O principal ingrediente de boa parte das obras-primas mundiais da confeitaria é a manteiga de cacau. Graças a ela, o chocolate de uma delícia líquida e quente se transforma em uma barra dura e adquire a aparência e o sabor que quase todo mundo gosta tanto.
O que é manteiga de cacau?
A manteiga de cacau é uma gordura natural que não contém aditivos. É feita das sementes de grãos de cacau que crescem no cacaueiro, cuja terra natal é a América do Sul.
Este produto relativamente novo na história da humanidade rapidamente ganhou reconhecimento – de fato, o homem aprendeu a extrai-la somente no início do século XIX, após a invenção da imprensa.
Mais tarde ainda, os cientistas descobriram as valiosas qualidades da manteiga de cacau natural, que possui mais de 300 propriedades curativas e benéficas. Não é à toa que a árvore de chocolate, descoberta já no século 16, é chamada de “alimento dos deuses”.
É muito bom conhecer as propriedades, composição e métodos de uso desse produto e, é claro, essa informação será útil na vida cotidiana, uma vez que especialistas recomendam fortemente seu uso regular.
A manteiga de cacau natural é conhecida por sua característica cor amarela clara e cremosa, bem como pelo cheiro de leite com notas de chocolate.
Sua textura usual é dura e quebradiça, derretendo facilmente em temperaturas acima de 32°C. A manteiga derrete completa e rapidamente ao entrar em contato com o corpo humano, bem como na boca, sem deixar nenhum sabor de cera.
É usado em quase todas as áreas das indústrias alimentícia e cosmética, podendo ser natural ou desodorizada. O óleo desodorizado, diferentemente do natural, não tem cheiro, e é produzido de outra maneira.
Após purificação que envolve o uso de produtos químicos, a manteiga não perde suas propriedades benéficas.
Composição e valor nutricional da manteiga de cacau
A manteiga de cacau é o componente mais valioso e importante dos grãos de cacau. É essencialmente uma mistura de ácidos graxos, sendo que as gorduras saturadas são responsáveis por 57-64% de sua composição e as gorduras insaturadas, por 33 a 46%.
Sua composição também inclui:
- ácido araquidônico: protege o corpo de bactérias e floras desfavoráveis;
- ácido esteárico: distingue-se por ter um forte efeito emoliente;
- ácidos palmítico e láurico: têm propriedades hidratantes e cicatrizantes;
- ácido linoléico: nutre o cabelo e a pele;
- ácido oleico: é um forte antioxidante;
- aminoácidos;
- vitaminas А, В, F, С e E;
- minerais como ferro, magnésio, potássio, iodo, zinco, cálcio, cromo, etc.;
- teor calórico: 900 kcal por 100 gramas;
- teobromina: um antibiótico natural.
A composição da manteiga de cacau é quimicamente estável, não suscetível a processos oxidativos e ajuda a prolongar a vida útil de qualquer produto.
A manteiga de cacau contém a substância feniltilamina, conhecida como droga do amor, isso porque é idêntica à substância química presente em pessoas apaixonadas. É por isso que o chocolate tem sido chamado de “hormônio da felicidade”. E tudo isso graças aos grãos de cacau e à manteiga extraída deles.
As propriedades benéficas da manteiga de cacau
- Apoia o funcionamento das células nervosas (graças à teobromina).
- Normaliza a circulação sanguínea.
- Fortalece o sistema imunológico (vitaminas A, E, C).
- Ajuda a lidar com doenças virais.
- Possui propriedades expectorantes.
- Tem a capacidade de envolver tecidos inflamados e aliviar a dor.
- Afeta positivamente o corpo inteiro.
- Tem propriedades tônicas – massagens com manteiga de cacau são muito benéficas para o corpo.
- Reduz o colesterol.
- Estimula a função cerebral, aumenta a atividade mental.
- Melhora o sistema endócrino.
- Promove a perda de peso, suprimindo o apetite. Observe a dosagem, pois o produto é bastante rico em calorias.
