O óleo de abacate é o resultado da extração mecânica da polpa dos frutos do abacateiro. Esse é um dos óleos vegetais mais ambientalmente amigáveis, e seu valor nutricional, composição química e sabor ultrapassam muitos outros produtos.
Para a produção do óleo de abacate, os fabricantes selecionam apenas as melhores e mais maduras frutas, e então separam a polpa da casca e semente e a amassam em temperatura controlada. Depois disso, usando uma centrífuga, o óleo é separado da pasta e o líquido é bombeado para tanques de aço inoxidável.
O óleo base derivado do abacate tem sido conhecido há muito tempo no México como “óleo da beleza”. E isso não é surpreendente, dado que as propriedades únicas nutritivas e regenerativas desse produto realmente transformam a pele, sendo também muito úteis no tratamento de artrites, problemas hepáticos e outras condições sérias da pele.
-
Pelo que procurar ao comprar esse óleo
O abacate é uma das bases mais populares no que se refere a cosmetologia e aromaterapia. Hoje em dia, esse óleo pode ser adquirido de fabricantes especializados em óleos essenciais e base, bem como em farmácias comuns.
Mesmo assim, é necessário estudar cuidadosamente todas as informações fornecidas pelo fornecedor, uma vez que existe uma grande variação de custos desse óleo no mercado e significativas diferenças em suas qualidades.
-
Nomenclatura e Marcações
A embalagem deve conter o nome botânico da planta em Latim – Persea americana ou o mais obsoleto Persea gratíssima gaertueri. Note, no entanto, que geralmente o óleo é comercializado com o nome em inglês: Avocado Oil.
Certifique-se de ler atenciosamente a embalagem para saber se o óleo é refinado ou não.
-
Regiões de plantio e produções
O óleo de abacate é obtido dos frutos do abacateiro, árvore pertencente à família Laurel. O abacateiro cresce apenas em climas tropicais e sub-tropicais, não tolerando regiões frias. É possível cultivá-lo tanto em um jardim externo quanto como uma planta de interiores.
Atualmente, como você deve ter suposto, o maior produtor de abacates é o México, ainda que a plantação industrial de grandes árvores esteja em franca expansão na Califórnia, em Israel e na África do Sul – inclusive, é desses países que vêm os óleos de maior qualidade.
No mercado, países sul-americanos e da África Central são inferiores em questão de popularidade, mas também produzem óleos de abacate com muita qualidade.
-
Falsificações
O óleo de abacate é um dos mais confiáveis, o que significa dizer que é também um dos menos falsificados. Mesmo que você compre um óleo com características diferentes dos padrões, é bastante provável que ele conte apenas com diferenças em seu nível de refino, materiais crus usados ou método de produção dos frutos.
Omissões ou ausência de quaisquer informações a respeito do óleo podem indicar um produto de má qualidade.
-
Composição e propriedades úteis
O óleo de abacate é, sem exageros, um armazém completo de nutrientes, vitaminas e minerais. Ele conta com uma equilibrada quantidade de proteínas, carboidratos e ácidos graxos saturados e insaturados. Além disso, contém componentes como a lecitina, fosfatos e aminoácidos.
Em relação às vitaminas, a Vitamina F, por exemplo, é várias vezes mais presente no óleo de abacate que no de peixe. A Vitamina F é um complexo de ácidos graxos poli-insaturados que se envolvem diretamente no desenvolvimento de células do corpo humano e normalizam a circulação sanguínea. Essa vitamina é necessária também para a regulação do metabolismo de gorduras e para a eliminação de toxinas, radionuclídeos e metais pesados do corpo.
A Vitamina E, não menos importante para a saúde e juventude, tem um conteúdo 5 vezes maior no óleo de abacate que no azeite de oliva. Ela desacelera o processo de envelhecimento e é necessária como um fator de alerta no desenvolvimento de ateroesclerose, artrites, câncer e coágulos sanguíneos.
A Vitamina B no óleo de abacate é principalmente representada pelas Vitaminas B1, B2 e B3 – essas possuem efeitos benéficos no sistema nervoso humano e melhoram a composição sanguíneas.
Sais minerais
Em adição às vitaminas, o óleo de abacate contém uma vasta gama de significativos micro e macro elementos (ferro, iodo, potássio, cálcio, cobalto, magnésio, manganês, cobre, sódio, fósforo, zinco, prata, etc.), que são muito necessários para que o corpo humano mantenha seu funcionamento normal.
