Quando estudamos o mapa astrológico de uma criança, temos a possibilidade de entender como melhor guiá-la. Forças, fraquezas, aptidões e potenciais saltam de página.
Entendemos como mudar ou abrandar traços negativos e maximizar os talentos que, de outra forma, poderiam não ter sido aparentes. O entendimento nos leva a ter mais paciência, uma virtude de valor imensurável na criação de filhos!
Muitos pais intuitivamente fazem uma leitura no momento do nascimento e até mesmo antes, através de sonhos ou visões, e recebem um conhecimento presciente da criança que logo nascerá.
O novo pequeno, então, chega até eles com seu próprio mapa de nascimento e seu plano particular de vida, que muitos acreditam ser determinado antes do nascimento.
No entanto, não há dúvidas de que fatores ambientais, decisões tomadas pelos pais, educação e livre-arbítrio podem mudar, alterar ou mitigar a profecia prevista no mapa astral da criança para melhor ou para pior.
A semente da rosa mais magnífica não florescerá se faltar sol, água e boa terra – e muitos cultivam belas flores em solos rochosos através do amor e do cuidado.
Desafiando o potencial da criança
Como podemos desafiar a criança a revelar o potencial positivo de seu signo solar, mas, ao mesmo tempo, ensiná-la a saber claramente quando cruza a linha que pode causar muito sofrimento e tristeza?
Este é o desafio diante de nós como educadores e pais para nossos filhos, e até mesmo para a criança dentro de nós mesmos. Por isso, é preciso observar o mapa astral prestando atenção a possíveis áreas problemáticas que poderiam interromper, impedir ou bloquear a melhor expressão da criança.
A astrologia é destinada a confirmar – e não substituir – o guia interior! Ao ler sobre seu filho, enfatize o positivo. Padrões negativos podem ser alterados; na verdade, às vezes apenas um tom de cinza separa o calcanhar de Aquiles daquilo que pode se tornar um bem valioso.
Por outro lado, talentos naturais podem se estagnar e, na falta de desenvolvimento, se tornar uma porta aberta para a auto-indulgência.
Desafios e contradições
Na astrologia, trígonos e sextiles são considerados aspectos que indicam a energia que flui em harmonia. Os quadrados apontam para desafios, bloqueios, frustrações internas e talentos também pronunciados.
Oposições indicam potenciais conflitos que resolvemos no Tai-Chi de nossas interações com os outros. Nós chamamos de quadrados e oposições de “aspectos dinâmicos”. Aqui é onde seu filho pode encontrar seus maiores desafios, mas também onde ele pode demonstrar seus maiores pontos fortes!
Ao expressar e dominar os aspectos dinâmicos, nós crescemos e podemos realizar nossas maiores conquistas. Lembre-se: onde quer que você encontre aspectos dinâmicos, o seu filho precisa da maior orientação, consistência e paciência de sua parte.
Uma criança com Marte ao quadrado de Saturno pode se sentir bloqueada. No entanto, se Marte e Saturno receberem aspectos positivos de outros planetas, eles mitigarão a dificuldade e permitirão que o aspecto se manifeste de uma maneira mais dinâmica e proposital.
Os aspectos positivos também podem indicar como resolver a dificuldade com sucesso.
Contradições são abundantes em qualquer mapa natal. O que fazer, então, ao se deparar com informações contraditórias? Basta entender que nada é apenas preto e branco: por exemplo, uma criança pode ser extrovertida em esportes, mas tímida em acadêmicos, ou vice-versa.
Outras, no entanto, precisarão de ajuda para resolver tais conflitos estruturais. Às vezes nos deparamos com forças ou talentos na criança que podem não ser o nosso forte.
Uma criança com um grande trígono nos signos da terra, mas cujos pais têm pouca ou nenhuma ênfase na terra em seus próprios mapas, por exemplo, pode precisar de outras pessoas, mais práticas e profissionais, entrando em sua vida para trazer as qualidades inerentes de eficiência, ordem e organização, típicas desta configuração positiva.
Usando o mapa de forma correta
O conhecimento astrológico nunca deve ser usado para rebaixar, criticar ou derrubar ninguém. Tome nota de áreas de grande sensibilidade, vulnerabilidade, ou dor no mapa da criança.
Encontre maneiras de ajudá-la a dominar isso. Seja gentil com seu filho. Sua estrela apareceu e pode ser diferente em magnitude e brilho do que a sua! Ame-o, ensine-o e aprenda com ele, mas não espere que ele seja quem você é.
Ao estudar o mapa da criança – como uma representação do livro de sua vida com muitas páginas para escrever –, procuramos entendê-la melhor a fim de orientá-la, ajudá-la e instruí-la a revelar sua singularidade especial, seu chamado na vida.
Na compreensão de nossos filhos, também passamos a entender melhor a nós mesmos, nossa própria criança interior.
Signo ascendente de uma criança
Os astrólogos precisam saber o que o signo do zodíaco está subindo no momento do nascimento, já que isso dá uma imagem da maneira como aparecemos ou nos deparamos com os outros.
Nós olhamos para o mundo através dos óculos de nosso Signo Ascendente. O Signo Ascendente do seu filho oferecerá pistas sobre como seu filho se percebe ou gostaria que outras pessoas o vissem.
