O óleo de café verde é antidepressivo, antioxidante e um ótimo remédio para resfriados.
O café é a bebida revigorante mais famosa. A planta é nativa da Etiópia, embora hoje seja cultivada em outros países. No início, os grãos maduros são de cor verde, mas quando torrados, adquirem uma tonalidade marrom.
O café verde é famoso por sua rica composição e propriedades úteis, portanto, é usado não apenas na culinária, mas também na cosmetologia.
Óleo orgânico ou natural é produzido a partir desses grãos, e o produto tem as mesmas propriedades úteis que os próprios grãos têm. Devido ao método de prensagem a frio usado para obtenção do óleo, todas as vitaminas, minerais e outras substâncias úteis são preservadas no produto final.
Composição única
O principal componente do óleo, bem como dos grãos, é a cafeína, substância que tem um forte efeito tônico sobre o corpo. Além disso, a composição dos grãos de café verde e dos produtos obtidos sem tratamento térmico inclui substâncias como:
- retinol;
- vitaminas do grupo В;
- ácido ascórbico;
- vitamina Е;
- ácidos poliinsaturados;
- ferro, cálcio, fósforo e outros minerais;
- aminoácidos;
- ácidos clorogênico, cafeico e outros.
Cada um dos componentes tem seu próprio efeito positivo no corpo, bem como nos órgãos internos, pele, cabelos e assim por diante.
Propriedades do café verde
Os grãos de café verde, como o óleo produzido a partir deles, têm as seguintes propriedades:
- tônica;
- curativa;
- antisséptica;
- antioxidante, etc.
Devido ao efeito benéfico do café verde no organismo, este óleo é usado no tratamento de feridas externas e doenças de órgãos internos, bem como para fins cosméticos.
Das inúmeras propriedades e qualidades úteis desse produto, as mais importantes merecem destaque.
O óleo de café verde é:
- Um forte antioxidante: graças aos aminoácidos, ácido ascórbico e outros componentes, o café verde tem fortes propriedades antioxidantes e assim, retarda o processo de envelhecimento e remove os radicais livres e toxinas do corpo. Além disso, estudos de laboratório mostraram que o óleo de grão de café verde tem um efeito benéfico no fígado, pois promove a restauração das células desse órgão e evita o desenvolvimento de cirrose.
- Um excelente antidepressivo: os grãos de café verde têm a capacidade de tonificar e revigorar. Eles podem fornecer energia para o dia inteiro, mas ao mesmo tempo têm um efeito benéfico no sistema nervoso, prevenindo a depressão. Para sentir toda a potência do produto, não é necessário tomar café todos os dias ou aplicar o óleo na pele: basta colocar uma almofada de algodão umedecida com esse óleo na cabeceira da cama à noite. De manhã, você sentirá uma onda de energia.
- Um remédio simples, mas eficaz para o resfriados comuns: é melhor usar o óleo essencial de café no combate a resfriados. Basta respirar duas vezes sobre um frasco com o líquido perfumado para sentir seu nariz desentupir. O óleo ajuda a excretar o muco e a libertar as vias aéreas.
- Um remédio para náuseas: o óleo de café é melhor do que qualquer medicamento para combater crises graves de náusea. O leve cheiro desse líquido oleoso ajuda a se livrar dessa condição desagradável em um curto período de tempo. Essa propriedade pode ser especialmente útil para gestantes que sofrem de toxicose.
- Um excelente aromatizador natural: esse óleo essencial tem um aroma leve e agradável. Se você pingar apenas algumas gotas em uma lâmpada aromática, em alguns minutos o cômodo ficará cheio de um aroma agradável, enquanto odores desagradáveis e estranhos, pelo contrário, desaparecerão.
- Um repelente de insetos: com a chegada dos dias quentes de verão, quase todas as pessoas sofrem com mosquitos e outros insetos. Você pode se livrar deles não apenas com a ajuda de vários produtos químicos (sprays, loções), mas também usando óleo de café verde. Ao aromatizar seu quarto à noite, você se protege dos insetos, garante um bom sono e uma saúde forte.
Tipos de óleo de café verde e métodos de produção
Existem dois tipos principais de óleo de café verde. O óleo natural ou orgânico é obtido dos grãos de café por prensagem a frio. A falta de refinação (eliminação de odores) permite preservar todos os componentes úteis. Externamente, o óleo é uma substância esverdeada e viscosa.
O produto pode ser comprado em um frasco com um volume de 10 a 100 mililitros. É usado com mais frequência na cosmetologia como base para a fabricação de remédios caseiros, embora também possa atuar como um componente adicional para os cuidados com o rosto e o corpo.
É adequado para combater problemas capilares (queda de cabelo, pontas duplas, embotamento).
Já o óleo essencial pode ser comprado em um frasco pequeno (não mais que 30 mililitros). Ao contrário do óleo natural, o óleo essencial é obtido de brotos, folhas e outras partes da planta, e não dos grãos. É obtido através da destilação a vapor.
Como resultado, o líquido é muito concentrado. O óleo essencial é cheio de substâncias úteis e usado em pequenas doses. Algumas gotas são suficientes para um procedimento cosmético ou de aromaterapia.