O consumo regular de óleo de abacate melhora o humor, aumenta a energia e ajuda a lidar com muitas desordens de ordem psíquica e/ou emocional, tais como insônia e dores de cabeça. Além disso, aumenta a potência nos homens, elimina a frigidez em mulheres, e em alguns casos, pode curar algumas formas de infertilidade.
A singularidade do óleo de abacate reside também no fato de que ele não possui contraindicações de uso e pode ser seguramente incluso nas dietas de mulheres grávidas, lactantes e crianças.
Graças à sua incrível combinação de vitaminas (B, D, E e F), o óleo de abacate tem um efeito positivo em peles secas e escamosas, unhas finas e cabelos fracos. Tanto seu uso interno quanto externo são efetivos.
Como consumir o óleo de abacate
Para uso interno
O óleo de abacate é mais indicado como tempero para saladas, ingrediente em molhos e no preparo de carnes, peixes e em uma variedade de pratos com massas e frutos do mar.
Para uso externo
O óleo pode ser adicionado a vários cosméticos durante sua produção. Em adição, pode ser usado em casa, para enriquecer cremes, balsamos, loções ou shampoos – para isso, basta acrescentar 10 gotas de óleo de abacate a cada 10 gramas de bases cremosas (cremes e loções) ou a cada 100 gramas de bases líquidas (shampoos, condicionadores, etc).
Devido à alta concentração de ácidos graxos poli-insaturados contidos no óleo de abacate, ele restaura as funções protetoras da epiderme e aumenta a imunidade local da pele. As Vitaminas A e E encontradas em sua composição possuem propriedades antioxidantes e regenerativas.
Para o cabelo
No cabelo, o óleo de abacate é responsável por eliminar a fragilidade e ajudar a solucionar o problema das pontas duplas, concedendo ao mesmo tempo um aspecto mais brilhoso às madeixas. É muito útil para cabelos tingidos e pintados, bem como para cabelos enfraquecidos por químicas.
Em sua forma pura, o óleo de abacate é utilizado em combinação com outros tipos de óleos vegetais ou usado como base para combinações de óleos essenciais.
Para pele
Quando utilizado para massagens, o óleo de abacate tem efeito anti-celulite e suavizador de áreas ressecadas. Para aumentar seu efeito, basta adicionar 2 gotas de óleo essencial (de limão, zimbro, funcho, cipreste ou alecrim) a duas colheres de sopa de óleo de abacate.
O óleo de abacate pode ser usado até mesmo como óleo bronzeador, pois possui excelente características protetoras e protege a pele contra os raios ultravioleta.
Para as unhas
Para fortalecer unhas e cutículas, o óleo de abacate pode ser combinado com qualquer óleo vegetal (amêndoas, damasco, etc.) em uma taxa de 1 pra 1 ou a 2-3 gotas de óleo essencial de lavanda, patchouli, camomila ou limão (baseado em uma colher de sopa). A mistura resultante pode ser aplicada às unhas ou cutículas diariamente até que seja totalmente absorvida. Recomenda-se fazer o procedimento antes da aplicação de bases ou esmaltes.
Note que o óleo deve ser obtido por extração direta e não refinado, caso contrário, seus benefícios serão significativamente reduzidos.
-
Aplicação do óleo de abacate no rosto e cabelos
Como dito acima, o óleo de abacate possui incríveis propriedades cosméticas e por isso, é muito associado à beleza e saúde. O produto estimula a produção de colágeno e elastina naturais, que a pele precisa para se regenerar e formar células epiteliais saudáveis.
Outra característica muito valorizada do óleo de abacate é sua capacidade de penetrar o cabelo, saturando-o com vitaminas. Entenda abaixo os benefícios do óleo para a pele e cabelos e aprenda a manter a beleza usando óleo de abacate.
-
Como o óleo de abacate é útil para o cabelo? Entenda:
Devido ao conteúdo de nutrientes mencionado acima no texto, o produto pode ser utilizado contra vários problemas capilares que perseguem a maioria das mulheres, agindo como:
- restaurador da estrutura capilar;
- fortalecedor dos folículos capilares e estimulador de crescimento;
- eliminador do ressecamento, quebra e falta de brilho;
- protetor contra radiação UV;
- eliminador de caspas de natureza não-fúngica;
- protetor contra influências ambientais agressivas.
