o recipiente que você vai usar seja resistente ao calor.
-
Athame
Um athame é uma pequena faca usada apenas para fins mágicos. Normalmente, são punhais de dois gumes com alças decorativas, mas qualquer faca que você disponibilize apenas para uso mágico pode servir como seu athame.
Confira lojas de revenda, vendas de garagem ou lojas especializadas para encontrar um athame para a sua produção de poções. Se você não tiver uma, uma colher de pau energeticamente limpa pode funcionar tão bem quanto.
-
Vela ou outra fonte de calor
Uma fonte de calor, como uma vela, uma fogueira, uma chapa quente ou um fogão de cozinha, geralmente são necessários para a produção de poções.
Escolha qualquer fonte de calor que faça sentido para o recipiente de cozinha que você está usando e para a quantidade de poção que você está fazendo. Certifique-se de ficar seguro quando estiver trabalhando com fogo.
Nunca use uma fonte de calor com a qual você não se sinta confortável (ou seguro). Você também pode deixar sua poção no sol, ou renunciar a uma fonte de calor completamente usando uma geladeira ou deixando a poção em temperatura ambiente enquanto os ingredientes se misturam.
-
Coador
Você precisará de um coador que seja bom o suficiente para separar os ingredientes que você adicionou à sua poção. Gaze em geral é uma boa opção para isso.
-
Frascos
Um frasco de vidro é necessário para armazenar sua poção. Frascos de vidro são excelentes para isso porque são baratos, vêm em uma variedade de tamanhos diferentes e são feitos para resistir a temperaturas altas ou baixas.
- Incensos
Use incensos para limpar seu espaço, suas ferramentas e seus ingredientes enquanto faz sua poção. As ervas sálvia, sândalo, hortelã-pimenta, lavanda ou erva-doce são ótimas para fins de purificação.
-
Usando cristais ou pedras
Coisas a notar quando se trabalha com cristais:
Alguns cristais dissolvem-se ou tornam-se tóxicos quando colocados na água.
Alguns cristais são danificados por certos ingredientes, como sal. Certifique-se de pesquisar sobre o cristal que você planeja usar antes de fazer sua poção para evitar prejudicar a si mesmo ou ao seu cristal.
Cristais de quartzo claros e coloridos são seguros para fazer poções.
- Use quartzo claro para amplificar a intenção de sua poção.
- Use ametista (uma forma de quartzo) para melhorar suas habilidades psíquicas.
- Citrino (quartzo de cor amarela) é perfeito para poções de sucesso e abundância.
- O quartzo rosa é ideal para uma poção do amor.
Ao adicionar um cristal à sua poção, esteja ciente da temperatura do líquido. Muitos cristais – mesmo os mais resistentes – podem se quebrar se forem submersos em líquidos muito quentes ou frios.
Aguarde até que o líquido tenha esfriado à temperatura ambiente antes de adicionar o seu cristal ou gradualmente aqueça (ou resfrie) o líquido depois de adicionar o cristal.
Verifique se o seu cristal foi higienizado antes de usá-lo em uma poção que você está pensando em beber.
Saiba mais sobre a influencia das cores dos cristais.
-
Líquidos para poções
- Água de nascente destilada ou natural, água da chuva, água do mar, água do rio ou água com infusão de cristais. Verifique se você está usando água limpa e filtrada se estiver fazendo uma poção para beber;
- Suco de frutas ou vegetais – você pode escolher um suco com base na cor ou pelas qualidades mágicas associadas à fruta ou ao vegetal de onde veio;
- Vinho tinto ou branco;
- Outros líquidos bebíveis, como leite de amêndoa, café, chá, mel ou cidra;
- É melhor usar um líquido menos processado quanto possível;
- Bebidas caseiras são uma boa pedida – você pode fazer sua poção usando vinho de rosas ou uma geleia de dente de leão.
- Óleos naturais neutros, como óleo de amêndoa, óleo de abacate, óleo de coco ou outro óleo vegetal.
-
Espaço Sagrado
Depois de escolher seus ingredientes, acenda um pouco de incenso para limpar seu espaço de trabalho.
Passe todos os seus ingredientes pela fumaça do incenso para limpá-los. Agradeça ao elemento do ar por emprestar seu poder para que você realize seus feitiços.
Mantenha o incenso queimando por todo o tempo em que você estiver fazendo sua poção. Certifique-se de que seu espaço é bem ventilado e de que não há crianças ou animais por perto.
