O chá de dente-de-leão promove a perda de peso devido às suas qualidades diuréticas.
Ele ajuda a remover o excesso de líquido do corpo, que é frequentemente retido nas células das pessoas como excesso de peso, interferindo nos processos metabólicos.
A bebida pode ser usada também como um meio de desintoxicar o fígado, uma vez que remove toxinas do corpo, e auxilia no fortalecimento das células do fígado.
O funcionamento normal deste órgão permite uma quebra mais eficiente das gorduras provenientes dos alimentos e previne o aumento do colesterol.
Outro lado positivo do uso do chá de dente-de-leão para perda de peso é sua capacidade de melhorar o trato gastrointestinal – com boa digestão, o corpo requer quantidades significativamente menores de comida para reproduzir a energia necessária.
Composição
Chá de dente-de-leão contém óleos essenciais, inulina, levulina e colina, taraxacina e mucina, saponinas, gomas, ácidos graxos, açúcares, pectina e proteína.
O perfil vitamínico-mineral da bebida inclui: A, B1, B2, B3, C e E, cálcio, cromo, ferro, magnésio e manganês, fósforo, potássio e sódio, selênio, silício e zinco.
Variedades
O chá feito de diferentes partes da planta ajuda a eliminar o sal e a água pelos rins.
O uso de tal bebida leva, como dito acima, à perda de peso em curto prazo, e portanto, ela age como uma ferramenta adicional na luta contra a obesidade.
Vale ressaltar que o dente-de-leão não aumenta a perda de gordura ou a termogênese, afetando exclusivamente o balanço hídrico do corpo.
O delicioso chá pode ser feito a partir da raiz, folhas ou flores da planta.
- As flores são mais usadas para fazer vinho ou geleia de dente-de-leão.
- A bebida feita a partir da raiz é considerada a mais eficaz na perda de peso, por isso é usada com mais frequência.
- Em algumas lojas de alimentos saudáveis, você pode comprar chá de raiz de dente-de-leão pré-torrada. Esta bebida será menos útil do que preparada a partir de matérias-primas frescas, mas ainda mais saudável do que, por exemplo, café.
Como colher matérias-primas
Ao colher e armazenar raízes de dente-de-leão, deve-se guiar pelos seguintes princípios:
- As matérias-primas vegetais devem ser coletadas na primavera ou no outono em áreas ecologicamente limpas.
- Para fins terapêuticos, use as raízes de plantas com pelo menos 2 anos de idade.
- Os melhores espécimes devem ser grandes e grossos, não finos ou bifurcados.
- A raiz do dente-de-leão deve ser armazenada em local seco e protegido de pragas.
- Antes de fazer o chá, moa as suas reservas para um estado em pó, a fim de obter o máximo benefício da ingestão da bebida.
Como beber
- O chá das folhas secas deve ser bebido na dosagem de 1-2 colheres 3 vezes ao dia. Despeje água quente nas folhas e deixe infundir por 10 minutos.
- O caldo da raiz deve ser tomado na dosagem de ½-2 colheres de chá 3 vezes ao dia. Coloque as raízes na água fervida e deixe por 5 – 10 minutos, filtrando e tomando entre as refeições.
- Tome extrato em pó de folhas ou raiz de dente-de-leão na dosagem de 500 mg 1-3 vezes ao dia.
- Tintura de álcool (30%) das raízes/folhas da erva terapêutica deve ser tomada na dosagem de 30-60 gotas três vezes ao dia, sempre diluida com água.
O chá caseiro de dente-de-leão não pode ser armazenado por muito tempo, uma vez que, eventualmente, adquire um sabor amargo.
Precauções
Pessoas alérgicas ao iodo e plantas que o contém, como a ambrósia, o milefólio, a calêndula, o crisântemo e a camomila, devem evitar qualquer medicamento com dentes-de-leão, incluindo chá.
Substâncias biologicamente ativas que fazem parte de aditivos alimentares e chá com dentes-de-leão não são se combinam bem com diuréticos, antiácidos (aumento da produção de ácido gástrico), lítio (aumento dos efeitos colaterais), anticoagulantes (há risco de sangramento), antidiabéticos (redução dos níveis de açúcar no sangue que pode resultar em hipoglicemia) e ciprofloxacina (reduz a absorção da droga).