Um estilo de vida sedentário, desnutrição e processos irreversíveis que ocorrem no corpo levam ao acúmulo de gordura corporal nas paredes dos vasos sanguíneos. Elas são chamadas de placas de colesterol e são uma das causas mais comuns de ataques cardíacos e derrames.
Na medicina popular, há um grande número de receitas para limpeza, fortalecimento e expansão dos vasos sanguíneos. Muitos deles baseados em vários óleos vegetais que serão mencionados a seguir. Vamos observar também os óleos que são benéficos para o sistema cardiovascular em geral.
Para que fazer a limpeza?
O acúmulo de placas de colesterol nas paredes dos vasos sanguíneos leva ao bloqueio do sistema circulatório e ao desenvolvimento de aterosclerose, doença que pode ser detectada em praticamente todas as pessoas idosas. É impossível evitar a ocorrência da doença, mas é possível pode controlá-la.
Entre os sintomas de aterosclerose estão:
- Hipertensão arterial;
- Dor de cabeça persistente, tonturas;
- Perda de memória, mente confusa;
Se você não tomar medidas contra a doença, ela pode levar a ataques cardíacos, invalidez e até à morte. Até recentemente, acreditava-se que era possível lidar com o colesterol com a ajuda de uma dieta saudável.
No entanto, uma pesquisa conduzida por cientistas mostrou que a maior parte do colesterol é sintetizada no fígado. Apenas uma pequena porção do colesterol entra no corpo junto com a comida.
Os vasos sanguíneos fornecem oxigênio e nutrientes ao corpo humano. Sua limpeza é muito importante para manter a saúde. O bloqueio vascular pode ocorrer em pessoas de diferentes idades. Você precisa levar este problema a sério após 35-40 anos.
Os médicos recomendam limpar regularmente os vasos a partir dessa idade, uma vez que essa limpeza é eficaz na prevenção de várias doenças.
É necessário realizar o procedimento de limpeza e tratamento da aterosclerose sob a supervisão de um médico.
A limpeza é indicada em casos de:
- varizes;
- perda auditiva e visual;
- fadiga crônica e dores de cabeça frequentes:
- colesterol alto no sangue.
Após um curso de tratamento, a saúde e o humor da pessoa, sua capacidade de trabalho e o apetite melhoram.
Os 5 melhores óleos para reduzir o nível de colesterol
Os produtos à base de plantas têm uma série de propriedades benéficas que ajudam a melhorar a elasticidade das paredes dos vasos sanguíneos e a limpar a corrente sanguínea do colesterol “ruim”. Uma variedade de remédios é preparada a base deles. Vamos falar sobre os 5 melhores produtos desse tipo.
-
Óleo de linhaça
Os benefícios do óleo de linhaça para artérias e vasos eram bem conhecidos na antiguidade. Agora, esses fatos foram confirmados pelos estudos científicos. Esse óleo contém vitaminas dos grupos A, B e E, bem como potássio.
Todas essas substâncias podem ter diferentes efeitos terapêuticos. Entre eles:
- A redução do nível de colesterol no sangue;
- Ativação do cérebro;
- Estimulação do processo metabólico.
Para fins terapêuticos, usa-se produto de linhaça obtido por prensagem a frio. Seu elemento mais valioso são os ácidos graxos poliinsaturados. O efeito terapêutico desse produto vegetal só começa a se manifestar com o uso prolongado.
Com o uso diário de 1 colher de sopa de óleo de linhaça de manhã com o estômago vazio, seu efeito será sentido no dia 12-14. Juntamente com uma diminuição no nível de colesterol no sangue, a ingestão do óleo levará a outras mudanças, tais como:
- A taxa de coagulação do sangue diminuirá (isso reduz o risco de formação de coágulos sanguíneos e normaliza o nível de glicose no sangue);
- Processos inflamatórios serão apagados;
- A imunidade aumentará;
- A elasticidade dos vasos aumentará.
Os lipídios insaturados contidos no produto de linhaça não são depositados no corpo humano. O produto é muitas vezes usado para enriquecer pratos incluídos em dietas para perda de peso. Eliminar o excesso de peso reduz significativamente a carga sobre os vasos sanguíneos e o coração.
Para alcançar o efeito terapêutico desejado, recomenda-se ingerir o óleo de linhaça nas seguintes quantidades:
- Para baixar o colesterol: todos os dias uma colher de sopa durante 1 mês. Tome o produto 25-30 minutos antes das refeições.
- Para aterosclerose: 2 vezes ao dia, 1 colher de sopa antes e durante as refeições. O curso do tratamento é de 30 dias. Você pode repetir em 3-4 semanas.
- Para doenças cardíacas, o tratamento dura 5 semanas: o produto é ingerido 2 horas antes do jantar. Após o curso do tratamento, uma pausa de um mês é feita, período após o qual o curso é repetido.