- Trata hemorroidas e fissuras anais, sendo especialmente útil durante a fase aguda da doença.
- Ajuda com eczemas e infecções fúngicas.
- Elimina estrias pós-parto e rachaduras nos seios relacionadas à amamentação.
- Fortalece o cabelo e remove pontas duplas.
- Elimina rugas faciais.
- Rejuvenesce a pele do rosto e do corpo.
Usos da manteiga de cacau na medicina
A manteiga de cacau é o segundo produto mais valioso de origem vegetal (o primeiro é óleo de coco). A recomendação dos cientistas é clara: use constantemente. Somente neste caso ele concederá seus inegáveis e inestimáveis benefícios ao corpo.
Como usar manteiga de cacau?
- Doenças virais: para gripes e infecções respiratórias agudas, basta lubrificar a membrana mucosa dos seios do nariz com a manteiga. Isso servirá como uma espécie de barreira à penetração de vírus no organismo. O mesmo modo de uso é útil durante epidemias de influenza como profilático, especialmente para crianças.
- Para tosses: suas propriedades anti-inflamatórias e expectorantes são usadas no tratamento da tosse, bronquite e pneumonia, basta derreter ½ colher de manteiga de cacau em um copo de leite quente (dose única). Essa mistura pode ser usada tosses normais e convulsas e bronquites, pois garante limpeza e aumento do fluxo sanguíneo aos pulmões.
- Problemas com constipação: tome uma colher de manteiga de cacau à noite por duas ou três semanas – pura, com chá ou leite. O produto normaliza a condição, e os problemas desaparecem.
- Hemorroidas: para obter um efeito terapêutico, basta introduzir 1 colher de manteiga de cacau em sua forma sólida no reto, formando um supositório.
- Erosão uterina: derreta 1 colher de manteiga em banho-maria e adicione óleo de espinheiro (10 gotas). Umedeça um cotonete com o produto e aplique na vagina à noite. O curso do tratamento é de 20 dias.
- Aterosclerose: tome ½ colher da manteiga 20 minutos antes das refeições, duas vezes por dia, de manhã e à noite. A manteiga de cacau natural remove o colesterol e reduz a formação de placas nos vasos sanguíneos.
- Colecistite: derreta uma colher de sopa da manteiga em banho-maria e tome de manhã de jejum. O produto é usado como um agente colerético: coloque uma almofada de aquecimento no lado direito e deite-se por 2 horas. O procedimento deve ser repetido uma vez por semana.
- Dor de garganta: coloque a manteiga de cacau em banho-maria, adicione pó de própolis em pequenas doses, mexendo sempre. A proporção é de uma parte de própolis para dez partes de óleo. Tome meia colher de sopa uma hora depois de comer.
- Anestesia para queimaduras superficiais, alívio de comichão, úlceras varicosas, eczema, lesões fúngicas e rachaduras nos seios em lactantes: use externamente, lubrificando suavemente as áreas afetadas.
Natural e ecológica
A manteiga de cacau é um produto de cura natural, potente e ecológico que não apresenta efeitos colaterais com uso prolongado.
Cientistas britânicos descobriram que os componentes desse valioso produto (teobromina e outros) o tornam mais eficaz no tratamento do que os medicamentos convencionais.
Nesse contexto, muitos médicos praticantes reconheceram a mistura de leite com manteiga de cacau um produto terapêutico – um copo de leite quente com uma colher de manteiga de cacau ajudará no tratamento de várias doenças, aumentará a imunidade e protegerá contra várias doenças.
Manteiga de cacau na cosmetologia
Não é segredo que fabricantes de cosméticos usam vários óleos vegetais em seus produtos. Um grande número de estudos sobre as propriedades da manteiga de cacau demonstrou que esse produto é capaz de mudar a condição da pele (especialmente quando ela se encontra desidratada, seca e escamosa) e cabelo.
A manteiga de cacau é especialmente útil para a pele no outono e inverno, quando o ar seco e gelado atua como um agente desidratante. O produto hidrata e amacia a pele de maneira eficaz, penetrando profundamente nas células tornando a pele macia, suave e saturada com nutrientes.
