Aqui estão alguns jeitos de colocar suas unhas de volta à forma em caso de alguma enfermidade:
Reconheça o seu problema: com exceção das unhas encravadas, o fungo das unhas é provavelmente o problema mais desagradável. Quando você o contrai –geralmente em um dedão do pé –a unha se torna espessa, descolorida e quebradiça. Outros problemas nas unhas incluem unhas frágeis, que podem ser o resultado de idade ou de umidade excessiva ou o oposto, além de deficiências nutricionais. Ademais, certas doenças da pele podem afetar as unhas, incluindo a psoríase (pode causar espessamento e buracos das unhas) e a perda de cabelo irregular conhecida como “Alopecia areata” (pode causar enrugamento, buracos e engrossamento das unhas).
Se livre dos fungos: para combater fungos nas unhas, tente óleo Tea Tree. Um poderoso antiséptico que pode ajudar a fazer os fungos desaparecerem. Na verdade, o óleo se provou efetivo como um antifúngico como remédio medicinal contra fungos, aponta estudo. O melhor momento para a aplicação é logo após o banho, quando a pele está mais macia e receptiva.
De forma alternativa, você pode usar um talco antifúngico que absorva a umidade e previna o problema. Aplique nas meias também.
Se seu pé está sempre suado quando você chega em casa, troque de meias imediatamente. Se o seu trabalho é em escritório, leve um par limpo –especialmente durante o verão –para trocar antes que comece o expediente.
Não remova as cutículas: Quando você faz isso, danifica a barreira natural de proteção das unhas. Fungos e bactérias conseguem infectar mais facilmente o lugar desprotegido.
Tome vitaminas: tome 300microgramas de biotina, uma Vitamina B, de quatro a seis vezes por dia, juntamente com a comida. No passado, veterinários aprenderam que essa vitamina podia fortalecer os cascos de cavalos, que são compostos majoritariamente de queratina, o mesmo material presente nas unhas humanas. Se as suas unhas estão fracas ou quebradiças, a biotina pode ser tudo de que você precisa para fortalecê-las. Contudo, isso não funciona imediatamente. Você terá de ingerir por cerca de seis meses ou mais antes de notar diferença.
Beba um copo de chá de rabo de cavalo ou urtiga uma vez por dia: essas ervas possuem alto conteúdo de silica e outros minerais necessários ao crescimento e desenvolvimento das unhas.
Combata unhas quebradiças e fracas com uma dieta balanceada: se suas unhas estão quebradiças ou fracas, tente ingerir mais alimentos ricos em ácidos graxos. Eles podem ser encontrados em peixes e sementes de linhaça. Se você não costuma comer muito peixe, tome 1 colher de sopa de óleo de linhaça por dia (uma opção é usá-lo para temperar saladas), ou despeje um pouco no seu cereal ou em outros alimentos.
Além disso, se você perceber manchas em suas unhas, isso pode significar deficiência de zinco. Nozes, tubérculos, grãos integrais e mariscos são ótimas fontes do mineral.
Hidrate e proteja: para unhas secas e quebradiças, aplique vaselina ou um hidratante nas unhas para reter a hidratação ao redor e sob as unhas. Se você o fizer antes de dormir, tente usar um par de luvas finas de algodão para melhores resultados.
Use luvas quando for lavar louça ou fazer outras tarefas domésticas que signifique contato com água.
Evite removedores de esmaltes que contenham acetona ou formaldeídos: eles são agressivos e ressecam as unhas. Use removedores à base de acetato em seu lugar.
Diga NÃO às unhas postiças: para pessoas que tenham problemas com unhas fracas e quebradiças, as unhas artificiais podem parecer uma saída. Contudo, se você quer evitar fungos, diga “não” à elas. As unhas artificiais são coladas acima das reais, e a cola entre uma e outra pode abrigar colônias de fungos e bactérias. Pior ainda: pode-se desenvolver dolorosas infecções nessa área. Unhas artificiais são a causa mais comum de fungos nas unhas das mulheres.