A Morte no Tarô não é uma carta tão terrível quanto as pessoas podem pensar: por exemplo, um de seus significados é o de que sua visão de mundo está se expandindo. Você deixou de lado suas restrições e, para você, “morte” não significa o fim físico, apenas o encerramento de uma situação existente que envolve profundas mudanças em sua mente e visão de mundo.
A carta d’A Morte é símbolo de mudança. As cartas a seu redor indicam as mudanças que o aguardam e quais áreas de sua vida elas afetarão.
Em qualquer caso, você terá a chance de um novo começo na vida. No geral, essa é uma alegoria ao fim de uma velha vida e das inevitáveis perdas associadas a esse momento.
A razão para a aparição dessa carta pode ser uma mudança de emprego, casamento ou até mesmo divórcio.
Descrição da Carta
Em muitos deques, A Morte é tradicionalmente representada por um esqueleto com uma foice. Em alguns baralhos, ele usa uma armadura negra e monta um cavalo. A figura às vezes ri e às vezes parece maligna ou vingativa.
O cenário ao fundo também varia bastante: ora vazio, como se a Terra em si tivesse morrido, ora cheio de partes do corpo humano – cabeças, braços, pernas, ossos, etc.
Algumas pessoas de diferentes castas são representadas na carta (reis, plebeus, crianças, sacerdotes) mortas ou na face da morte. A mensagem transmitida pela imagem é a de que não haverá piedade para ninguém.
Significados e interpretações da carta d’A Morte
-
Quando a carta está de cabeça para cima
Fim de uma velha situação e início de uma nova. Um novo negócio, novos desafios, o início de uma nova vida. Mesmo que essas mudanças tragam tristeza e mágoas, elas devem acontecer, pois juntamente a elas, virão também novas oportunidades, novos começos e novas vitórias. Outros significados incluem:
- mudanças para melhor, renascimento interior, conclusão de algo
- mudanças naturais, transformações, início de algo novo, fim de situações presentes
A leitura correta da carta d’A Morte é a de mudanças na vida do Consulente ou, ainda, de uma completa separação de situações ocorrendo no presente. Essas mudanças, dramáticas em seu núcleo, podem causar dor e sentimentos de perda, mas no fim, a pessoa deve aceitá-las e até mesmo recebê-las, pois com essas mudanças, virá também o início de uma nova vida.
A Morte no Tarô, talvez fale do encerramento de amizades, casamento (divórcio), mudanças na carreira ou de residência. Nesse caso, o Consulente deve sempre ter em mente que esses eventos não necessariamente são negativos: há males que vêm para o bem.
-
Quando a carta está de cabeça para baixo
Estagnação, dificuldades, desapontamentos. Mau relacionamento, perda de posicionamento. Existem pessoas famintas pela sua derrota. Monitore de perto a situação e não se permita ficar deprimido. Outros simbolismos incluem:
- inação temporária, inércia, sono, apatia, perda de fé ou esperança
- resistência a mudanças, colapso de certas esperanças
- destruição, perda, colapso de planos, mudanças para pior
Quando invertida, a carta d’A Morte indica uma enorme mudança no estilo de vida. O Consulente está tentando resistir, o que leva a dificuldades ainda maiores. Ele não reconhece o verdadeiro estado das coisas e não deseja abrir mão de sua antiga posição de estagnação.
A carta nessa posição indica medo de mudança, estagnação nos negócios, esforços que desgastam, mudanças lentas na vida e inconveniências associadas a problemas.
-
Significado interior da carta
Uma grande mudança está prestes a acontecer em sua vida. Boa ou má, ela não pode ser evitada.
Note que A Morte no tarô, ainda que simbolize uma transformação positiva a nível espiritual, ainda é desfavorável para a adivinhação: a pessoa passará por duras mudanças em sua vida e não há nada que possa mudar essa realidades.
Interprete cuidadosamente as outras cartas da tiragem para determinar quais são essas mudanças. Na vida material, pode indicar desde um divórcio à perda de um emprego e à morte literal. Caso a mudança tenha relação ao status material ou vida pessoal do Consulente, ele deve se certificar de tirar algum aprendizado ou ao menos sobreviver.
A Morte significa a separação total do passado, o fim de sua vida como ela é no presente. A carta pode ser interpretada como a rejeição de velhos ideais ou antigas ações.
Outra análise é a de uma completa mudança na vida; a transição de um modo de existência para o outro. Pode simbolizar também o fim de velhos laços por motivo de mudanças na vida e/ou pensamento do Consulente ou das pessoas que o cercam.
A Foice da Morte simboliza a colheita: você plantou sua semente, ela floresceu e agora é hora de colher os frutos. Você colhe o que aprendeu e se move para um próximo e mais elevado (caso você tenha feito tudo direito) nível de existência.
Em qualquer caso, não existe apenas a morte literal, mas também o início de uma nova vida.
A alegoria da Morte no Tarô indica o fim da personalidade que você era – mas isso não deve assustá-lo. É isso que você merece, e mais: é isso pelo que você trabalhou.
O fim de quem você é e de quem você já foi vem do seu sacrifício e de tudo que você aprendeu. Agora você dará início a algo completamente diferente, à uma nova vida que você não poderia nem mesmo imaginar.
O número da carta em si (o número 13), não é bom ou ruim: ele simboliza transformação – geralmente a materialização de uma mudança para melhor – e renascimento, a conexão entre o que é o que será.
Leia também:
- Os Arcanos Maiores e Menores na estrutura do Tarô
- O Tolo
- O Mago
- A Sacerdotisa
- A Imperatriz
- O Imperador
- O Hierofante
- Os Amantes
- A Carruagem
- A Justiça
- O Eremita
- A Roda da Fortuna
- A Força
- O Enforcado