Manteiga de cacau para o rosto
O produto pode ser usado por pessoas com qualquer tipo de pele. Para pele seca, os especialistas recomendam aplicação no rosto (após a limpeza), de preferência à noite.
Para peles mistas, normais e oleosas, é usado como base para cremes hidratantes ou como uma ferramenta independente. Não existe uso único correto.
A manteiga de cacau é uma rica fonte de antioxidantes e emolientes. Para aumentar o equilíbrio hídrico da pele do rosto e obter hidratação, use em conjunto com cremes hidratantes. Alguns usos alternativos incluem:
Para pele seca e mista:
- Esfoliante facial: misture duas colheres de sopa da manteiga derretida com uma colher de mel, duas colheres de aveia e nozes picadas. Aplique a mistura no rosto úmido, massageando por alguns minutos e enxágue com água em abundância.
- Máscara nutritiva: misture 2 colheres de sopa de salsa picada com manteiga de cacau derretida, aplique ao rosto e deixe repousar por 30 minutos. Enxágue com água.
Para pele desbotada:
- Misture uma colher de sopa de óleo de semente de uva, suco de aloe (1 colher de sopa) e manteiga de cacau derretida (1 colher). Aplique no rosto por 10 a 15 minutos e depois enxágue com água, alternando entre água quente e fria. Essa máscara hidrata e proporciona rejuvenescimento à pele;
- Máscara facial: misture manteiga de cacau, mel líquido, suco de cenoura (uma colher de cada ingrediente), suco de limão (10 gotas) e 1 gema de ovo, aplique suavemente no rosto por 15 minutos. Depois que a máscara for lavada, esfregue um cubo de gelo no rosto.
Para pele oleosa
- O creme caseiro com manteiga de cacau contém os seguintes componentes: óleo de amêndoa, óleo de colza e manteiga de cacau, tinturas essenciais de lavanda e alecrim. Misture os componentes preparados do creme e coloque em uma jarra de vidro. Mantenha em local escuro.
- Máscara nutritiva incomum: misture uma colher de manteiga de cacau, leite condensado e qualquer suco de frutas e aplique no rosto. Após 15 minutos, lave com água.
Uma dica de esteticista: este produto é universal. Não tenha medo de usá-lo em combinação com óleos essenciais e ervas medicinais que você conheça. Use-o para rejuvenescer o pescoço e eliminar “pés de galinha” e olheiras. Use a manteiga para fortalecer seus cílios e sobrancelhas.
Manteiga de cacau para o cabelo
Para fortalecer o cabelo, use a seguinte máscara: alecrim (2 colheres de sopa) e manteiga de cacau derretida (3 colheres de sopa). O alecrim deve ser previamente infundido por 2 horas em água quente. Aplique a máscara no cabelo e deixe por duas horas, cobrindo a cabeça com um saco plástico e uma toalha. Recomenda-se usar essa máscara curativa 2 vezes por semana.
Máscara capilar
- Ingredientes: manteiga de cacau, óleo de bardana, alecrim e gengibre, extratos de bardana, violeta, orégano, rosa mosqueta, camomila, calêndula, extrato oleoso de raiz de cálamo e conhaque. Essa máscara é utilizada para fins curativos, cuidados com os cabelos, para fortalecer as raízes e prevenir a perda de cabelo. Graças às propriedades emolientes da manteiga de cacau, a máscara envolve o cabelo, evita pontas duplas e repara instantaneamente as madeixas danificadas. Use uma ou duas vezes em 7 dias, mantendo-a no cabelo por 2 horas sob uma película plástica e toalha.
Manteiga de cacau na culinária
Esse produto é um excelente complemento para saladas, cereais, pratos de frutos do mar, doces, chocolate caseiro, cremes para bolos, cobertura de chocolate, doces e sobremesas. A manteiga de cacau como suplemento de confeitaria não é tão fácil de encontrar no mercado. É melhor comprar o produto em lojas online.