Os benefícios para a saúde do limão incluem perda de peso, melhor digestão, redução de distúrbios respiratórios, aumento da imunidade, alívio da constipação, bem como prevenção de câncer e pedras nos rins. O limão também é usado no tratamento de pilhas, úlcera péptica, gota e no tratamento de gengivas. Também ajuda no cuidado da pele, cabelo e os olhos.
O que é limão?
Limão (Citrus aurantifolia é uma pequena e redonda fruta cítrica híbrida de cor verde. Devido ao seu suco amargo ácido e aroma único, a fruta de limão é usada em várias cozinhas para acentuar o sabor. É um ingrediente comum na culinária mexicana, vietnamita e tailandesa. Existem várias espécies de frutas cítricas que são conhecidas como limão. Esses incluem lima comum, combava, lima selvagem, citrus glauca e lima da Pérsia.
Esta fruta tropical picante tem sido bem conhecida por suas propriedades medicinais há séculos. O limão também tem aplicação em produtos cosméticos e de saúde. Extraído da casca ou da pele do limão, o óleo essencial de limão é amplamente utilizado em aromaterapia e perfumes.
Qualidades nutritivas
Geralmente conhecido por suas reservas de ácido ascórbico, o limão fornece 32% da ingestão diária recomendada de vitamina C. Tem alto teor de água e é uma boa fonte de minerais como cálcio, ferro, cobre, sódio, magnésio, fósforo e potássio, bem como vitaminas como folato, vitamina A, vitamina E e vitamina K.
A melhor coisa sobre o limão é que ele tem a menor quantidade de calorias, carboidratos e gorduras. Uma dose única (67 g) de limão fornece 20 kcal de energia. Além disso, a casca e a polpa de limão também são ricas em fibra dietética, antioxidantes, glicosídeos flavonóis como o kaempferol, bem como diversos fitoquímicos como polifenóis, limoneno e terpenos.
Vamos considerar os maiores benefícios do limão:
Prevenção de doenças de coração
Fibra solúvel e limonina encontrados no limão ajudam a baixar a pressão arterial. Isso ajuda a reduzir a inflamação dos vasos sanguíneos, o que impede doenças cardíacas. Além disso, potássio e magnésio contidos no limão melhoram a circulação sanguínea e aumentam a saúde do coração.
Diminui o risco de AVC
Vitamina C contida em suco de limão e casca de limão diminui os riscos de AVC isquêmico, especialmente para as mulheres. Também ajuda a retardar a progressão de doenças coronárias, como a aterosclerose, diminuindo as estrias de gordura nas artérias.
Reduz o colesterol
Hesperidina, um flavonoide presente no limão, ajuda a reduzir o colesterol do tipo LDL (mau colesterol) e os níveis de triglicerídeos no organismo.
Previne câncer
Limão limpa os radicais livres e reduz o estresse oxidativo. Os fitoquímicos cheios de antioxidantes como flavonoides, flavonas, triterpenóides e limonóides contidos no limão têm potentes propriedades de combate ao câncer. Eles podem impedir o crescimento de várias células cancerosas, prevenindo o câncer de cólon, mama, próstata, pâncreas, estômago, pulmões, rins e sangue. Em alguns casos, são capazes também de erradicar células cancerígenas.
Perda de peso
Um dos estudos mostra que os óleos essenciais encontrados no limão ajudam a reduzir o peso corporal e o consumo de alimentos. Além disso, o ácido cítrico presente no limão é um excelente queimador de gordura.
Um copo de água morna com o suco de um limão inteiro é um excelente redutor de peso. Você pode consumir dois copos de água morna com suco de limão por dia e ver resultados notáveis em uma semana.
Aumenta a imunidade
O limão fortalece a linha de defesa do corpo e ajuda a evitar infecções e doenças como malária, diarreia e pneumonia. Além disso, a vitamina C nos citrinos ajuda a combater a tosse, o frio e a gripe, aumentando a imunidade geral do organismo.
Previne a formação de pedras nos rins
O ácido cítrico em suco de limão fresco ou concentrado ajuda a remover e prevenir cálculos renais, aumentando o volume de urina e citrato.
Um estudo mostrou que consumir limonada por quase quatro anos diminui a formação de cálculos renais de uma média de uma pedra por ano para apenas 0,13 por ano.
Aumenta a absorção de ferro
A vitamina C no limão em combinação com alimentos ricos em ferro ajuda a maximizar a capacidade do corpo de absorver ferro. Aqueles que sofrem de sintomas da anemia ferropriva como tonturas, unhas quebradiças, perda de cabelo e fadiga devem adicionar limão à sua dieta!
