A carta d’O Mundo é mais uma no Tarô que pode significar mudança, nesse caso, a conclusão bem-sucedida de uma fase da vida da pessoa e o início de uma outra.
O Mundo faça sobre a realização de oportunidades, sucesso material e crescimento intelectual. Restrições e coesões anteriores desaparecem e a pessoa ganha um senso de liberdade e paz.
Outra significado dessa carta diz respeito a viagens, especialmente sobre os mares.
Descrição da carta
Em quase todos os deques, a figura central dessa carta é uma jovem mulher nua coberta de maneira casta por um longo cachecol. Ela é cercada por uma guirlanda de folhas ou flores e folhas.
Em outros baralhos, ela segura varinhas ou cajados em ambas as mãos. A posição das mãos, no entanto, é diferente – em alguns Tarôs, ela faz gestos que lembram aqueles d’O Mago, com uma mão apontando para cima e a outra, para baixo.
Quatro diferentes figuras ficam localizadas nos quatro diferentes cantos da carta: no canto superior esquerdo toma lugar uma mulher alada ou anjo; no canto superior direito, fica uma águia ou falcão; enquanto no canto inferior esquerdo, localiza-se um touro; e no canto inferior direito, um leão.
Em alguns deques, são mostradas apenas as cabeças dessas quatro figuras, em outros, elas são representadas com asas.
Note que as posições dessas quatro figuras são similares àquelas às vezes mostradas na carta d’A Roda da Fortuna.
Significados e interpretações da carta d’O Mundo
-
Quando a carta está de cabeça para cima
Sucesso garantido, reconhecimento, relacionamentos sexuais felizes, boa sorte. Encontro com novas pessoas que podem se mostrar úteis. Sucesso definitivo no futuro e recompensa por isso. Moção, viagem, possibilidade de conhecer outros países. Outros simbolismos incluem:
- realização de ideia, sucesso garantido, prêmio, reconhecimento, glória
- harmonia, satisfação, perfeição, honestidade e verdade
- conclusão, conclusão de um ciclo, conquistas, unificação, união e jornada
O Mundo indica a conclusão bem-sucedida de algo (o último estágio), sucesso (incluindo material), conhecimento e a conquista de harmonia com o mundo. Essa carta é símbolo de sucesso, realização de desejos, conquista de objetivos e projetos para o futuro – no geral, uma série de bons eventos que darão frutos.
No Tarô, O Mundo pode simbolizar o fim de algum estágio na vida e o início de uma nova etapa. Pode significar o auxílio de terceiros e reconhecimento, elogios e reafirmações de retidão de terceiros. O Mundo é uma esperança para o futuro. Em alguns casos, fala sobre uma mudança de residência e/ou longa jornada.
-
Quando a carta está de cabeça para baixo
Inabilidade de resolver problemas, sentimento de estranhamento, dificuldade, adiamento. Tente não se entregar à apatia. Se você agir e pensar positivamente, a rotina não o dominará. Outros significados podem ser:
- atraso na implementação de planos, inércia, imobilidade, estagnação
- voo, desapontamento
Quando invertido, O Mundo significa que as mudanças foram adiadas, e que os projetos próximos de sua conclusão ainda não estão terminados. Possíveis colapsos nervosos também são indicados pela carta nessa posição – seja paciente e persista.
O Mundo de cabeça para baixo fala que o tempo para grandes mudanças para melhor ainda não chegou. Os resultados esperados ainda estão além do horizonte, mas você não deve perder as esperanças! Algumas vezes, essa posição combina sucesso e decepção/desapontamento,
-
Significado interno da carta
Você aprendeu as lições necessárias para essa encarnação (ou situação, caso esteja tratando de assuntos mundanos). Você se tornou aquilo que deve ser e sabe tudo que precisa saber. Você conquistou tudo que deve conquistar. Agora, pode fazer outras coisas, sabendo que essa tarefa foi completada sem nenhuma falha.
Existe uma advertência: nesse nível de conquista, não há possibilidade ou necessidade de se desenvolver nessa área. Mas quem conquista tudo que você conquistou não pode simplesmente se sentar e não fazer nada. Se, em lugar de procurar por uma nova área de crescimento você simplesmente se acomodar, o resultado será a estagnação. O trabalho está feito, é hora de ir adiante.
A carta O Mundo é o último arcano maior. Nesse sentido, você é o conhecedor que procurou ser através de sua jornada. Sua transformação, mostrada na carta anterior (O Julgamento), está completa. Você alcançou a unidade perfeita do corpo: matéria (corpo), mente (intelecto), alma (autoconhecimento) e espírito (subconsciente).
Essa carta simboliza o completo entendimento de sua própria natureza interna e das forças ao seu redor – e suas maestrias. Você sabe o que é bom e certo no mundo e reconhece a ordem certa para tudo. Você pode confiar em seu julgamento de ações nas circunstâncias presentes.
Não há possibilidade de colapso, pois você não tem mais a chance de tomar a decisão errada. Tudo que você faz é certo, e você tem direito a tudo que tem. Você sabe quem e o que é. Você sabe por que existe. Você sabe as razões para a sua existência. Todas as respostas servem como uma confirmações de seu destino. Essa é a recompensa por todos os seus esforços.
Leia também:
- Os Arcanos Maiores e Menores na estrutura do Tarô
- O Tolo
- O Mago
- A Sacerdotisa
- A Imperatriz
- O Imperador
- O Hierofante
- Os Amantes
- A Carruagem
- A Justiça
- O Eremita
- A Roda da Fortuna
- A Força
- O Enforcado
- A Morte
- A Temperança
- O Diabo
- A Torre
- A Estrela
- A Lua
- O Sol
- O Julgamento