A camomila é uma das plantas “selvagens” mais comuns e conhecidas – e por conta disso, é usada ativamente na medicina popular e oficial. Encantadoras flores brancas, também usadas para adivinhação, crescem literalmente em toda parte e são amplamente usadas para fazer chás de ervas, infusões e como sedativo.
O óleo essencial de camomila na aromaterapia
O óleo essencial de camomila, também chamado de camomila azul, camomila vulgar, alemã ou húngara, é um dos óleos essenciais básicos e conta com uma ampla gama de usos.
Na aromaterapia, outros tipos de camomila também são usados para produção de óleo, em particular, camomila do Marrocos e camomila-romana, as quais diferem em suas propriedades e até mesmo no tipo de pele em que podem ser usados.
Na verdade, apenas dois dos sete tipos de óleos essenciais podem ser chamados de óleos de camomila – aquele preparado da camomila-romana e o óleo da camomila alemã (azul). As características dos dois óleos são idênticas em infusões e decocções herbais.
No entanto, na aromaterapia, são considerados dois óleos completamente diferentes e não devem ser confundidos. O principal tipo de óleo é o óleo de camomila medicinal, enquanto a camomila-romana tem menos usos.
Camomila vulgar
A camomila-vulgar é uma planta anual com uma altura de apenas 60 cm com brotos abundantes e um grande número de pequenas flores. Ela é distribuída no território da Rússia e na Europa, particularmente na Alemanha, Hungria e em países do sul da Europa, onde cresce não apenas na natureza, sendo especialmente cultivada tanto como droga quanto como planta decorativa.
Uma característica única desta planta é o alto teor de chamazulene, que, com toda sua intensidade, manifesta-se na cor incomum do óleo essencial.
Esta substância violeta-escura única não é encontrada na forma livre: pode ser extraída apenas no processo de destilação com vapor de água, enquanto que em óleos essenciais, está presente apenas se forem obtidas pelo processamento de inflorescências, e não de raízes e caules.
O chamazulene puro é extraído do óleo essencial (esta é uma das bases mais eficazes para pomadas terapêuticas).
Da antiguidade ate os dias de hoje
As propriedades da camomila medicinal, do óleo e seus extratos foram avaliadas há vários milhares de anos no Egito Antigo, enquanto na Grécia Antiga foi considerado o principal tratamento para epidemias e doenças graves como a malária.
Como uma das principais plantas medicinais, a camomila foi elogiada por Plínio, o Velho e Hipócrates. A camomila-vulgar é uma planta básica para todos os jardins monásticos e foi uma das primeiras culturas a ser cultivada em jardins organizados, o que deu origem ao paisagismo em geral.
O óleo essencial no seu sentido clássico começou a ser produzido no século 15 – naquela época, era considerado um eficaz antisséptico e desinfetante até a descoberta dos antibióticos. Em particular, este óleo foi amplamente utilizado na medicina militar.
Características
O óleo essencial de camomila é extraído de flores secas, e menos frequentemente das inflorescências. Caso o fabricante deseje aumentar a eficácia misturando vários materiais, a cor será menos intensa.
O óleo de camomila é obtido pelo método padrão de destilação a vapor. Para separar corretamente o chamazulene, a extração deve durar de 7 a 13 horas.
Acredita-se que o melhor óleo é aquele extraído de plantas coletadas no pico da floração e do quimiotipo especial da camomila alemã, marcado pelo termo adicional bisabolol, que tem um efeito anti-inflamatório, calmante, protetor e cicatrizante mais pronunciado.
O óleo extraído da camomila deste tipo tem fortes propriedades médico-biológicas, que outros quimiotipos possuem apenas em uma forma leve.
É muito fácil verificar a qualidade do óleo essencial: a cor indica não só as partes da planta que foram usadas, mas também a frescura do óleo essencial, pois durante o armazenamento, a cor azul escura muda primeiro para verde esmeralda e depois para castanho. Antes de comprar, certifique-se de “iluminar” o óleo, verificando a intensidade e a tonalidade da cor.
O óleo de camomila pode ser armazenado por mais de cinco anos e começa a mudar de cor depois de dois ou três anos. As características externas do óleo são especiais não só na cor, mas também na textura: o óleo de camomila é viscoso e notavelmente denso.
