O Pajem de Espadas (ou Valete) representa um jovem enérgico, perspicaz e autoconfiante, com uma mente analítica e afiada, que lhe permite entender rapidamente a essência de qualquer assunto. Ele é indispensável em negociações, principalmente se o Consulente precisar de agilidade e prudência. Em termos de situações, a carta fala de mudanças iminentes. O Consulente precisará tomar decisões rápidas e responsáveis.
Significados e interpretações do Pajem de Espadas
-
Quando a carta está de cabeça para cima
Curiosidade, capacidade de aprender, charme pessoal. Incerteza da situação, contradições, instabilidade, superficialidade. Você enfrentará mudanças – os eventos não se desenvolverão sem problemas. Mas você deve ter força, conhecimento e capacidade o suficiente para lidar com a situação.
O Pajem de Espadas do tarô pode representar uma pessoa que está brincando com sua amizade, embora a situação seja geralmente favorável e não cause sérias preocupações. Fofocas invejosas por suas costas não devem interferir muito na sua vida, embora seja sempre bom ter cautela. Outros simbolismos incluem:
- mente afiada, mudança, estado de alerta, aptidão
- geralmente faz referência a um jovem inteligente
- espionagem, missão secreta, autoridade
Se a carta não representar uma pessoa específica, tenha cuidado com olhos invejosos, fofocas e más notícias que você receberá ou já recebeu. A carta também pode servir como indicação de uma doença, podendo advertir também contra enganos. Permaneça extremamente vigilante.
-
Quando a carta está de cabeça para baixo
Más notícias, brigas, vergonha. Uma situação muito perigosa que pode surgir a qualquer momento. Enganação, traição. Um conflito sério com uma pessoa astuta, perigosa e cruel. Você deve estar atento e tomar medidas para sua própria proteção. Outros significados podem ser:
- um jovem (homem ou mulher) malicioso e traiçoeiro; uma pessoa que causará (ou tentará causar) dano ao Consulente por inveja ou maldade
- astúcia, maquinações secretas, aptidão, circunstâncias imprevistas
- uma pessoa desenfreada e sem tato
- perda de prudência, mente reprimida ou doença
O Pajem de Espadas invertido indica uma pessoa astuta, insincera e propensa a vingança – através da qual ela compensa sua própria inferioridade e deficiências. A ilusão aqui é uma realidade, e o Consulente precisa tomar medidas para se proteger.
Se você não é um inimigo do Pajem de Espadas, ele será capaz de fazer de você um inimigo, você sabendo disso ou não.
Más intenções, más notícias, mas em maior medida. Tudo isso pode surgir no momento mais inesperado e lugar mais inesperados.
-
Significado interno da carta
Um homem ou mulher muito jovem que ainda não alcançou a maturidade, mas que possui todas as qualidades da carta. O Pajem de Espadas não possui a força e o poder de seus antecessores de Espadas, mas pode ser igualmente desagradável, pois tem todos os ingredientes de uma pessoa excessivamente curiosa, maliciosa e malévola.
Como o Cavaleiro, o Pajem de Espadas pode ser atraente à sua maneira – é cheio de energia, confiante e ativo. Mas esse jovem é um mestre de insinuações, intrigas nos bastidores e observações nítidas que machucam.
O Pajem é um tipo de “grude” – uma pessoa que permanece próxima a fontes de poder na esperança de se fundir a ele ou fingir estar conectado. Ele (ou ela) pode fingir amizade, desde que isso lhe traga algum benefício. Como parceiro de qualquer empresa, ele vai decepcionar o Consulente – intencionalmente ou por negligência e preguiça.
Se a carta não representa uma pessoa específica, então esteja preparado para receber más notícias, fofocas, traição e perfídia.
Leia também:
- Os Arcanos Maiores e Menores na estrutura do Tarô
- O Tolo
- O Mago
- A Sacerdotisa
- A Imperatriz
- O Imperador
- O Hierofante
- Os Amantes
- A Carruagem
- A Justiça
- O Eremita
- A Roda da Fortuna
- A Força
- O Enforcado
- A Morte
- A Temperança
- O Diabo
- A Torre
- A Lua
- O Sol
- O Julgamento
- O Mundo
- As Espadas