Nos tempos antigos, os habitantes do continente africano e do sudeste da Ásia usavam ornamentos do osso do elefante principalmente por considerações mágicas. Acreditava-se que o dono de tal amuleto ganhava um pouco de força e coragem do animal gigante que não tem nem rivais nem inimigos. A forma do amuleto era secundária, bastava polir pedaços de uma presa para fazer pingentes, um colar ou uma pulseira.
Mais tarde, historias sobre o “poder de cura” do marfim apareceram. Uma capacidade de curar uma grande variedade de doenças (de envenenamento à impotência) foi atribuída a esse material. Não é estranho então, que isso causou uma agitação em todo o mundo, e quase levou a uma destruição total de elefantes como espécie. Quando as pessoas finalmente reconheceram o perigo e começaram a tentar impedir o extermínio dos gigantes, o marfim instantaneamente subiu de preço: hoje é um dos materiais mais caros usados em joalheria.
Marfim: propriedades reais e imaginárias
Em sua composição, o marfim de elefante parte orgânico e outra parte fosfato de cálcio, que fornece resistência óssea. Mesmo após a morte do animal, ele retém uma energia especial, que tem um efeito benéfico no corpo do dono do talismã. Em primeiro lugar, diz respeito ao fortalecimento da imunidade, um efeito tonificante geral e um leve efeito rejuvenescedor. No entanto, seria um erro acreditar que o osso do elefante é uma panaceia para quaisquer problemas e doenças. As propriedades mágicas dos amuletos autênticos foram fornecidas principalmente pelos feitiços especiais, que eram sobrepostos aos amuletos, e as presas eram escolhidas como o material mais durável das opções disponíveis para uma pessoa antiga.
Nos lugares onde não havia elefantes, xamãs e sacerdotes usavam dentes e ossos de outros animais para o mesmo propósito.
Como os estoques de presas de elefante são limitados e são muito caros, em vez de materiais naturais, “substitutos” são usados. Na melhor das hipóteses, é uma presa de morsa ou um dente de uma baleia. Eles também têm uma energia bastante forte, que, no entanto, é perceptivelmente inferior à “fonte primária”. É mais fácil encontrar ornamentos de casca de ovo ou de laranja prensada no mercado, bem como de madeira e também de plástico e outros materiais artificiais que não representam valor esotérico (e são vendidos sob o disfarce de marfim natural).
Que tipo de amuletos deve ser usado?
Hoje, os especialistas não recomendam usar anéis, pulseiras ou contas de marfim para proteção individual: as propriedades mágicas de tal amuleto, provavelmente, serão fracas.
Uma exceção a essa regra são coisas raras criadas por escultores de mestres e ossos da Ásia ou da África, mas seu custo é muito grande. Tal amuleto não pode ser chamado de uma opção econômica, mas estragará rapidamente como resultado do contato constante com a pele.
Se as finanças permitirem, é melhor adquirir uma estatueta esculpida com um significado especial para usar em sua casa. Uma imagem graciosa de um pássaro voador, uma fera forte ou uma planta exótica durante muito tempo proporcionará ao proprietário um prazer estético, ao mesmo tempo protegendo sua casa de energias negativas.
Usar um pedaço de um ser senciente e que foi sacrificado para preencher mitos de humanos? Não, obrigada! Qualquer pedra tem poder desde que mentalizada para isso e, melhor, sem extinguir ou causar massacre à obra divina. Fiquem em paz!
Bom dia olha só, é um erro comum as pessoas pesarem que o marfim só existe nas presas dos elefantes, marfim em geral está nos dentes de qualquer criatura e você não precisa matar nada nem mesmo o elefante para adquirir uma presa, não confunda o uso magico de tempos antigos com a ganancia das pessoas atuais. Os elefantes têm por habito morrerem todos em um mesmo lugar os chamados cemitérios de elefantes e lá são encontrados tanto seus ossos quanto suas presas, dentes de cachorro, gato, vaca, porco e todos os outros animais também são marfim.
Claro q não, só elephante e baleia Einstein
Em geral penso em ser educada com todos, por acreditar que ajudo as pessoas a aprenderem, mas querido Einstein, todos os animais vertebrados possuem dentes, os elefantes e as baleias são mais mais conhecidos por serem maiores e com isso possibilitar q se esculpa nessas presas, não quer dizer que são os únicos, pesquisar é bom antes de dar uma de esperto, fica a dica.