O aroma do óleo de camomila não coincide exatamente com o cheiro característico da camomila seca: é forte, profundo e persistente, com uma base doce herbácea, notas claras tartas, notas balsâmicas mais baixas, com nuances quase indistintas que lembram tons de feno, frutas, especiarias e tabaco.
O complexo e surpreendentemente multifacetado odor é percebido como uma mistura de tons e fragrâncias individuais, e portanto, é muito difícil encontrar uma fragrância complementar para este óleo que poderia competir com a sua própria persistência e profundidade. A camomila-vulgar combina bem com limão doce, pau-rosa, cipreste, petitgrain, bergamota, rosa, lavanda, laranja amarga e gerânio.
Impacto na esfera emocional
O óleo de camomila é considerado uma das melhores ferramentas de aromaterapia calmante, pois se manifesta plenamente na esfera psicoemocional. Ele traz relaxamento e paz nos níveis físico e emocional, remove a excitação e a irritação permitindo que você lide rapidamente com a ansiedade e a tensão.
Este é um dos melhores óleos essenciais para insônia, enquanto a normalização do sono também contribui para um descanso e recuperação mais profundos.
O óleo de camomila também elimina o excesso de excitação, o nervosismo, a instabilidade emocional, ajuda a superar sentimentos negativos e a raiva, é perfeito para aliviar a fadiga pela eliminação profunda e complexa da tensão e do estresse.
No campo do desenvolvimento pessoal, a camomila-vulgar carrega energia construtiva, ajuda a encontrar uma maneira otimista e produtiva para resolver problemas e conflitos, lidar com dificuldades da vida e da família e superar complexos, tais como sentimentos de inferioridade.
Este é um dos óleos mais suaves e eficazes para eliminar a negatividade, a amargura e combater a depressão.
Propriedades curativas
De todos os tipos de óleos essenciais extraídos de flores de diferentes variedades de camomila, é a camomila-vulgar que possui a mais ampla gama de propriedades curativas.
Os efeitos anti-inflamatório e calmante são os mais pronunciados neste óleo aromático, enquanto a capacidade de remoção de inflamações internas e externas presente nele é eficaz em doenças de quase todas as etimologias. Outras propriedades do óleo essencial de camomila incluem:
- Suprime irritação e inflamação em picadas de insetos, queimaduras de todos os tipos.
- Combate processos inflamatórios, tem um efeito curativo e regenerador nas membranas mucosas, incluindo na cavidade oral e no trato digestivo.
- Quando ingerido, estimula o apetite, ativa a digestão e tem efeito estimulante na vesícula biliar e no fígado.
- Para o sistema urinário desempenha o papel de desinfetante ativo e diurético, ajudando a parar processos infecciosos e a curar várias doenças, incluindo cistites de qualquer etimologia.
- Tem a capacidade de melhorar a circulação sanguínea local, promover a cicatrização de feridas abertas e mal cicatrizadas, abcessos e úlceras e ajuda a lidar com processos purulentos em casos de unha encravada.
- Como parte de óleos de massagem, alivia sintomas dolorosos em caso de dores musculares, inflamação das articulações ou artrite, entorses, bursites, lesões ligamentares e tendinosas.
- O óleo de camomila é perfeito para o cuidado oral diário, proporcionando um efeito mais suave do que os óleos agressivos como de pinho ou de hortelã. O óleo alivia a dor na garganta e elimina a rouquidão.
- Este é um dos óleos “femininos” mais suaves, e auxilia na remoção de sintomas desagradáveis, irritabilidade, distúrbios depressivos e estresse durante a menopausa e antes da menstruação. Quando aplicado topicamente tem um efeito antibacteriano, regula as secreções e melhora o equilíbrio ácido e a microflora. A camomila tem sido considerada uma erva que facilita o parto e protege contra complicações pós-parto – essas propriedades também são características do óleo essencial da camomila vulgar.
- Elimina efetivamente o excesso do líquido no corpo.
- Como agente profilático, o óleo ajuda a restaurar a imunidade e fortalece as propriedades protetoras do corpo, prevenindo resfriados e infecções. Ele tem um efeito antipirético e desinfetante geral.
Este é um dos melhores óleos para procedimentos de aromaterapia e misturas para crianças, porque é realmente difícil encontrar um óleo mais suave.
