O pepino é um dos poucos vegetais que não provocam nada além de benefícios à saúde. Isto pode ser dito também sobre a água de pepino: rica em vitaminas e minerais, essa água é o melhor substituto para refrigerantes e outras bebidas, e uma das bebidas mais refrescantes em um dia quente de verão.
Além disso, é fácil de preparar: tudo que você precisa fazer é cortar o pepino em pedaços pequenos e acrescentar água. A bebida pode ser misturada com suco de pepino, que não é menos útil.
A água de pepino é rica em:
- Flavonoides (antioxidantes que impedem a oxidação pelos radicais livres);
- Vitamina C;
- Betacaroteno;
- Ácido Pantatênico (Vitamina B5);
- Molibdênio;
- Manganês;
- Potássio (que mantém o equilíbrio alcalino-hídrico do fluido celular, normaliza a pressão sanguínea);
- Cobre (que está envolvido na produção de glóbulos vermelhos);
- Fósforo;
- Silício (necessário para fortalecer os tecidos conjuntivos, incluindo cartilagem, pele e ligamentos);
- e muitos outros nutrientes.
Propriedades úteis
Aqui estão alguns benefícios de beber água de pepino.
Hidrata:
Beber bastante água todos os dias é obrigatório, uma vez que cerca de 50% do nosso corpo é água. Quando se perde o equilíbrio, o corpo não consegue lidar com muitas funções.
O líquido é responsável pelo transporte de nutrientes, regula a temperatura do corpo, remove toxinas, substâncias cancerígenas, participa do desenvolvimento do fluido de lubrificação das articulações e assim por diante. Sem a água, as células morrem.
A desidratação é perigosa para a saúde e pode levar a:
- Dores de cabeça persistentes;
- Pele seca;
- Cansaço;
- Fadiga;
- Cãibras;
- Tonturas
- E outros sintomas desagradáveis.
A água de pepino pode substituir a água potável normal. Ela cheira bem e mata a sede. Além disso, é capaz de aliviar a ressaca.
Combate os radicais livres:
Pepinos contêm vários compostos com poderosas propriedades antioxidantes – ácido ascórbico, betacaroteno e os flavonoides.
Os antioxidantes ajudam a combater:
- Envelhecimento prematuro;
- Irritação;
- Alterações neurodegenerativas;
- Problemas cutâneos.
E agem neutralizando a ação dos radicais livres e protegendo a pele dos efeitos nocivos da radiação ultravioleta. Eles impedem muitas doenças, como diabetes do tipo 2, doença de Alzheimer e doenças articulares crônicas.
Reabastece o corpo com vitaminas e minerais:
Apesar do fato de os pepinos serem consistidos de quase 95-96 por cento de água, eles contêm uma série de nutrientes essenciais. Ao beber água com pepino, você adiciona doses pequenas, mas essenciais de vitaminas e minerais que completam suas necessidades diárias.
Reduz o risco de câncer :
O pepino contém vários compostos químicos que impedem o desenvolvimento de certos tipos de câncer, impedindo a divisão celular descontrolada.
Por exemplo, a cucubircina é capaz de inibir as células cancerígenas e impedir seu crescimento.
O Fisetin, por sua vez, previne a progressão do câncer de próstata.
Reduz o risco de doenças cardíacas:
Pepinos contêm potássio, que ajuda na saúde do coração. Adicionalmente, o vegetal tem pouco sódio. Essa proporção é importante para regular a pressão arterial, uma vez que altos teores de sódio podem levar ao excessivo acúmulo de líquidos e, consequentemente, à alta pressão e edema.
Além disso, esses vegetais contêm vitamina K, que é responsável pela coagulação do sangue.
Limpa o corpo de toxinas:
Isso é bem lógico, pois a maior parte da água do pepino é apenas isso: água. Essa água expulsa todas as substâncias tóxicas do corpo de forma natural. O efeito da desintoxicação é aumentado pela presença de vitamina C e antioxidantes.
Age como diurético:
A água de pepino pode ajudar a eliminar o excesso de fluido. Juntamente a isso, todas as substâncias nocivas serão removidas, e o inchaço, reduzido.
Ajuda na digestão:
A água de pepino é ótima para o sistema digestivo, uma vez que a casca do pepino contém fibras insolúveis, que não são digeridas no estômago e que quando chegam no intestino, aumentam o peristaltismo, prevenindo, dessa forma, a constipação.
A água de pepino também aumenta o nível de Ph no estômago, ajudando a evitar o refluxo ácido.
Já a enzima erepsina está envolvida na digestão de proteínas.
Por fim, ao eliminar as toxinas do trato digestivo, a água de pepino promove o crescimento da microflora benéfica, o que ajuda a evitar muitos problemas com os intestinos.
Promove o emagrecimento:
Essa água tem poucas calorias, possui um aroma agradável e um sabor que vai fazer você beber mais do que o normal. Isso ajudará a evitar a sede, além de proteger da tentação de beber uma bebida gaseificada.
Muitas vezes seu cérebro pode confundir sede e fome, e, dessa forma, beber água com pepino pode ajudar a evitar lanches desnecessários.
Ao mesmo tempo, suas propriedades diuréticas aliviam o inchaço e a constipação.
Como preparar água de pepino
- Pegue um ou mais pepinos, lave-os bem e corte-os em cubos ou rodelas.
- Coloque no jarro e encha com água filtrada.
- Esmague ligeramente os pedaços com um garfo ou colher.
- Leve à geladeira por 2 horas ou deixe durante a noite. Quanto mais tempo a bebida estiver na geladeira, mais antioxidantes e outros nutrientes serão transferidos para a água.
- Adicione limão em rodelas caso goste de limão.
Existe uma segunda opção que consiste em despejar água quente em pepinos preparados e deixar repousar por cerca de meia hora, em seguida adicionando alguns cubos de gelo e acrescentando mais água purificada conforme necessário.
Para melhorar o sabor, você pode espremer um pouco de suco de limão.
A água de pepino é uma bebida nutritiva que é fácil de preparar e levar para qualquer lugar.