Os benefícios mais impressionantes do ginseng para a saúde incluem sua capacidade de estimular a mente, aumentar a energia, aliviar inflamações, prevenir o câncer, reduzir o estresse e prevenir o envelhecimento.
Também ajuda a aumentar a potência sexual, a perda de peso, controlar diabetes, aliviar o desconforto menstrual, aumentar a saúde do cabelo e a proteger a pele.
-
O que é ginseng?
O ginseng é na verdade um termo amplo que incorpora quase uma dúzia de diferentes espécies de plantas pertencentes ao gênero Panax.
Esta planta altamente valorizada, que possui grandes raízes carnudas, é normalmente encontrada na América do Norte e em certas áreas mais frias da Ásia.
A raiz carnuda de cor clara é a parte da planta que tem o maior valor medicinal. A raiz pode ser comprada em forma seca, inteira ou fatiada.
O uso das folhas verdes e ovais do ginseng é muito mais limitado, mas possível.
A raiz de ginseng pode ser consumida por via oral ou incluída em suplementos, bebidas energéticas, refrescos, chás e outras formas.
O chá de ginseng é uma bebida amplamente conhecida e usada.
-
Fatos nutricionais sobre ginseng
O ginseng contém um composto chamado ginsenosides, que é responsável pelos principais benefícios medicinais da planta.
Outros compostos incluem poliacetilenos tais como panaxinol e panaxidol, compostos polifenicos, arginina e seus derivados, bem como polissacarídeos ácidos.
-
Benefícios do ginseng para a saúde
Abaixo conheceremos mais profundamente os benefícios do ginseng para a saúde:
-
Aumenta a energia
Os polissacarídeos e oligopeptídeos contidos no ginseng americano ajudam a diminuir o estresse oxidativo, combater a fadiga e aumentar a energia, especialmente em pacientes com câncer.
-
Melhora a habilidade cognitiva
O ginseng estimula habilidades cognitivas e atividades neurais que podem ser difíceis de alcançar em idades mais avançadas.
Além disso, os antioxidantes impedem o acúmulo de placa e radicais livres no cérebro, impedindo efetivamente o aparecimento de demência, Alzheimer e outros distúrbios cognitivos.
-
Reduz a toxicidade do álcool
O ginseng reduz a toxicidade do álcool no cérebro, aumentando a quantidade de enzimas que ajudam na quebra do álcool.
Consequentemente, tem efeitos positivos contra intoxicação alcoólica aguda.
-
Alivia o estresse
O ginseng asiático afeta o sistema nervoso do corpo de várias maneiras, inclusive através da melhora do humor e dos níveis de energia.
Além disso, os adaptogênios encontrados no ginseng mostraram alterar os níveis hormonais do corpo, o que pode ajudar no tratamento do estresse crônico.
-
Trata o TDAH
O ginseng vermelho coreano trata o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) e o poder de aprendizado em crianças.
-
Efeitos anti-inflamatórios
Os ginsenosídeos do ginseng vermelho coreano têm potentes propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que ajudam a reduzir o estresse oxidativo e aumentam a atividade enzimática.
Ele pode reduzir a inflamação dos nervos e melhorar a recuperação da função motora após lesões na medula espinhal.
-
Trata disfunção erétil
O ginsenosídeo no ginseng brasileiro libera o óxido nítrico das células endoteliais, tratando a disfunção erétil através da vasodilatação e relaxamento do tecido erétil.
Além disso, a erva também aumenta a secreção de testosterona em homens.
-
Ejaculação precoce
Aplicar cremes que tenham o ginseng como ingrediente no pênis uma hora antes da relação sexual e depois enxaguar imediatamente antes da relação ajuda a prevenir a ejaculação precoce.
-
Trata o desconforto menstrual
Como uma substância calmante e anti-inflamatória, o ginseng é frequentemente prescrito para mulheres que sofrem de desconforto menstrual e cólicas.
Ele também pode ajudar a reduzir alterações de humor, ondas de calor, ansiedade, sintomas depressivos, suores noturnos, secura vaginal, diminuição do desejo sexual, insônia, ganho de peso, queda de cabelo, irritabilidade e outras alterações relacionadas à menopausa em mulheres de meia-idade.
-
Melhora o desempenho sexual
Um dos usos tradicionais mais comuns do ginseng indiano (também conhecido como ashwagandha) era seu uso como um forte afrodisíaco. Acreditava-se que ginseng em pó aumentava o desempenho sexual masculino e a libido.