Cuidados da pele
O suco de limão, que contém ácidos saudáveis, ajuda a remover as células mortas quando aplicado na pele. Ele constrói colágeno, rejuvenesce a pele e melhora a textura geral. Ele também protege a pele de infecções, cura rachaduras, acne, espinhas, hematomas e manchas. O limão combate os danos da pele causados pelo sol, poeira e poluição. Suas propriedades antioxidantes e adstringentes ajudam a reduzir as rugas, além de curar manchas escuras, bronzear a pele e abrir os poros.
Você pode criar uma experiência de banho refrescante adicionando suco de limão ao seu banho. Também ajuda a reduzir o odor corporal.
Cura escorbuto
Para idades, o uso de cal é uma cura bem conhecida para escorbuto, uma doença causada pela deficiência de vitamina C. É caracterizada por infecções frequentes que mostram sintomas de resfriado normais, lábios e cantos dos lábios rachados.
Previne sangramento de gengivas
Vitamina C e flavonoides contidos no limão inibem o crescimento microbiano, o que ajuda a prevenir o sangramento gengival.
Ajuda na digestão
O limão tem um aroma irresistível que faz com que sua boca se molhe e isso ajuda na digestão primária (a saliva digestiva inunda sua boca antes mesmo de prova a comida). A acidez natural do limão faz o resto. Enquanto eles quebram as macromoléculas dos alimentos, os flavonóides estimulam o sistema digestivo e aumentam a secreção de sucos digestivos, bílis e ácidos. Isso também estimula o movimento peristáltico.
Nota: Esta é a razão pela qual picles de limão é consumido junto com o almoço e jantar na Índia e vários países vizinhos. Além disso, beber um copo de água morna com 2 colheres de chá de suco de limão cerca de 30 minutos antes das refeições ajuda a prevenir a azia ou sintomas de refluxo ácido.
Alivia constipação
Grandes quantidades de ácido presente no limão ajudam a limpar o sistema excretor. O volumoso do limão também é útil para aliviar a constipação. Uma overdose de suco de limão com sal também age como um excelente purgante sem efeitos colaterais, aliviando a constipação.
Controle de diabetes
Os altos níveis de fibra solúvel encontrados no limão fazem dele uma adição alimentar ideal para ajudar a regular a absorção do açúcar pelo corpo na corrente sanguínea. Isso ajuda a reduzir a ocorrência de picos de açúcar no sangue que são um risco grave para pacientes diabéticos. Além disso, limões e outras frutas cítricas têm um baixo índice glicêmico, o que significa que eles não causarão um aumento inesperado nos níveis de glicose. Esta é a razão pela qual a American Diabetes Association considera limões e outras frutas cítricas um superalimento para diabetes.
Cura úlcera péptica
Além da vitamina C, o limão contém compostos especiais chamados flavonoides (limonóides, como o limonin glicosídeo), que possuem propriedades antioxidantes, anticancerígenas, antibióticas e desintoxicantes. Os ácidos contidos no limão reagem com os sucos gástricos do estômago, resultando em reações alcalinas. Juntos, os flavonoides e a reação alcalina estimulam o processo de cura das úlceras pépticas e orais.
Trata desordens respiratórias
O óleo rico em flavonoides que é extraído de limão é amplamente utilizado em medicamentos anti-congestivos, como bálsamos, vaporizadores e inaladores, devido à presença de kaempferol. Apenas arranhando a casca de um limão e inalando o vapor fornece alívio imediato de congestionamento e náusea. A vitamina C também previne ataques de asma causados pela poluição do ar.
Trata artrite
Uma das causas da artrite é um acúmulo excessivo ácido úrico no corpo. O ácido cítrico encontrado em limão é um solvente que dissolve ácido úrico. O aumento do ácido cítrico no corpo ajuda a eliminar o excesso de ácido úrico da urina. As frutas cítricas, em geral, possuem propriedades anti-inflamatórias e podem ser usadas para tratar várias condições inflamatórias.
Outros benefícios do limão incluem:
Cuidados dos olhos
As propriedades antioxidantes do limão protegem os olhos do envelhecimento e da degeneração macular. Além disso, os flavonoides ajudam a protegê-los de infecções.
Cura para febre
As frutas cítricas, em geral, são capazes de reduzir febre por causa da vitamina C encontrada em altas concentrações, o que naturalmente diminui a temperatura do corpo.
Cura para gota
Existem duas causas principais de gota. A primeira é o acúmulo de radicais livres e o segundo é o acúmulo de toxinas no corpo, principalmente ácido úrico. O limão pode ajudar a prevenir ambas as causas, devido à presença de antioxidantes, vitaminam C e flavonóides.
