Após discutir de forma generalizada sobre os Arcanos Maiores e Menores do Tarô, demos início ao estudo das cartas individualmente (como foi o caso d’O Tolo, a primeira carta do deque). A carta em voga hoje é a d’O Mago.
O Mago sugere que a pessoa é um comunicador inteligente e habilidoso, que tem confiança e energia para transformar ideias em ações reais. Esses talentos devem ser aplicados na prática ou na teoria – provavelmente nos negócios ou na política.
As atividades podem estar associadas ao risco, mas a força de vontade e a capacidade da pessoa de direcionar sua energia para alcançar os resultados desejados levarão ao sucesso.
O Mago simboliza a capacidade de conduzir negócios, bem como de entender e antecipar as ações de outras pessoas. Ele é cheio de poder masculino criativo – e isso pode representar tanto dedicação a algum ensino quanto um marco importante na vida de uma pessoa.
Essa carta anuncia sorte, progresso e sucesso, bem como confiança, conclusão bem sucedida dos negócios. Amor, paixão. Energia excessiva. Você não pode parar, você tem força suficiente para concluir o que começou. Habilidade, força de vontade, autoconfiança, bons contatos. Ação, concentração, poder.
Descrição da carta
Essa carta de Tarô representa um mago – uma pessoa perfeita, que possui todas as habilidades físicas e espirituais.
O Mago é representado em uma posição ereta, que serve como uma expressão da vontade de prosseguir. Suas roupas são brancas e expressam pureza natural ou adquirida pelo esforço.
Uma cobra que morde sua própria cauda lhe serve como cinto. Sua testa está envolvida em um aro de ouro (que representa luz); o círculo expressa o ciclo da vida, ao redor do qual tudo que já foi criado gira.
A mão direita do Mago segura um cetro de ouro, um símbolo de poder, e se encontra elevada ao céu como um sinal da busca cientifica, sabedoria e poder.
A mão esquerda estende o dedo indicador ao chão como um sinal de que o objetivo da pessoa perfeita é reinar sobre o mundo material. Além disso, esse duplo gesto significa que a vontade humana deve refletir a vontade divina na Terra para atrair o bem e resistir ao mal.
Em frente ao Mago, encontra-se uma mesa com um bastão, um copo, uma espada e um pentagrama sobre ela.
O copo representa uma mistura de paixões que trazem tanto a felicidade quanto o infortúnio – dependendo de como a gente domina ou vira escravo dessas paixões.
A espada e o bastão são a expressão do trabalho, do esforço, da luta e da superação de todos os obstáculos – no caso da espada, ela também expressa o sofrimento que não podemos suportar.
O pentagrama, como sinal de certo valor, expressa aspirações e feitos realizados, a quantidade de bens adquiridos pela atividade e a perseverança da vontade.
Interpretações e significados da carta d’O Mago
Quando a carta está invertida
Abuso da posição, egoísmo. Você não pode e não deve usar seu poder para o mal, não deve humilhar os outros. Tenha cuidado neste momento, pois uma avaliação incorreta de sua situação presente pode fazer com que você perca informações importantes.
Por vezes, pode representar inseguranças e baixa autoestima ou indecisão no futuro. Nesse caso, recomenda-se mostrar força de vontade, deixar de lado as dúvidas e resolver os problemas que você está enfrentando.
- indecisão, incerteza, desonestidade
- vaidade, perda de habilidades, doença mental, vergonha, ansiedade
Na posição invertida, a carta do Mago indica uma falta de confiança que pode ser causada por timidez ou baixa autoestima, além de indecisão e hesitação. Outra interpretação diz que os aspectos positivos da carta podem estar sendo usados para fins egoístas ou desonestos, e que as pessoas ao redor do consulente não parecem ser o que realmente são.
Na maioria dos casos, quando O Mago está invertido, isso significa indecisão, insegurança e negligência de si mesmo como pessoa e de suas habilidades.
A carta pode indicar também o abuso de poder e egoísmo exagerado – mas não se preocupe: você está no controle da situação de qualquer maneira, pois essa é uma carta positiva. Também pode indicar negligência de circunstâncias importantes.