O naipe de Espadas é o mais poderoso e perigoso de todos. Ele personifica o poder secular, mas aquele que é frequentemente usado incorretamente e para o mal, em benefício próprio.
Nas previsões, Espada alerta sobre inimigos, perigo, fracasso e até mesmo violência e morte.
Nobres medievais
Sendo um naipe da nobreza, da classe dos guerreiros, as Espadas são uma alegoria dos piores aspectos da alta classe hereditária. A nobreza patrimonial medieval dominava o mundo (literalmente!) usando a violência.
Quem não pertencia à classe deles nem merecia atenção. Representantes das classes mais baixas eram frequentemente explorados ou excluídos da sociedade. Eles não tinham direitos, nem proteção (além daquela que seu mestre lhes concedia a seu próprio critério) e muitas vezes nem eram considerados seres humanos.
A classe de guerreiros era principalmente engajada em batalhas internas, mas isso não dava vantagens aos camponeses que estavam no centro das guerras, visto que os guerreiros destruíam tudo que estava no caminho.
Atualidade
Na sociedade moderna também existem muitas dessas pessoas. Em termos de classe, as Espadas podem representar figuras políticas poderosas, grupos extremistas, organizações terroristas (ou autoridades que os financiam e usam), crime organizado, etc.
Em outras palavras, quaisquer forças ou grupos que considerem seus interesses acima de tudo, especialmente se ocuparem uma posição de poder ou usarem a força ou outros meios disponíveis para obter e manter esse poder.
A nível pessoal, as Espadas representam amigos falsos, parceiros de negócios ou outros perigos prontos para trair e ferir o Consulente. De qualquer forma, esse naipe descreve pessoas que sempre fazem não o que é justo, mas o que é benéfico para elas, raramente ligando para aqueles que são acidentalmente prejudicados por suas ações.
Pessoas representadas pelas Espadas são egoístas e rudes, intencional ou descuidadamente.
Definitivamente, não se deve confiar nelas, pois para elas, a violência é algo bem comum.
Essas pessoas cuidam de seus interesses próprios e não estão nem aí para o que acontecerá com você enquanto obtiverem o que desejam.
Elas o prejudicarão se for benéfico para elas ou apenas por prazer. Quando elas o ajudam, fazem isso apenas para seu próprio benefício.
Coisas dificeis de trabalhar
Os eventos e situações apresentados pelas Espadas não são apenas obstáculos no seu caminho. São perigos reais, talvez até fatais.
De forma geral, as Espadas representam doenças, desastres naturais e outros problemas sérios, às vezes até sinistros, incluindo a morte.
Mesmo que o problema não seja tão sério ou que esteja atenuado por outras cartas, as Espadas falam, no mínimo, de uma tristeza, ansiedade, disputa ou tensão.
Observe, no entanto, que a raiva e a vingança indicadas pelo naipe podem ser causadas por certa situação. Outras cartas na tiragem dirão se o Consulente tem um motivo legítimo de raiva (por exemplo, se ele foi seriamente insultado e simplesmente está se defendendo) ou se essa pessoa é inerentemente perigosa e não confiável.
Em geral, as espadas são um naipe malicioso e azarado e, quando as cartas desse naipe aparecem em uma configuração, prometem algo desagradável.
Ainda mais perigoso é que as Espadas carregam consigo não apenas sinais de infortúnios e fracassos, mas também elementos de força e poder. As Espadas – tanto pessoas como situações – não apenas desejam, mas também sabem infligir dor intensa.
Um pouco mais sobre o naipe de Espadas
O naipe de Espadas representa nossas habilidades mentais, em outras palavras, aquele lado da vida que está associado ao pensamento. As qualidades positivas associadas às Espadas são força, autoridade, coragem e iniciativa.
Mas, devido à dependência do elemento astrológico masculino do Ar, o naipe também representa conflitos e hostilidade que causam dor, medo e agressão. Além disso, indica um desejo de dizer a verdade, de ser absolutamente sincero. Essa franqueza causa conflitos, pois nem sempre as pessoas gostam de ouvir a verdade.
Portanto, não é surpreendente que a predominância de Espadas em uma tiragem traga más notícias: tradicionalmente, elas prenunciam brigas, doenças e morte.
Outros naipes predominantes indicarão áreas problemáticas (Copas – dificuldades na família ou nas relações com as pessoas; Ouros – problemas financeiros; Paus – problemas no trabalho) e servirão como um guia, que deve ser interpretado conforme a situação atual do Consulente.
As cartas da corte de Espadas representam pessoas nascidas sob os signos do Ar: Gêmeos, Libra e Aquário.
Descrição do símbolo do naipe
Com exceção do Às, o naipe de Espadas é frequentemente representado com armas com duas lâminas ou sabres, desembainhadas ou em uma bainha. Espadas simples, como as do Às (ou em baralhos ilustrados), são geralmente desembainhadas.
As Espadas nunca são retratadas como rapieiras (armas de destreza!). São sempre sabres de combate, espadas largas, pesadas, de duas mãos etc. O simbolismo é compreensível: aqui há força suficiente e a destreza é quase redundante.
O naipe de Espadas é uma alegoria ao poder absoluto e decadente.
Leia também:
Os Arcanos Maiores e Menores na estrutura do Tarô