Os benefícios do Ferro incluem principalmente seu papel como transportador de oxigênios aos sistemas orgânicos e sua importância. Cerca de dois terços do Ferro no corpo é encontrado nas hemoglobinas. Outros benefícios incluem a redução da deficiência de ferro, ou anemia, tosse, anemia durante a gravidez, anemia pré-diálise e muitas outras.
Qual a importância do Ferro?
Os benefícios do Ferro se relacionam ao crescimento apropriado do corpo humano e à manutenção da força. É um componente proteico essencial para o metabolismo, e o organismo precisa produzir células vermelhas do sangue. O corpo humano é capaz de preservar até 25% do Ferro para usos futuros – especialmente em casos de dietas inadequadas – que é um plano B para reduzir o impacto da anemia caso o consumo do mineral decaia rapidamente.
Em nosso corpo, cerca de 70% do ferro é encontrado em hemo e mioglobinas. A hemoglobina é o transportador primário de oxigênio dos pulmões aos tecidos, enquanto a mioglobina se encontra em músculos e células, e torna o reconhecimento, armazenamento, transporte e a liberação de oxigênio possível nessas células. Cerca de 5% dela é encontrada como componente de várias proteínas e como elementos necessários em certas reações enzimáticas. Finalmente, até 25% do Ferro no corpo é armazenado em Ferritina, que está presente nas células e circulando na corrente sanguínea. A Ferritina pode armazenar suplementação suficiente para três anos de uso de Ferro em homens, mas apenas um ano em mulheres, esse é o motivo de anemias serem mais comuns no público feminino. A função e importância desse mineral não pode ser subestimada, primeiramente porque sua deficiência é muito desagradável e perigosa. Vamos olhar melhor para ela nas linhas abaixo.
Sintomas da deficiência de Ferro
A deficiência de Ferro por causar fadigas severas, fraquezas no corpo e outras enfermidades. Pessoas com esse quadro não podem executar funções normais da forma apropriada. Além disso, mulheres e crianças precisam de mais Ferro que os homens, e a anemia é particularmente mais severa com esse público. A deficiência severa pode causar doenças progressivas de pele que causam rachaduras nas unhas particularidades na área da língua. Os processos enzimáticos que requerem ferro e as proteínas que o usam como um “bloco de construção” ou cofator não serão capazes de ocorrer, com isso, o metabolismo do corpo pode desacelerar ou até mesmo desligar. A anemia é considerada a deficiência nutricional mais comum do mundo.
Importantes fontes de Ferro
O Ferro é encontrado tanto em vegetais quanto em não vegetais. Legumes, lentinhas, soja, grãos integrais, vegetais de folhas verdes, cereais, pão, espinafre, nabo, couve-de-Bruxelas, brócolis e até mesmo frutas secas. Você também pode ingerir suplementos de ferro. Pacientes anêmicos são frequentemente aconselhados pelos médicos a tomarem suplementos o tônicos. Alimentos ricos em Vitamina C também ajudam na absorção de Ferro pelo corpo. Por exemplo, comer um hambúrguer com tomate pode aumentar a absorção do conteúdo de Ferro da carne ou pão. Frutas cítricas e sucos como o de laranja podem executas facilmente essa função.
Benefícios do Ferro para a saúde
O Ferro, quando consumido em quantidades equilibradas na dieta humano, é perfeito para prover vários benefícios, que são explicados detalhadamente abaixo.
- Melhora a formação de hemoglobinas: a formação de hemoglobina é o cargo chefe desse mineral. Não apenas esse, já que o Ferro é uma parte da hemoglobina, ele é o responsável pela cor escura do sangue e também auxilia no transporte de oxigênio para as células do corpo. Hemoglobina adicional é de vital importância pois os seres humanos tendem a perder sangue de várias formas, por ferimentos, externos ou internos. Mais notavelmente, as mulheres perdem quantidades consideráveis de sangue a cada mês durante todos os seus anos de menstruação, essa é uma das principais razões pela qual mulheres são mais suscetíveis à anemia que os homens.
- Melhora a função muscular: o Ferro é um elemento vital para a saúde dos músculos. Ele está presente em tecidos musculares e ajuda a prover o suprimento de oxigênio necessário para a contração dos órgãos. Sem o Ferro, os músculos perderiam sua cor e elasticidade, dito isso, a fraqueza muscular é um dos mais óbvios sintomas da anemia.
