O que é cirrose?
A maioria das pessoas acha que a cirrose é uma doença relacionada apenas ao abuso excessivo do álcool, porém, esse quadro pode ser causado por infecções ou inflamações no fígado. A doença é crônica, incurável e se caracteriza por fibrose e formação de nódulos que bloqueiam a circulação sanguínea através do órgão e afeta suas funções – impedindo a produção de bile e proteínas e prejudicando o metabolismo de carboidratos e a manutenção da glicose no sangue.
Fatores de risco e causas
A cirrose é mais comum entre os homens acima dos 40 anos de idade. Porém, acomete também as mulheres.
O consumo excessivo de bebidas alcoólicas é a principal causa da cirrose, pois o álcool causa danos aos tecidos vitais do fígado. Outras causas são: uso de drogas (incluindo cigarro), excesso de peso, hepatites crônicas virais – principalmente as do tipo B e C –, predisposição genética, consumo de medicamentos em excesso e diabetes.
Sintomas
A cirrose é uma doença sorrateira, sendo que, dependendo do caso, o paciente pode desenvolver o quadro sem ciência. No entanto, os principais sintomas da cirrose são: náuseas, vômitos, pele e olhos amarelados (icterícia), dor e inchaço abdominal, constipação, fígado aumentado, mau hálito intenso, urina escura, perda de cabelo e ascite (presença de líquido na cavidade abdominal).
Alguns sintomas podem indicar o estágio avançado da doença, eles são: cansaço sem explicação e rompimento de vasos sanguíneos. Em alguns casos, pode ocorrer encefalopatia hepática – síndrome que provoca alterações cerebrais provocadas pelo mau funcionamento do fígado.
Prevenções
Prevenir a cirrose é simples: basta seguir uma dieta saudável diariamente; evitar o consumo de bebidas alcoólicas, alimentos gordurosos – ficar com o peso em dia é de alta importância –, e hábitos de automedicação.
Alguns alimentos para prevenção: frutas cítricas, batata doce, banana, abacate, semente de cardo de leite, açafrão, gengibre, óleo de semente preta, raiz de bardana, azeite virgem, óleo de coco, vinagre de cidra de maçã, couve-flor, brócolis, couve, espinafre, agrião, aipo, aspargos, beterraba, cenoura, pepino, salsa, hortelã, coentro, manjericão e fígado de boi. Esses alimentos auxiliarão o fígado na filtragem de toxinas.
Tratamento natural para cirrose
A cirrose não tem cura: é uma doença progressiva onde o fígado é destruído pouco a pouco. Contudo, há tratamentos que melhoram a qualidade de vida e param o processo de formação de cicatrizes no fígado. Basicamente, o objetivo aqui é impedir que a cirrose se alastre e fique agravada. Veja abaixo algumas dicas.
- Sementes de mamão: restauram as condições do fígado quando ingeridas em pó.
- Moa um punhado de sementes secas. Pingue 10 gotas de suco de limão no equivalente a 1 colher de sopa do pó. Beba 2 vezes ao dia. Repita por um mês.
- Tratamento com sabugueiro: é ótimo para complementar o tratamento da cirrose hepática, pois esta planta medicinal favorece a produção de suor, sendo também útil também na desintoxicação.
- Ingredientes: 20g de folhas secas de sabugueiro e 1 litro de água fervente.
- Modo de preparo: coloque as folhas e a água fervente em uma panela, feche por 5 minutos. Após isso, aguarde esfriar, coe e beba até 2 xícaras de chá por dia.
Outros alimentos que podem ser úteis ao tratamento são: sucos de cenoura, couve, melancia, mamão e melão e chás de picão, boldo-do-chile, alfavaca, cavalinha, camomila, carqueja e dente de leão.
Nota: vale destacar que os tratamentos aqui informados NÃO substituem o acompanhamento médico. Mulheres grávidas devem tomar cuidado redobrado antes de ingerir qualquer tipo de substância. Consulte um especialista.