-
Preparando seu Líquido Base
Despeje o líquido base em seu caldeirão (ou qualquer outro recipiente que você for usar para cozinhar sua poção). Ao fazer isso, declare sua intenção.
Normalmente, as intenções mais poderosas são aquelas declaradas com total sinceridade e humildade – no geral, afirmações positivas podem funcionar se entrarem em ressonância com você. Por exemplo: “Esta poção deve abrir meu coração, mente e alma para o mundo espiritual”.
Depois de declarar sua intenção (em voz alta ou em sua cabeça), coloque uma fonte de calor sob o caldeirão para aquecer seu líquido.
Segure cada ingrediente em sua mão e visualize sua vida depois que sua poção tiver trabalhado sua mágica.
Por exemplo, você pode se imaginar jogando tarot com maestria depois de beber sua poção de habilidades psíquicas. Sinta as emoções positivas associadas à sua intenção. Visualize essa energia passando de suas mãos para os ingredientes.
-
Combinando e misturando ingredientes
Depois de adicionar seus ingredientes, mexa a poção com o seu athame – ou colher de pau. Mexa no sentido horário se você estiver fazendo uma poção com energia “projetiva”, como manifestar, aumentar ou desejar.
Mexa no sentido anti-horário, se você estiver fazendo uma poção com energia “receptiva”, como liberar, banir ou chamar. Se a sua intenção não se encaixa em nenhuma das categorias, mexa-a intuitivamente em qualquer direção que pareça correta para você.
Você pode escolher o número de vezes que mexerá sua poção se essa informação não estiver especificada na receita que você está usando. Treze é um poderoso número de bruxas para usar, mas qualquer número que tenha significado para você pode ser usado.
Se você associar o número onze a mensagens psíquicas ou espirituais, por exemplo, então mexa sua poção onze vezes.
-
Coe a sua poção
Usando um filtro fino ou uma gaze, retire as ervas da sua poção. Você pode descartar as ervas ou deixá-las secar e usá-las para fazer incensos ou outros feitiços.
Deixe que a poção volte naturalmente à temperatura ambiente.
-
Infundindo sua poção com o poder de cristais
Coloque um cristal no líquido e deixe-o infundir sua energia na poção. Faça isso por pelo menos dez minutos – mas quanto mais tempo, melhor.
A quantidade de tempo que você mantém o cristal no líquido depende do tipo de líquido. Se for um vinho ou kombucha, você pode não querer deixá-la exposta por um tempo prolongado. Use seu melhor julgamento aqui.
-
Formas de usar sua poção
- Você pode beber a poção enquanto visualiza sua intenção ou servir para seus amigos bruxos em uma cerimônia;
- Você também pode usar a poção para ungir a si mesmo, suas ferramentas mágicas, velas, cristais ou sua casa;
- Despeje sua poção em um frasco de spray – diluindo-o conforme necessário – e pulverize-o em qualquer lugar que faça sentido para a sua intenção;
- Adicione-a à sua água de banho para um ritual de imersão;
- Polvilhe em suas mãos antes de fazer previsões ou outros feitiços.
-
Armazenando sua poção
Dependendo de quais ingredientes usou em sua poção, você provavelmente desejará usá-la dentro de um dia ou dois. Você pode prolongar a vida da sua poção adicionando sal ou mantendo-a na geladeira.
Se você planeja manter sua poção por mais de uma semana, congele-a. Embora eu acredite que uma poção fresca tenha mais poder, a congelada vai ter algum poder também.
-
Criando suas próprias poções
Se você usar essas diretrizes, poderá criar poções para qualquer tipo de mágica que desejar realizar. Se você está apenas começando com a produção de poções, tente algo simples.
Faça uma poção usando um ou dois ingredientes, ou faça uma poção de cristal embebendo um único cristal de quartzo em água filtrada. Depois de se familiarizar com ingredientes diferentes, experimente misturas mais avançadas.
Certifique-se de prestar muita atenção ao que você está usando. Anote seus resultados e ajuste suas receitas de poções de acordo. Lembre-se que cada bruxo/bruxa provavelmente conseguirá obter resultados diferentes de uma mesma poção – isso ocorre pelas diversas afinidades únicas de cada pessoa.
Leia também:
A energia dos elementos e a natureza do homem – como elas estão interligadas?
Bola de cristal – como fazer previsões
Propriedades mágicas do Salgueiro
A magia das velas: dicas e nuances de uso