Uso na cosmetologia e na vida cotidiana
Na área de cosmetologia, o óleo de camomila é considerado o principal meio de cuidado diário para a pele sensível, uma vez que suas propriedades calmantes são mais pronunciadas quando o óleo é aplicado em peles muito secas, escamosas e propensas à vermelhidão ou irritação.
No entanto, ele também é eficaz em outros tipos da epiderme – suaviza e tonifica, branqueia, aumenta o metabolismo celular e a circulação sanguínea e conta com um efeito geral de rejuvenescimento. Com o uso diário, o óleo é capaz de contrair os vasos sanguíneos, mas o efeito cosmético se manifestará apenas em poucos meses.
Além de cuidados gerais e enriquecimento de produtos diários para pele seca e sensível, o óleo de camomila também pode ser usado para eliminar os efeitos e manifestações de reações alérgicas e dermatite, no tratamento de urticárias, eczemas e de todas as infecções da pele acompanhadas de descamação, vermelhidão e coceira. Seu efeito de regeneração e leve propriedade anti-inflamatória podem ser usados também para erupção pustular ou acne.
Este óleo também é adequado para cuidados regulares com cabelo, dando-lhes elasticidade, brilho e força, estimulando o fortalecimento e a restauração da estrutura capilar. No entanto, quando usado em produtos para o cabelo, este óleo tem um efeito de clareamento que precisa ser considerado em caso de uso regular.
Apesar de sua natureza suave, o óleo de camomila também tem um efeito desodorizante.
Este óleo pode ser usado em casa para eliminar os insetos e cuidar da pele do bebê após banhos de sol, água e como agente calmante na pele.
Contraindicações
Apesar de o óleo de camomila ser considerado um dos mais macios e suaves entre todos os óleos essenciais, ele também conta com significativas limitações para seu uso.
As principais precauções estão relacionadas ao uso de camomila durante a gestação, o que deve ser evitado pelo menos durante os primeiros meses por conta de seu forte efeito sobre o corpo feminino.
O óleo de camomila é absolutamente incompatível com remédios homeopáticos, portanto, o uso simultâneo desses dois métodos também não é aconselhado.
A camomila não possui efeitos irritantes, fototóxicos ou outros efeitos desagradáveis para a pele, sendo um daqueles óleos essenciais que podem ser aplicados diretamente em áreas de inflamação e em sua forma pura.
Dosagens
O óleo de camomila-vulgar é usado em todos os métodos de aromaterapia. As dosagens recomendadas são:
- 1 gota para ingestão 2 vezes ao dia com damascos secos ou 2-3 vezes com geleia ou mel, junto com kefir, suco ou chá quente (pode ser substituído misturando 4-6 gotas do óleo com 100 ml de molho doce, geleia ou mel, tomando 1 colher de chá da mistura até 4 vezes ao dia);
- não mais do que 1-2 gotas para inalações quentes ou frias – o tempo do procedimento não pode ser maior que 7 minutos;
- de 4 a 7 gotas para banhos aromáticos, tanto gerais como sedentários, e cerca de 3-4 gotas para banhos de pés;
- de 2 a 4 gotas para aromatizar o ar em uma casa de banho ou sauna, para micro- clisteres (para uma colher de sopa de óleo de gérmen de trigo ou óleo base de erva de São João);
- 2 a 3 gotas para enxaguar, diluindo o óleo em mel ou bicarbonato de sódio e misturando com um copo de água moderadamente quente;
- de 3 a 7 gotas para massagem ou esfregação, diluídas em 10 ml de óleo base;
- 15 a 20 gotas de óleo de camomila misturado com uma dose dupla de óleo de gérmen de trigo, erva de São João ou cominho preto para compressas quentes e aplicações;
- 3-4 gotas de óleo de camomila, diluídas em duas colheres de óleo de erva de São João, usados como gotas nasais (3 gotas a cada hora), e na mesma dosagem para lâmpadas aromáticas e duchas (por xícara de água morna com bicarbonato de sódio dissolvido nela);
- Óleo puro na quantidade necessária para aplicações;
- 3 gotas de óleo de camomila por 50 g de vodka para uma loção refrescante e desodorizante.
OBS: Antes de usar qualquer planta para tratamento de saúde consulte um medico.
Leia também:
O poder das ervas e plantas mágicas