Utilização para enriquecimento dos cachos
Adicione 10 gotas do óleo ao seu shampoo. Se você quiser testar antes ou estiver com medo de estragar o produto, coloque o óleo em sua palma – em uma simples servida de shampoo – e aplique no momento de lavar os cabelos.
Em combinação com o óleo de abacate, use os óleos essenciais de ylang-ylang (para fortalecimento e brilho), laranja (para selagem das cutículas), lavanda (para normalização do metabolismo), rosas (para efeitos antissépticos), alecrim (para cachos obedientes) e camomila (para pele irritada na região do couro cabeludo).
Não use o shampoo preparado mais que duas vezes por semana para acelerar o processo de recuperação: o uso muito frequente pode ressecar o couro cabeludo e esgotar o bulbo capilar.
O curso geral de reabilitação da terapia não deve exceder um mês.
Envoltório térmico para recuperação de emergência
Esse procedimento auxiliará cabelos esgotados, fracos e sem brilho afetados pelo sol do verão ou pela utilização frequente de instrumentos térmicos como chapinhas e secadores.
Aqueça o óleo a temperatura do corpo e aplique no cabelo sem lavar, dando especial atenção às pontas. Coloque uma touca de banho ou enrole o cabelo em plástico filme. Em seguida, envolva sua cabeça com uma toalha de banho para garantir um efeito térmico.
Deixe descansar por 40-50 minutos e lave seu cabelo normalmente. Repita o procedimento depois de uma semana. Após 5 aplicações, deixe seu cabelo descansar e comece o novo curso de recuperação em um mês ou um mês e meio – nunca antes.
Máscara para cabelos secos e quebradiços.
Para preparar a primeira máscara, você precisará dos seguintes ingredientes:
– óleos de abacate, argan, jojoba: 1 colher de chá
– óleo essencial de laranja: 8 gotas
Misture todos os componentes da máscara e aqueça até que alcancem uma temperatura agradável para o corpo. Em seguida, distribua o produto uniformemente ao longo do cabelo, sem aplicá-lo à raiz ou ao couro cabeludo. Ponha uma touca de banho e deixe a máscara por duas horas. Em seguida, lave o cabelo.
Para a segunda máscara, os ingredientes são:
– óleo de abacate e creme azedo (sour cream): 2 colheres de sopa de cada
– gemas batidas de um ovo de galinha ou de três ovos de codorna
Espalhe a máscara pelo comprimento do cabelo, deixe descansar por meia hora e enxágue.
Máscara hidratante para os cabelos
Essa máscara é muito eficaz na selagem de cutículas capilares. Para prepará-la, misture:
– meio abacate fresco
– 2 colheres de sopa de óleo de abacate
Bata os componentes em um liquidificador até que alcancem uma consistência cremosa. Aplique a máscara finalizada nos cabelos e deixe agir por 20 a 30 minutos. Enxágue com água corrente.
Máscara para cabelos sem brilho
Para reabastecer o cabelo com vitaminas e torná-lo brilhante, aplique uma máscara de óleo de abacate com azeite de oliva em partes iguais em suas madeixas.
Todas as máscaras devem ser aplicadas ao cabelo antes da lavagem – a não ser que contrariamente especificado na receita – e removidas apenas após 30-40 minutos de ação sob filme e uma toalha.
Caso o couro cabeludo e as raízes estejam oleosas, tente aplicar óleos no comprimento do cabelo e nas pontas, evitando as raízes. Caso a pele esteja muito seca, aplique as máscaras cinco minutos antes de enxaguar para evitar o entupimento dos poros.
Mantenha o intervalo entre a aplicação de máscaras. O intervalo mínimo é de 3 a 5 dias com uma duração total de 1 mês de tratamento. Não se esqueça de que um cabelo saudável é aquele que pode se manter sem precisar constantemente dos efeitos de agentes regenerativos. Tente não secar demais com o secador e prefira usar uma temperatura gentil durante a secagem. Não esfregue seus cabelos com uma toalha na tentativa de secá-los mais rápido e evite a aplicação de produtos agressivos. O resultado não demorará a chegar.
