Você sabia que é possível fazer compota ou mel das flores com dentes-de-leão? Para isso, você deve colher as flores longe de estradas, em segundo lugar, colhê-las em uma tarde ensolarada quando os botões estão totalmente abertos, e em terceiro lugar, averiguar se na véspera, o tempo foi seco, sem chuva, uma vez que desta forma, as flores terão maior quantidade de néctar.
Ingredientes
- Flores de dente de leão – jarra de 3 litros
- 1 litro de açúcar
- Alguns limões cortados em rodela
- 1 litro de água
Modo de preparo
- Colete os dentes-de-leão. Você deve sacudi-las para garantir que não existam partículas da terra e insetos sobre eles.
- Para a preparação do mel, são necessárias apenas inflorescências, sendo que as sépalas devem ser retiradas com uma tesoura.
- Coloque as flores cortadas em uma panela na qual o mel será cozido.
- Adicione um litro de água à panela, e, a partir do momento da fervura, coloque as flores por 30 minutos em fogo baixo.
- Depois de meia hora, desligue o fogo e deixe o caldo descansar por 11 a 12 horas – após esse período de descanso, o caldo deve ser coado em um coador. As flores devem ser espremidas e descartadas. A cor do caldo, a este ponto, deve ser marrom-esverdeado.
- Em seguida, filtre o caldo através de gazes dobradas em várias camadas.
- Coloque a panela com o caldo filtrado no fogo e adicione o açúcar.
- Assim que o caldo ferver, reduza o fogo para o mínimo. Mexa até que o açúcar esteja completamente dissolvido. Perceba que durante o cozimento, a cor do mel muda, torna-se bonito, adquirindo uma cor âmbar dourado.
- Para a preparação do mel, use o limão, lavando o fruto e sua casca. Descasque-o depois corte-o em pequenas fatias, em seguida mergulhando-o na calda fervente.
- Ferva a geleia com limão por mais 10 a 15 minutos. Se você cozinhar por mais tempo, ficará mais grosso. A geleia pronta fica muito perfumada e saborosa.
Tome um bom chá com uma colher desse mel, que além de ser uma delícia, conta com propriedades curativas!
Outras receitas: