A carta A Torre indica o colapso de uma ordem existente na vida. Ela pode também representar a rejeição de um antigo relacionamento ou um teste de amor ou amizade muito severo, depois do qual sua opinião sobre as pessoas próximas a você mudará drasticamente.
Via de regra, essa carta é prelúdio de falhas, calamidades, do colapso de planos e esperanças. Pode significar também destruição, ruína, vício, doença, morte. No geral, indica alguma mudança, colapso, um fim súbito para uma situação existente sob a influência de forças externas.
Descrição da Carta
Uma fortaleza ou torre de pedras. Sua abóbada é representada na forma de uma coroa. A torre está sendo atingida por um raio que vem dos céus e simboliza a Ira de Deus. A torre está em pedaços, despedaçando-se e caindo. Estilhaços e faíscas ou fogo podem ser vistos saindo da construção. Há também duas figuras humanas na carta, ambas masculinas, caindo do topo da torre em direção à morte.
A mensagem é clara: a estrutura simboliza a vaidade humana sendo destruída pela Ira de Deus.
Significados e interpretações da carta d’A Torre
-
Quando a carta está de cabeça para cima
Colapso, sofrimento, depressão, término, dificuldades financeiras, doença. Colapso de planos, mudança de emprego. Sua vida mudará completamente, e a ordem existente das coisas despencará. Existe a possibilidade de traição pelos outros, que levará ao colapso e trará vergonha. Se você quiser evitar desastres, seja extremamente cuidados e vigilante. Outros simbolismos incluem:
- mudanças abruptas, eventos inesperados, catástrofe repentina, colapso imprevisto, falha completa, destruição, infelicidade, estresse, vergonha, pobreza, engano
- perdas financeiras ou pessoais, tais como a destruição de seu lar ou negócios
- término de um casamento ou relações próxima
- mudanças catastróficas em seus assuntos pessoas e/ou financeiros
A carta d’A Torre representa colapso, trauma e conflitos. Para o Consulente, indica problemas, muito provavelmente inesperados: acidentes, doenças, perda de trabalho, casa ou fé. Mas não importa quão ruim tudo isso pareça ser, existe a possibilidade de suavizar sua interpretação: com uma atitude decisiva e otimista em relação aos eventos, o Consulente pode usar essas mudanças desagradáveis para novos começos e auto melhoramento.
-
Quando a carta está de cabeça para baixo
O significado é o mesmo de quando a carta está de cabeça para cima. Se possível, desista de tudo que o levou a essa situação. Significados aqui incluem:
- opressão, aprisionamento, dificuldades prolongadas, repressão, infelicidade, vergonha, tirania
- indica tudo que a carta de cabeça para cima indica, mas com consequências ainda mais dramáticas
Quando invertida, a carta d’A Torre também é um prelúdio de experiências desagradáveis. No entanto, os ferimentos (físicos ou emocionais) e suas consequências serão mais duradouros, pois não haverá atenuantes.
Dependência de circunstâncias existentes que não podem ser mudadas. Falhas, calamidades, colapso, destruição, ruína, doença, morte.
-
Significado interno da carta
Tudo que você conquistou colapsou. Em muitos casos, o desastre não teria acontecido se você tivesse agido com mais sabedoria desde o começo. Se você usar a sabedoria agora, pode evitar pelo menos alguns problemas.
Você foi longe demais e deve pagar. Esse desastre é o resultado de sua crença em um poder que não está lá, ou da utilização desse poder sem sabedoria ou para propósitos errôneos. Em outras palavras, você brincou demais, e a queda é culpa sua.
A história mais familiar correspondente ao simbolismo dessa carta é a da Torre de Babel: os babilônios se aproximaram demais daquela que seria a maior conquista da humanidade: a união completa dos povos. Eles falavam a mesma língua e trabalhavam juntos para conquistar um objetivo comum. O resultado de seu trabalho foi destruído, suas línguas mudaram e todos eles foram jogados aos quatro cantos do mundo.
É importante entender que não foi a construção da torre em si e nem o fato de trabalharem juntos que gerou o problema. O erro foi a razão pela qual os babilônios decidiram construir a torre: ao invés de usar seu poder combinado para revelar o divino em si mesmos, eles desafiaram Deus e tentaram governar a Terra em seu lugar.
A carta d’A Torre é antecedida pelo Diabo. O objetivo de seu avanço espiritual é se tornar como Deus. Mas o Tarô diz que isso não se tornará verdade se você abordar apenas o poder material. Tentado pela oportunidade de governar o mundo ao invés de buscar sabedoria e crescimento espiritual, você apenas perderá tudo que conseguiu até agora. A causa do desastre não é o poder em si, e sim sua utilização incorreta. A destruição é resultado direto de seus próprios julgamentos e do abuso de seu livre arbítrio.
Essa carta simboliza também perdas materiais: nas finanças, relacionamentos e de ordem de reputação e influência pessoa. Pode ser interpretada também como um aviso de que suas forças não são tão grandes quanto você pensa e de que seu entendimento não é tão completo quanto você crê que ele seja. Nesse sentido, o Tarô ilustra uma catástrofe que pode e irá acontecer àqueles que usarem a magia sem entender seu verdadeiro propósito: a queda.
Na esfera espiritual, A Torre simboliza o resultado de sua busca caso você aceite a oferta do Diabo.
Ainda que que alusões como essa estejam presentes em todas as cartas do Tarô, esse é o primeiro Arcano que fala diretamente como agir e ver o objetivo. Não tente conquistar o mundo.
Você deve aprender a ver além do óbvio um nível mais alto de conquista. Se você trocar seu crescimento espiritual por poder material, perderá tudo o que ganhou.
Leia também:
- Os Arcanos Maiores e Menores na estrutura do Tarô
- O Tolo
- O Mago
- A Sacerdotisa
- A Imperatriz
- O Imperador
- O Hierofante
- Os Amantes
- A Carruagem
- A Justiça
- O Eremita
- A Roda da Fortuna
- A Força
- O Enforcado
- A Morte
- A Temperança
- O Diabo