Muitos astrólogos consideram o Signo Ascendente tão importante quanto o signo solar na descrição da identidade. Isso faz sentido, já que o Ascendente descreve a experiência da primeira infância.
A partir de uma miríade de impressões e interações, a criança tecerá a tapeçaria de sua individualidade única. Se o Signo Ascendente é muito diferente do signo solar, a criança pode ter que trabalhar para integrar diversos aspectos de sua personalidade.
Ascendente o EU de cada um
O Ascendente é o começo da Primeira Casa, a casa de “Eu!”, o “eu” que essa criança gostaria de ser, e como os outros a vissem: em resumo, a identidade do pequeno. A frase-chave da primeira casa é “EU SOU”.
Esta casa governa o nosso eu pessoal e tudo o que existe sobre nós que atrai uma reação do nosso entorno ou dos outros. A primeira casa descreve o ambiente da primeira infância (ou a percepção da criança sobre isso).
Grande parte da identidade da criança será um reflexo do ambiente em que ela cresce. A imagem projetada da criança (personalidade) refletirá sua experiência e assimilação de sua interação com os outros.
A 1º casa
O signo no Ascendente (primeira cúspide da casa) e sua régua são componentes-chave para entender a personalidade emergente do seu filho. Qualquer planeta “em ascensão” na 1ª casa vai colorir consideravelmente a personalidade.
Por exemplo, se Netuno está na 1ª casa, a criança será sensível e impressionável, não importa qual seja o signo Ascendente. Uma criança com Vênus na 1ª casa provavelmente será atraente e encantadora. Marte na 1ª casa é comum nos mapas dos atletas.
Os astrólogos muitas vezes misturam as características do signo do Sol com o signo do Ascendente. Por exemplo, uma criança com Sol em Áries geralmente é um pouco egocêntrica. Se a criança, no entanto, tiver o Ascendente em Peixes, ela provavelmente será assertiva, mas compassiva e interessada em servir os outros.
Às vezes, porém, a criança pode experimentar um conflito; nesse caso, por exemplo, parte dela pode querer ir direto para novas experiências (Áries), enquanto outra parte pode ser tímida ou ter medo (Peixes). A criança pode sentir-se oprimida (Peixes) pela severa repreensão dos pais em resposta a uma ação impulsiva tipicamente ariana!
Tudo isso pode parecer muito complexo, mas você pode seguir passo a passo. Você terá que estudar bem o signo solar e o Ascendente (e o signo e a casa em que o Governante se encontra) mais a natureza de qualquer planeta na 1ª casa. Aprenda as chaves, seja sensível e observe a criança. Você vai ver como tudo vem junto.
O mapa natal
O mapa astrológico, ou natal, é um método de mapear o espaço que circunda a Terra no momento do nascimento da criança. Um mapa natal é simplesmente um instantâneo do cosmo no momento do nascimento – um retrato cósmico.
Sabemos que todas as coisas estão em movimento. Não só os planetas se movem lentamente a diferentes velocidades em grandes órbitas alongadas ao redor do Sol, mas a própria Terra gira sobre seu eixo uma vez em 24 horas.
À medida que a Terra gira durante um dia, cada um de nós é exposto a todos os 360 graus do zodíaco. O mapa natal é um diagrama ou imagem que para o relógio cósmico e captura o universo como ele existe em um determinado momento.
O mapa natal de seu filho é seu retrato cósmico individual ou mandala. Dizem que algo que nasce no tempo assume as qualidades daquele momento específico. O mapa natal do seu filho revela uma imagem de quem ele é e do que ele pode se tornar.
Sinais e profecias que podem ser modificados
A astrologia é um mapa do karma, positivo e negativo, que se desdobra em ciclos de tempo. As sementes do futuro sempre são semeadas no presente, mas podemos lê-las?
É disso que se trata o estudo da astrologia: ler os sinais dos tempos e ouvir o que eles têm a dizer sobre nós mesmos, agora e no futuro. A astrologia, então, é profecia. No entanto, sabemos que a profecia pode ser alterada, alterada ou mitigada por livre arbítrio, decisões certas ou erradas, orações e autoconsciência.
As interpretações do signo solar que encontramos na maioria dos jornais estão muito longe do trabalho de astrólogos profissionais. O signo em que o Sol estava no dia do seu nascimento (por exemplo, Áries, Touro ou Gêmeos) é apenas um dos muitos fatores que os profissionais observam.
Além do dia e ano de nascimento, a maioria dos profissionais também usa o horário e o local de nascimento. Data de nascimento, ano, hora e lugar são todos necessários para identificar o seu lugar no tempo e no espaço.
Dada essa informação, um astrólogo cria o que é chamado de mapa natal ou de nascimento (às vezes chamado de horóscopo).
Cada mapa natal inclui a posição exata do Sol, da Lua e dos planetas: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão. Estes planetas são então colocados em um diagrama circular chamado roda de gráfico.
Esta roda é um diagrama em miniatura do que o céu parecia no momento do nascimento, visto do local de nascimento.
Leia sobre o signo de nascimento de seu filho/filha