-
Azeite de oliva
O azeite de oliva tem um efeito positivo sobre o sistema cardiovascular, já que é rico em antioxidantes e polifenóis. Estas substâncias desempenham um importante papel na luta contra várias doenças cardíacas.
O uso do produto ajuda a melhorar significativamente a função dos vasos sanguíneos em pessoas com aterosclerose moderada. A taxa recomendada de consumo diário desse produto para fins terapêuticos é de 2 colheres de sopa. É bom misturar o produto com alho e uma pitada de sal. A mistura pode ser usada como spread no almoço e janta.
Os médicos recomendam o consumo de azeite de oliva para pessoas que têm um sistema imunológico enfraquecido. O curso dura pelo menos uma semana. Juntamente com a limpeza do fluxo sanguíneo, o corpo se rejuvenesce como resultado desse processo. Azeite com alho normaliza a pressão sanguínea.
-
Óleo de espinheiro marítimo
As propriedades do óleo dependem das matérias-primas usadas: sementes ou frutos. Esse produto contém vitaminas, ácidos e outras substâncias que podem salvar uma pessoa de muitas doenças.
A receita mais comum com base no espinheiro marítimo é preparada a partir de 0,5 litros das frutas da planta e um copo de sementes de endro. A mistura é preparada em um frasco de vidro. Sementes secas são despejadas nela, após o que o óleo aquecido a 50 °C é adicionado. Antes de usar, o produto é infundido por pelo menos 20 dias. Tome 2 colheres de sopa 1 vez por dia.
-
Óleo de girassol
O processo de limpeza do corpo com óleo de girassol é fundamentalmente diferente de outros métodos. O produto na quantidade de 1 colher de sopa é colocado na dianteira da boca e é chupado como um doce até adquirir a cor branca. Em seguida, o produto deve ser eliminado (cuspido). O procedimento é realizado 1 vez por dia e dura de 15 a 20 minutos. O resultado deste tratamento é a normalização do processo metabólico, diminuição da acidez e limpeza do corpo.
-
Óleo de cominho preto
O produto é utilizado para o tratamento e prevenção de varizes, pressão arterial, aterosclerose e doenças do sistema cardiovascular. Graças a ele, os riscos de doença cardíaca isquêmica, trombose e tromboflebite são reduzidos.
Esse produto ajuda a aumentar a elasticidade das paredes dos vasos sanguíneos, impede a formação de placas ateroscleróticas e coágulos sanguíneos. Com estreitamento das válvulas do coração, recomenda-se tomar óleo de cominho preto com mel natural. Com pressão alta, o produto é adicionado ao chá quente. Já para limpeza de vasos, prepara-se uma mistura de óleo, mel e alho.
Óleos essenciais úteis
Óleos essenciais ajudam na aromaterapia. Este método é utilizado para o tratamento e prevenção de várias doenças do coração e vasos sanguíneos. As propriedades dos óleos dependem das substâncias contidas nas plantas que foram usadas para fazer o óleo. Eles são levados em conta ao escolher um remédio para o tratamento de um certo tipo de doença. Para eliminar a angina, são utilizados produtos derivados de óleos de hortelã, Ylang-Ylang, alecrim, limão e gerânio. A elasticidade dos vasos pode ser melhorada pela aromaterapia baseada em produtos essenciais derivados do cipreste. Para o tratamento de outras doenças, os seguintes óleos essenciais são utilizados:
- Para pressão alta – lavanda, gerânio, alecrim e Ylang-Ylang;
- Para aterosclerose – pinho, lavanda, eucalipto e Ylang-Ylang;
- Para violações da circulação sanguínea – lavanda, hortelã;
- Para varizes – limão e alecrim;
- Para flebite – alecrim:
- Para tromboflebite – abeto e pinheiro;
- Para enxaquecas – eucalipto, lavanda e alecrim.
Compre óleos essenciais somente em farmácias.
Recomendações gerais
A principal regra do procedimento de limpeza dos vasos é não fazer nenhum curso sem consultar um médico. Existem vários métodos, cuja escolha deve basear-se em características individuais da saúde da pessoa. No entanto, existem regras gerais, como:
- Antes do procedimento, limpe seu corpo com a ajuda de dietas especiais.
- Durante o período do tratamento é necessário abandonar completamente o álcool, o fumo, os alimentos gordurosos e os ricos produtos de farinha.
- Não consuma carne gordurosa e leite.
- A atividade física deve ser aumentada em 1,5 a 2 vezes em relação ao normal.
- Em caso de deterioração da saúde durante o curso do tratamento, é necessário interrompê-lo imediatamente.
Esse é apenas um tratamento natural em caso de problemas de saúde procure sempre a orientação de um medico.
Leia também:
Top 20 meios naturais para uma ótima saúde do seus cabelos
Óleo essencial da árvore do chá -Melaleuca
Usando óleos essenciais como antioxidante – receitas
7 presságios que anunciam a Noite Sombria da Alma