Uso em cosmetologia
Devido à sua composição única e propriedades benéficas, o óleo de café verde é excelente no tratamento de problemas cosméticos e na prevenção dos mesmos. O óleo pode ser usado para os seguintes problemas:
- perda de cabelo;
- embotamento, pontas duplas e outros problemas com as madeixas;
- feridas, cortes e outros danos à pele;
- pele flácida;
- rugas;
- celulites, etc.
Tanto o óleo essencial quanto o óleo natural de grãos de café podem ser usados no combate a problemas cosméticos e geralmente são adicionados aos cosméticos industrializados ou caseiros.
O óleo pode fazer parte de máscaras e outros cosméticos caseiros ou ser usado para massagens e assim por diante.
-
Cuidados com o rosto
O óleo orgânico rico em vitaminas, minerais e outras substâncias benéficas pode ser usado para:
- Preparação de máscaras caseiras: como o óleo possui propriedades hidratantes e antioxidantes, é usado com mais frequência em máscaras antienvelhecimento. Para preparar esse remédio, basta adicionar de dez a doze gotas de óleo natural a uma máscara comum.
- Aplicações: é possível combater os pés de galinha ao redor dos olhos fazendo aplicações. Para isso, coloque almofadas de algodão umedecidas com óleo na área problemática e espere um pouco até que o produto comece a agir.
- Suplemento vitamínico: adicione óleo aos seus cremes ou loções favoritos para obter um efeito abrangente.
-
Cuidados com o corpo
Se você decidir pela utilização do óleo de café nos cuidados corporais, poderá usar os seguintes métodos:
- Aplicações: para combater vários problemas cosméticos, como por exemplo, estrias. Para isso, basta umedecer um pano macio com óleo natural e aplicá-lo nas áreas problemáticas por vários minutos. É preciso repetir o procedimento duas vezes por dia. Para aumentar o efeito do procedimento, vale adicionar um óleo essencial (um tipo só ou uma composição de óleos), mas atente: não utilize mais que duas ou três gotas de óleo aromático para cada duas colheres de sopa de óleo base.
- Máscaras: para tornar a pele macia, elástica e lisa, o óleo natural ou essencial deve ser adicionado às máscaras domésticas (use no máximo três a quatro gotas de óleo essencial).
- Massagens: para procedimentos de massagem, use o óleo natural em forma pura. A massagem deve ser feita como de costume. O óleo é adequado também para massagens anticelulite. É possível adicionar óleos essenciais, se desejado, mas sem exageros: use apenas um tipo de óleo essencial ou uma composição de óleos de vários tipos, mas sem exceder a quantidade total de cinco ou seis gotas.
- Aditivo para cosméticos: adicione o óleo essencial de grãos de café aos cosméticos usuais que você usa para cuidar do corpo. Isso os tornará mais eficazes. Ao misturar, mantenha as seguintes proporções: para dez gramas de um produto cosmético, por exemplo, um creme, pegue não mais do que oito gotas do óleo. Em seguida, use seu produto como de costume.
Para emagrecimento
O café verde contém significativamente menos ácido clorogênico, o que ajuda a combater quilos extras, embora em geral o óleo de café tenha um efeito benéfico nos processos metabólicos e promova a quebra de lipídios.
Não pense que o café verde sozinho o ajudará a perder peso, mas é perfeito como uma ferramenta adicional.
Depois de perder peso, muitas mulheres enfrentam o problema da pele flácida e estrias. O óleo de café verde é uma boa solução para esse problema. O produto ajuda a deixar a pele mais firme e a torná-la macia e elástica.
Como o óleo age na pele e no cabelo?
Devido a seu conteúdo de vitaminas e minerais, o óleo de café nutre as células da pele e fortalece as raízes capilares. Como resultado, o cabelo para de cair e começa a crescer mais rápido graças ao fornecimento de nutrientes.
Seu alto teor de ácido hialurônico contribui para a hidratação intensiva da pele. O óleo de grão de café:
- restaura e fortalece o cabelo;
- dá um brilho saudável aos fios;
- deixa a pele firme;
- evita o acúmulo de excesso de líquido nas células;
- elimina edemas;
- ajuda na luta contra celulites, etc.
Graças ao complexo vitamínico presente nesse produto, a microcirculação sanguínea e a nutrição celular são melhoradas. A produção de elastina aumenta, o que torna a pele mais firme e mais elástica. Graças a intensificação de processos metabólicos, o excesso de líquido para de se acumular nas células; e portanto, a pele fica mais firme.
O óleo também impede o acúmulo de toxinas que retêm o excesso de líquido no corpo e que causam edema.
Contraindicações
Como esse óleo contém uma grande quantidade de cafeína, não deve ser usado por pessoas com doenças cardíacas e transtornos mentais, bem como por aqueles que sofrem de glaucoma e doenças renais.
O óleo deve ser armazenado longe da luz solar direta, pois raios solares destroem as vitaminas e os nutrientes. Encontre um local de armazenamento mais fresco. Você pode guardá-lo na geladeira, mas nesse caso, o óleo ficará muito espesso devido ao seu conteúdo de cera.
Leia tambem:
Melhores óleos essenciais para aliviar dores musculares e nas articulações
Óleo de coco: propriedades e uso