Cura para pilhas
Uma vez que o limão ajuda a curar úlceras e feridas no sistema digestivo e excretor, proporcionando ao mesmo tempo um alívio da constipação, ela erradica todas as causas das pilhas. Pilhas são um termo diferente de hemorróidas, e refere-se a uma condição desconfortável que ocorre na região anal e pode resultar em sangramento e desconforto durante a excreção. O limão pode ajudar a prevenir sua formação ou recorrência.
Protege contra a cólera
Os glicosídeos flavonóis do limão possuem propriedades antibióticas que protegem o corpo contra várias bactérias e micróbios, incluindo o Vibrio cholera. O suco de limão, quando adicionado à água contaminada, funciona efetivamente como desinfetante. Além disso, a ingestão regular de suco de limão por pacientes expostos à água infectada por cólera pode reduzir os sintomas dessa doença fatal.
Cura para desordens urinários
O alto teor de potássio em limão é muito eficaz na remoção de substâncias tóxicas e nos precipitados depositados nos rins e na bexiga urinária. As propriedades desinfetantes do limão também ajudam a curar infecções no sistema urinário. Além disso, ele bloqueia o crescimento da próstata (muito comum em homens acima de 40 anos) e elimina o bloqueio da urina causada devido ao acúmulo de cálcio no trato urinário.
Propriedades antimicrobianas e antibacteriais
A ingestão de limão protege o corpo contra vários micróbios, vírus e bactérias, incluindo infecções por Helicobacter pylori (H. pylori) e Salmonella.
Cuidados do cabelo
A aplicação de suco de limão na pele e no cabelo tem enormes benefícios, como cabelos mais brilhantes, saudáveis e sem caspa, além de um couro cabeludo saudável.
Aplique suco de limão em seu cabelo e exponha seu cabelo à luz solar por uma hora. Depois enxágüe. Isso tornará seu cabelo 2 a 3 tons mais claro.
Melhora saúde de mulher
Cálcio e folatos presentes em limão são dois nutrientes importantes para as mulheres na menopausa e em idade fértil.
Uso de limões
Os limões possuem muitos usos medicinais, culinários e cosméticos surpreendentes. Alguns deles são:
- Uso culinário: Suco de limão adiciona um sabor azedo a sopas, saladas, legumes e também alimentos cozidos. Espremer um pouco de limão em frango assado ou peixe branco frito pode adicionar um sabor picante a ele. Também é amplamente utilizado na preparação de sobremesas, picles, geleias, salgadinhos e doces.
- Agente de limpeza: o limão aumenta as propriedades de limpeza de qualquer produto de limpeza facial ou xampu. Basta apenas adicionar 2 a 3 gotas.
- Aromaterapia e perfumes: óleo essencial de limão é usado em aromaterapia e perfumes por sua fragrância e seu efeito estimulante no corpo e mente.
- Bebidas: limão é o ingrediente mais favorito quando se trata de coquetéis, sorvetes e refrescos.
- Produtos cosméticos: limão é usado em produtos cosméticos, como óleo para o corpo, óleo de cabelo, creme dental, sabonete de beleza, desinfetantes, antissépticos bucais e desodorantes.
- Uso medicinal: devido às propriedades antibacterianas, antissépticas e desinfetantes do limão, a casca, o óleo e o suco da fruta têm usos medicinais. Também é usado na produção de medicamentos anti-congestivos e no tratamento de diarreia grave.
Efeitos colaterais do limão:
Embora os limões não tenham efeitos colaterais importantes, a ingestão excessiva pode causar alguns problemas, como: Skin allergy: Itchiness, redness, and swelling.
- Alergia alimentar: urticária, asma e vermelhidão da pele.
- Esmalte corroido: o consumo excessivo de limão pode erodir o esmalte dos dentes e aumentar sua sensibilidade devido à alta quantidade de ácido cítrico.
- Fitofotodermatite: em alguns casos, aplicar suco de limão diretamente na pele pode aumentar a sensibilidade da mesma aos raios UV, resultando em fitofotodermatite.
- Dores de cabeça: a tiramina presente nos citrinos pode causar enxaqueca em algumas pessoas.
Observação: é importante lavar a casca externa de calcário mesmo que você não planeje usá-la, pois a casca geralmente possui depósitos bacterianos. Seme lavar bem a fruta, estes podem ser transferidos para dentro dela.
Além disso, fique à vontade para adicionar esta fruta picante à sua dieta e aproveite todas as suas qualidades nutritivas e eus benefícios.