Especialmente forte, a carta d’A Força no tarô representa a habilidade da pessoa de lidar com tarefas e superar dificuldades sem tentar evitá-las. Ela é um símbolo de superioridade e força – não apenas física, mas também de vontade e intenção.
No geral, essa carta fala da coragem com a qual a pessoa luta contra as vicissitudes do destino, bem como de seus esforços criativos, interação mental e forças emocionais, da habilidade de subjugar paixões, de boa saúde e bem-estar e de bom humor.
Descrição da carta
A maioria dos baralhos representa uma jovem mulher lutando contra um leão: ela o enfrenta com suas próprias mãos e ganha. Em alguns deques, prende a mandíbula da grande fera ou rasga sua boca.
De uma forma ou de outra, ela faz com que o leão aja de acordo com sua vontade. Nesses deques, geralmente é representado um símbolo do infinito sobre a cabeça da mulher – às vezes em seu enfeite de cabeça ou tiara.
Poucos baralhos retratam um jovem homem lutando contra o leão com suas próprias mãos. Em tais casos, a clava do homem geralmente está aos seus pés, perdida ou jogada, de modo que ele derrota o leão com suas próprias mãos – algumas vezes, rasga ou quebra a boca da fera.
Quando o homem combate o leão, a luta é intensa e pode terminar em vitória ou morte.
Quando é uma mulher que é retratada, geralmente ela é representada de forma a parecer que não está lutando, e sim domando o leão com sua força de vontade.
Em ambos os casos, no entanto, é uma figura solitária que derrota um oponente muito mais poderoso sem quaisquer armas, exceto seu próprio vigor e determinação.
Interpretações e significados da carta d’A Força
-
Quando a carta está de cabeça para cima
Força, energia, conquista de objetivos. Sucesso e felicidade conquistados com pressão e coragem. Boa saúde, força espiritual, clarividência. Mesmo que haja problemas, você definitivamente vencerá no futuro. Mostre força de vontade e você será bem-sucedido. Outros simbolismos incluem:
- poder, força de vontade, ação, coragem, triunfo, perseverança, determinação, energia, destemor, habilidade de superar dificuldades, sucesso
- paciência, amor espiritual, força moral, vitalidade, generosidade, postura, justiça, equilíbrio
O Consulente é aconselhado a restringir seus impulsos negativos – ciúme, raiva, malevolência – e a tentar canalizar sua energia emocional em uma direção positiva, superando os obstáculos à sua felicidade.
A carta indica também uma melhora geral na saúde e no bem-estar.
A Força mostra a clara vontade de conquistar objetivos há muito desejados, e recomenda que o Consulente não tenha medo dos obstáculos, enfrentando atrevidamente as dificuldades que se apresentarem. Não tenha medo de nada: você tem força o suficiente para lidar com qualquer situação.
-
Quando a carta está de cabeça para baixo
Poder destrutivo, tirania, crime. Impotência, doença, perversão. Falha, decepção, brigas. Sujeição à própria raiva, submissão a problemas. Outros significados podem incluir:
- perda do autocontrole, discordância interna, abuso de poder, desequilíbrio, direcionamento incorreto das energias internas
- despotismo, falha, vergonha, fraqueza (física e espiritual), contenção, falta de harmonia
Quando invertida, a carta d’A Força indica que a pessoa está se rendendo a sentimentos primitivos, cedendo aos desejos e usando de má forma sua energia interna. Tudo isso enfraquece a habilidade dessa pessoa de lidar com situações difíceis.
A carta indica falta de autodisciplina e perda da autoconfiança.
Pode simbolizar também fraqueza, desequilíbrio, covardia, dúvidas em si mesmo, saúde precária, medo e ansiedade.
Por vezes indica que estranhos frequentemente interferem no destino do Consulente. Fala sobre como os obstáculos não serão superados por falta de força física ou espiritual.
-
Significado interno da carta
Você passará por um teste de resistência. Se sua vontade for mais forte que a de seu inimigo, você sobreviverá e vencerá. Se não, será o fim desse sonho.
A força é a chave para a sua vitória. Não ceda ao desespero. A batalha não será fácil, mas você pode vencer se for obstinado. Você perde apenas ao decidir desistir.
A carta d’A Força fala sobre como é necessária força interior para superar obstáculos no seu caminho. Nem sempre a força bruta é capaz de resolver tudo: ao invés disso, apele para sua força espiritual.
Perceba, por exemplo, como em quase todas as lendas sobre heróis derrotando grandes feras – sejam elas dragões, leões ou qualquer outra –, a vitória foi conquistada pela retidão, vigor interno e fé em Deus, e não pela força bruta.
A besta na carta d’A Força simboliza obstáculos externos que se apresentaram no caminho do seu desenvolvimento espiritual. Talvez seja uma alegoria à fera dentro de você, um símbolo de seus próprios medos, paixões e outros qualidades que podem se provar mais fortes que você. Mas você pode domá-las e mudá-las se acreditar firmemente em sua própria força.
O leão simboliza um forte inimigo que pode ser derrotado se você tiver autoconfiança e a vontade de vencer.
Como já mencionado, a carta pode indicar a luta entre o físico e o espiritual. Você está no caminho para a melhoria espiritual. Para alcançar a distância, você deve superar ou subjugar suas paixões primitivas e fazer com que elas se submetam à sua vontade.
Leia também:
- Os Arcanos Maiores e Menores na estrutura do Tarô
- O Tolo
- O Mago
- A Sacerdotisa
- A Imperatriz
- O Imperador
- O Hierofante
- Os Amantes
- A Carruagem
- A Justiça
- O Eremita
- A Roda da Fortuna