O gengibre é uma planta herbácea de tubérculo, perene, nativa das regiões ocidentais da Índia e sudeste da Ásia. Traduzido do sânscrito, gengibre significa “raiz com chifres”. A espécie cresce no Brasil, na Índia, no Japão, na China, na Argentina, no Vietnã, no Ceilão e na África Ocidental.
Ele pertence às especiarias, uma das primeiras importadas para a Europa do Oriente. Os rizomas são a parte da planta usadas para ingestão.
História da distribuição
Por mais de 3 mil anos, o gengibre tem sido considerado uma planta medicinal para muitas doenças, e na medicina oriental védica, ele ganhou a reputação de ser um remédio para qualquer mal. A planta começou a ser cultivada na parte norte da Índia – foi dali que, graças aos fenícios, essa especiaria chegou às terras do Mediterrâneo. Depois, os mercadores e comerciantes árabes levaram o gengibre para o norte da África e para a China. Nos países europeus, ele apareceu na Idade Média.
O gengibre sempre foi famoso por seu aroma e sabor incomuns. Ele também era muito popular na Rússia: até o pão do mel era chamado de “pão de gengibre”, já que a raíz era um componente importante do famoso pão de mel produzido na cidade de Tula – ela era adicionada não só a produtos de panificação, mas servia com base para bebidas alcoólicas, ao kvass (bebida fermentada com baixo teor de álcool), geleias e bebidas quentes a base de ervas. Todos os pratos em que a erva é adicionada adquire um sabor picante único.
Substâncias úteis contidas no gengibre
O gengibre contém várias substâncias úteis. Em primeiro lugar, uma semelhante a fenol chamada gingerol – é graças ao gingerol que a planta tem seu sabor incomparável. Além disso, contém aminoácidos: lisina, metionina e fenilalanina.
Além das citadas acima, ele contém magnésio, fósforo, sódio, silício, potássio, manganês, cálcio, germânio, cromo, ferro, alumínio, ácido nicotínico, ácido caprílico, ácido oleico, ácido linoleico, vitaminas C, A, B1, B2, asparagina, colina e gorduras.
Propriedades curativas
O gengibre tem um efeito muito positivo sobre os vasos sanguíneos: ele os fortalece e limpa, além de reduzir o nível de colesterol contido no sangue. É um bom ajudante no tratamento da aterosclerose. A raiz é capaz de fortalecer a memória e reduzir a pressão arterial. Ela aumenta o desempenho, e com a ingestão regular, revitaliza o corpo. Gengibre serve como um meio preventivo contra trombose e derrame.
Chá de gengibre
O chá de gengibre, muito usado como agente de aquecimento e remédio para resfriado, tem sido conhecido desde os tempos da China antiga, e era usado, entre outras coisas, como anestésico. Na Europa, nos tempos da epidemia de peste, o chá de gengibre era consumido como um meio preventivo contra a infecção e também era dado aos pacientes.
Gengibre para tratamento de resfriados
Os chineses conhecem bem as propriedades benéficas do gengibre: em seu país, produzem, por exemplo, pastilhas de gengibre para a tosse, que são muito populares. Hoje em dia, a raiz é usada ativamente como um remédio contra resfriados e para o tratamento da boca e garganta, ao passo que a substância conhecida como gingerol presente em sua composição ajuda na asma brônquica e na obstrução brônquica.
Gengibre para emagrecimento
O gengibre contém compostos químicos bioativos como shogaol e gingerol, que são semelhantes em sua ação à capsaicina, um componente da pimenta vermelha. Esses alcaloides são famosos por sua capacidade de ajudar na perda de peso por estimularem a termogênese. A substância gingerol é encontrada na raiz fresca de gengibre, e o shogaol (esse nome vem no nome de gengibre em japonês, shoga) é formado durante a secagem e tratamento térmico da raiz.
Gengibre como fonte da energia
Cientistas há muito provaram que o uso de gengibre estimula o fluxo sanguíneo cerebral, o que dá energia e velocidade aos nossos pensamentos. Médicos do Maryland Medical Center compararam o gengibre ao café (pelo seu efeito). De acordo com suas recomendações, a dose diária ideal de gengibre é de cerca de 4 gramas; mulheres grávidas não devem comer mais de 1 g de gengibre cru por dia.
Efeitos colaterais
Se você ficou impressionado por essa raiz quase mágica e suas propriedades benéficas: vê se não exagera! É sempre bom saber quando parar, pois o uso excessivo de raiz de gengibre fresco pode causar azia, irritação da mucosa oral, insônia, inchaço, náusea e provocar a exacerbação de uma úlcera de estômago (se essa já existir). Portanto, antes de começar um tratamento ou cura com o uso de raiz de gengibre, você precisa examinar não apenas suas propriedades benéficas, mas também as contraindicações!
O gengibre é contraindicado para pessoas com doenças do fígado, tais como:
- hepatite aguda e crônica
- cirrose hepática
Como a planta estimula a atividade secretora das células do fígado, a condição quando essas células estão irritadas e às vezes mortas (necrose) pode ser muito perigosa.
A presença de pedras na área das vias biliares também é uma contraindicação para o uso de gengibre – em tais casos, é preciso ter muito cuidado, pois a pedra começará a atravessar o trato biliar, mas depois de um tempo, corre o risco de ficar presa, o que pode exigir uma cirurgia.
Propriedades mágicas de gengibre
Na astrologia, o gengibre está relacionado ao planeta Marte e aos signos Áries e Escorpião. O óleo essencial dele é usado em rituais mágicos para diversos fins, pois ajuda a atrair amor e sorte. Para isso, o óleo é usado na magia de velas, lâmpadas aromáticas, etc. Outra opção é aplicar o óleo na roupa em casos especiais quando você precisar de sucesso nos negócios – esses casos incluem entrevistas de emprego, testes e provas na faculdade.
Ritual para atrair dinheiro
Numa época da lua crescente, pegue um pouco de gengibre em pó, coloque-o em uma pequena bolsa ou saco. Coloque-a no bolso direito. Vá para o banco mais próximo. Saindo do banco, a caminho de casa, tire o pó do saco aos poucos (em pequenas porções), polvilhando assim o seu caminho do banco até a casa. Chegando em casa, coloque um pouquinho de pó em sua carteira.
Quando você for a uma reunião importante em que questões de dinheiro serão resolvidas, coloque uma pequena raiz de gengibre no bolso direito: isso trará sorte.
Para limpar a casa de energias negativas, lave o chão numa sexta-feira e adicione uma pitada de gengibre à água da lavagem. Após completar a limpeza, despeje a água no vaso sanitário.
OBS: Antes de usar qualquer planta para tratamento de saúde consulte um medico.
Leia também:
Suco de babosa, um forte bioestimulante natural: seis receitas para terapia intensiva de vitaminas
Salada de atum com pepino e ovo
Aromatizadores caseiros 10 maneiras de fazer