Miçangas ou pulseiras de coral foram consideradas um dos melhores presentes por praticamente todos os povos do mundo.
Os gregos acreditavam que tal ornamento tinha o poder de prolongar a juventude e proteger as pessoas contra doenças graves, ao passo que sábios chineses ou indianos usavam rosários feito desse material para se unir à sabedoria dos deuses. Atribuía-se à pedra a capacidade de aguçar a intuição e fortalecer o dom da previsão.
-
Um pequeno médico vindo das profundezas do oceano
Desde os tempos antigos, nos países tropicais, os habitantes das áreas litorais valorizavam os corais por sua beleza e variedade de tonalidades.
As pedras vermelhas escuras eram consideradas masculinas, e as variedades claras eram consideradas femininas. Os nossos antepassados não imaginavam como esse habitante do mar vivia em condições naturais, por isso inventaram lendas muito românticas sobre a sua origem: em particular, o material foi comparado a gotículas de sangue de dragão, e até mesmo inventaram um nome apropriado: draconite.
O coral é uma pedra com propriedades mágicas, que a humanidade busca usar desde o alvorecer da civilização:
- Os esculápios aconselhavam a aplicá-la aos pontos doloridos (para tratar dores de cabeça e de garganta, úlceras e feridas) ou moê-la para adicionar a pomadas, poções e caldos;
- Os curandeiros japoneses acreditavam que o pó de tons claros ajudava a fundir fraturas;
- Com a ajuda de minerais vermelhos, os antigos árabes purificavam o sangue dos pacientes.
Ainda mais vantagens foram encontradas pelas pessoas em raros corais de cor rosa. Devido a seu tom gentil, tais pedras foram chamadas de “asas de anjo”, e dadas a crianças e entes queridos para proteção contra feitiços mal-intencionados e mau olhado.
Acreditava-se que tal presente fortalecia a felicidade da família, melhorava o humor e curava insônias e melancolias.
-
Quem pode usar a joia?
Os antepassados acreditavam: se uma pessoa não tivesse muita sorte, o coral certamente a ajudaria, uma vez que suas propriedades mágicas atrairiam os dons do destino e afastariam desastres.
Amuletos especiais eram levados em longas viagens (principalmente marítimas). A crença no poder do mineral era incrivelmente forte. Acreditava-se que ele era capaz até mesmo de derrotar a morte!
Hoje os astrólogos asseguram que o coral se encaixa em absolutamente todos os representantes do Zodíaco, o que é uma das suas qualidades únicas, sendo que, no entanto, favorece ainda mais os nativos de signos aquáticos: Peixes, Escorpião e Câncer.
Há apenas um pequeno detalhe: se usada por longos períodos, a pedra torna o proprietário muito exigente e caprichoso. Para evitar esse efeito colateral, é necessário dosar seu efeito no corpo e limitar seu uso.
É melhor usar a joia sem parar durante o período de lua crescente. No pico, durante a lua nova, as pedras devem ser lavadas com água corrente, removendo a energia negativa acumulada e depois colocadas por duas semanas em um local escuro.
Periodicamente, eles podem “sair” durante a lua minguante, mas é desejável não abusar disso para não causar vazamentos de energia vital.
Leia também:
Propriedades medicinais e mágicas das pedras
Charoite: propriedades mágicas da pedra