-
Aplicação do óleo de abacate no rosto: propriedades e modos de uso
O óleo de abacate é um agente regenerador, antifúngico e bactericida com pronunciadas propriedades antioxidantes.
A Vitamina A presente em sua composição, em combinação com as Vitaminas E e C, nutrem as células, estimulando sua função regenerativa. O Potássio e o Cálcio, por sua vez, fortalecem as paredes dos vasos sanguíneos. Os macro e micro elementos desencadeiam o processo natural de rejuvenescimento da pele.
O uso regular do óleo de abacate no rosto ajudam com:
- rugas faciais;
- vermelhidões e descascamento;
- ressecamento e flacidez;
A maior vantagem do abacate e de seus derivados é a possibilidade de utilizá-los em qualquer idade.
Enriquecimento da rotina de skin care
Aplique 20-30 gotas de óleo de abacate no rosto ou acrescente duas gotas do produto ao seu creme facial diário. Aplique à pele limpa. Pode-se aplicar à pele ao redor dos olhos.
Máscara facial para peles envelhecidas
Para essa máscara, você precisará de:
– 1 colher de sopa de óleo de abacate, sândalo, camomila, laranja
– 2 gotas de óleo essencial de rosas.
Em seguida, umedeça lenços com a mistura resultante e aplique-os às áreas problemáticas da pele por 30 minutos nas manhãs e tardes. Essa máscara é especialmente indicada para peles flácidas pelo envelhecimento, inflamadas ou danificadas e para pequenas rugas ao redor dos olhos. O resultado torna-se notável após 5 procedimento.
Máscara para peles enrugadas
Para preparar essa máscara, misture os seguintes ingredientes:
– óleo de abacate e azeite de oliva: 1 colher de sopa
– óleos essenciais de gerânio e alecrim: 2 gotas de cada
Aplique a máscara na pele limpa em sua forma pura ou misture os produto com seu creme diário. Para a primeira forma, o mais indicado é a utilização junto a um produto com o qual a pele já esteja acostumada.
As gotas de óleos essenciais de gerânio e alecrim podem ser substituídas por funcho e laranja ou semente de uva e pêssego.
O gerânio e o alecrim têm efeitos antissépticos, ao passo que o funcho e a laranja estimulam o trabalho de pequenos vasos sanguíneos e o pêssego e as sementes de uva restauram peles excessivamente secas.
Máscara para peles oleosas
Essa máscara limpará os poros e permitirá que eles se fechem. Para preparar o produto, combina em iguais partes argila azul e a polpa amassada de um abacate. Caso a pele seja mista – oleosa na zona T e seca na área do queixo e testa –, acrescente uma colher de chá à máscara.
Aplique o produto na pele limpa e deixe por 25 minutos. Após o tempo especificado, enxágue com água morna e seque a pele suavemente com uma toalha macia.
Caso a pele esteja irritada, enxágue a pele com uma mistura de erva-cidreira depois de lavar a máscara.
Máscara para reparar peles danificadas
Peles afetadas pelo frio ou calor precisam de nutrição. Aplique óleo de abacate puro no rosto a cada 3-5 horas, mantendo o produto por 5-15 minutos.
Para não ferir a pele danificada, use algodão umedecido para aplicar. Não esfregue o óleo no rosto: espalhe com batidinhas nas áreas que precisem de nutrição.
Cuidados
Não é suficiente saber as receitas das máscaras: é importante escolher os ingredientes corretamente e preparar a pele para recebê-los. Certifique-se de que os óleos que você deseja usar não provoquem reações alérgicas. Aplique o produto em seu antebraço para isso. Caso surjam sintomas como vermelhidão, coceira, queimação ou ardência, não dê continuidade. Se nada disso ocorrer, você pode usar no rosto.
Se o tempo recomendado de ação for de 30 a 40 minutos, o mais correto é gradualmente acostumar a pele: aplique o produto por 5 minutos na primeira vez e gradualmente aumente a duração do procedimento nas próximas vezes.
Tratamentos caseiros de pele e cabelo são uma oportunidade de preservar a juventude e a aparência. Se você sentir desconfortos enquanto estiver utilizando o óleo de abacate, descarte seu uso. E jamais se esqueça: todas as pessoas são bonitas primeiro pelo lado de dentro. =)
Aviso: esse artigo é informativo e não deve ser levado em consideração sem que antes um médico seja consultado.