-
Fortalece o sistema imunológico
As propriedades antialérgicas, antimicrobianas e antioxidantes do ginseng funcionam como um mecanismo de defesa contra vários tipos de infecções microbianas e bacterianas.
De fato, a erva aumenta o efeito das vacinas contra doenças como a gripe, vírus da hepatite C, vírus sincicial respiratório (VSR) e rotavírus.
-
Reduz a fadiga
O ginseng siberiano é capaz de combater a fadiga e aumentar a vitalidade. Ele ajuda a diminuir a dor, que é um dos principais sintomas da fibromialgia.
Além disso, reduz a inflamação e estabiliza o efeito de citocinas inflamatórias após a quimioterapia em crianças. Adicionalmente, ele ajuda a curar a fadiga adrenal.
-
Perda de peso
A poderosa combinação de produtos químicos no ginseng ajuda na supressão do apetite, aumenta o metabolismo e queima gordura.
Quando o ginseng seco ou em pó é consumido, ele pode rapidamente suprimir as tentativas dos “hormônios da fome” de despertar qualquer desejo de comer excessivamente, ajudando na perda de peso.
-
Melhora a função dos pulmões
O ginseng reduz a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), uma doença pulmonar que causa inflamação das vias aéreas superiores que resulta em congestionamento, comichão nasal e espirros. Também tem a capacidade de eliminar infecções bacterianas dos pulmões.
-
Previne câncer
O ginseng apresenta propriedades anticancerígenas devido a um efeito coletivo de propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, apoptóticas e angiogênicas.
Segundo a pesquisa, a área oncológica mais promissora para o ginseng é o câncer colorretal: uma pesquisa mostrou uma diminuição direta na propagação do câncer colorretal e sintomas com a inclusão regular de ginseng na dieta.
Pesquisas anteriores sobre outros tipos de câncer, como câncer de mama, pele, pulmão, fígado e próstata, também mostraram propriedades antitumorais.
-
Reduz os níveis de açúcar no sangue
As propriedades glucoreguladoras do ginseng ajudam a reduzir os níveis de açúcar no sangue em pacientes com diabetes tipo 2.
Além disso, os ginsenosídeos da erva afetam a produção de insulina e melhoram a resistência à insulina no organismo.
-
Outros benefícios
Outros benefícios do ginseng incluem:
-
Prevenção do envelhecimento precoce
Em todo o mundo, o ginseng é valorizado por sua capacidade de reduzir os sinais de envelhecimento. Suas propriedades antioxidantes impedem os efeitos negativos dos radicais livres no corpo, o que impede danos celulares.
-
Melhora da saúde de cabelo
Um dos carboidratos naturais encontrados no ginseng tem sido diretamente relacionado à prevenção da alopecia e da calvície masculina. Aplicar seiva de ginseng ou consumir a planta diretamente pode melhorar a saúde dos folículos pilosos, prevenir o aparecimento de caspa e reduzir significativamente a perda de cabelo.
-
Cuidados da pele
O ginseng desintoxica e aumenta a imunidade da pele. Estimulando o fluxo sanguíneo por todo o corpo, particularmente para as células da pele, o ginseng faz com que a epiderme pareça jovem e hidratada.
-
Melhora da saúde do coração
Um estudo preliminar mostrou que os antioxidantes encontrados no ginseng podem prevenir danos no miocárdio e várias outras doenças cardíacas crônicas.
-
Redução dos níveis de colesterol
Estudos preliminares mostram que o ginseng vermelho chinês reduz o nível de colesterol sérico.
-
Efeitos colaterais
O ginseng é um tempero muito poderoso e pode causar reações negativas no corpo como:
- boca seca, dor de cabeça, tonturas, visão embaçada
- dores de estômago, diarreia
- reações alérgicas, reações na pele
- batimento cardíaco acelerado, pressão alta
- nervosismo, insônia e, em casos graves, delirium (inquietação e ilusão)
- edema (retenção de água)
- interação com medicamentos (drogas diabéticas, antidepressivos, morfina, estimulantes, etc.)
- A ingestão excessiva de ginseng pode causar Síndrome de Abuso de Ginseng, que pode se manifestar através da sensibilidade mamária, sangramento genital, hepatotoxicidade, hipertensão, convulsões, cãibras e toxicidade reprodutiva.
Atenção: não é recomendado para mulheres grávidas e lactantes.
Evite o uso de raiz de ginseng por mais de três meses. Lembre-se, tudo é bom com moderação! Sempre consulte um profissional antes de adicionar o ginseng à sua dieta regular ou suplemento.
Leia também:
Comportamento dos grilos ao lutar
Propriedades mágicas das orquídeas