- Melhora a função cerebral: desenvolvimento melhorado do cérebro também é um dos muitos benefícios do Ferro. Já que o suprimento de oxigênio no sangue é aumentado e o cérebro usa cerca de 20% do oxigênio presente na corrente, o Ferro está diretamente ligado à saúde do cérebro e suas funções. O fluxo apropriado de sangue no cérebro pode estimular a atividade cognitiva e ajuda a criar novas rotas neurais para prevenir desordens como demência e Alzheimer, dessa forma, a ingestão equilibrada de Ferro e a subsequente oxigenação ao cérebro são essenciais.
- Trata Síndrome das Pernas Inquietas: a deficiência de Ferro é uma das causas da Síndrome das Pernas Inquietas. Baixos níveis no sangue são a maior causa da condição, dessa forma, o consumo apropriado de suplementos de Ferro na medida certa pode curar essa doença (consulte um médico). Isso está ligado os espasmos musculares, que podem ser um sintoma da deficiência.
- Regula a temperatura corporal: o Ferro é um importante facilitador da regulação de temperatura corporal. Um fato interessante é que ele possui a habilidade conforme a capacidade de absorção do corpo. Manter a temperatura estável significa que as funções enzimáticas e metabólicas podem ocorrer da forma mais eficientes possíveis.
- Transportador de oxigênio: um dos mais importantes benefícios do Ferro é que ele age como um transportador de oxigênio e participa da transferência do elemento de uma célula do corpo a outra. Essa é uma função vital do Ferro, já que o oxigênio é necessário a cada sistema para executar funções rotineiras.
- Trata anemia: o Ferro é útil no tratamento de um desordem severa chamada anemia, que resulta da falta do mineral no corpo humano. A anemia é a deficiência nutricional mais comum no planta.
- Cura doenças crônicas: o Ferro também ajuda no tratamento de doenças crônicas como anemia por insuficiência renal e outras doenças crônicas do intestino e sistema excretor. Elas não são necessariamente relacionadas ao sangue, como a maioria das funções do Ferro, mas lembre-se: o Ferro é um elemento chave necessário a muitos processos por todo o corpo, não apenas ao sistema circulatório.
- Trata anemia em mulheres: o Ferro pode exibir alguns de seus benefícios curando a anemia que ocorre em mulheres durante a gravidez ou menstruação. Novas células vermelhas devem substituir aquelas que foram perdidas, dessa forma, consumir quantidades significativas de Ferro é necessário às mulheres nesse pontos de suas vidas.
- Síntese neurotransmissora: o Ferro toma uma parte significativa na síntese de vários neurotransmissores tais como a dopamina, norepinefrina e serotonina. Esses químicos desempenham uma importante função em diferentes atividades envolvendo neurônios e o cérebro humano.
- Trata anemia pré-diálise: o Ferro é sugerido por muitos especialistas para o tratamento de outra forma de anemia chamada anemia pré-diálise. Contudo, consulte um médico para tratar a doença de forma adequadas, já que ela pode ser muito complicada e perigosa.
- Elimina a fadiga: os benefícios do Ferro incluem a eliminação de fadiga crônica e inexplicada, que pode ocorrer tanto em homens quanto em mulheres. Sua deficiência é uma causa natural da fadiga, já que é um importante componente da hemoglobina.
- Melhora a imunidade: o Ferro desempenha uma função chave provendo força ao sistema imune do corpo. Dessa forma, o corpo se torna proficiente o suficiente para lutar contra várias doenças e infecções. As células vermelhas do sangue são necessárias para prover oxigênio a tecidos, órgãos e células quanto estes se encontram danificados. Sem isso, não haveria hemoglobinas, sem hemoglobinas, nada de oxigênio. O processo de cura precisa de Ferro para ocorrer.
- Promove energia ao metabolismo: o Ferro é um importante participante da energia metabólica no corpo humano. Esse processo é como a energia é extraído dos alimentos consumidos e subsequentemente distribuída a diferentes partes do corpo.
- Auxilia os sistemas orgânicos: o Ferro é o mais importante constituinte de vários sistemas enzimáticos e outros importantes constituintes como mioglobina, citocromos e catalase. Sem que isso funcione adequadamente, vários órgãos sofreriam para funcionar.
- Trata insônia: o Ferro também é útil no tratamento de insônia e promove hábitos de sono e qualidade às pessoas ao regular seu ritmo cardíaco. A contagem adequada de células vermelhas pode resultar em menos flutuações da pressão arterial, que frequentemente é a causadora do despertar durante a noite.
- Melhora a concentração: o Ferro, quando consumido em quantidades suficientes, pode ajudar a melhorar a concentração, que potencializará a performance mental e cognitiva. O fluxo aumentado de sangue ao cérebro devido à atividade do ferro na corrente sanguínea é o que resulta nesse importante benefício.