O fogo é uma fonte de energia. É um elemento primário e uma transição entre os mundos de materiais brutos e sutis, sendo que, na verdade, o fogo é uma fonte de transformação para eles. Tal qualidade de fogo sempre foi reconhecida pelo homem, e é por isso que o fato de dominá-lo tornou-se, para o homem e para toda a humanidade, um ponto de transição e um momento de nascimento espiritual. O fogo fez do homem um homem, foi ele quem deu as oportunidade de se tornar cúmplice das ações divinas no mundo, através do fogo, grandes e pequenas magias são feitas todos os dias em cada casa, mesmo que as pessoas tenham perdido a noção de que isso existia em seus lares.
Quando uma pessoa uniu os mundos através do fogo e começou a interagir com seres sutis, espíritos e deidades e a aprender com eles, a magia apareceu. Mais tarde, os cultos mágicos surgiram dos ensinamentos mágicos, liderados pelas próprias divindades, que ensinaram as pessoas e informaram-nas sobre seus conhecimentos e maneiras de governar o mundo. É a esses cultos mágicos que se refere a “Irmandade do Fogo”.
Fogo – o elemento da transformação total: tudo que interage com o fogo é submetido à mudanças (seja lenha, luz, calor, cinzas, o alimento que cozinhamos ou mesmo uma pessoa que interage com o elemento a nível espiritual e energético e se converte em um mágico).
O fogo é parte do círculo de elementos, mas ainda assim se distingue. Os três elementos – Água, Ar e Terra têm suas manifestações naturais e permanentes em nosso mundo. A água tem os mares, os oceanos e os rios. O ar detém o céu, se manifestando como vento brisa e muitas outras formas, e a Terra está por todo o planeta. Somente o Fogo manifesta-se em interação com outros elementos. Esta característica é explicada pelo fato de que o ele é a primeira manifestação do elemento primordial que se evidencia como algo que une o universo em um único todo, em patamares mais altos, e em níveis próximos ao nosso mundo, se manifesta como fonte da vida.
Cognição da essência do fogo: o processo não é instantâneo ou ambíguo, já que o elemento se manifesta em muitos aspectos. Às vezes, há a opinião de que o Fogo une qualidades que são excluídas umas das outras, mas existe um princípio importante deve ser entendido: “se houver dois opostos, isso significa que há um terceiro que os une”. O fogo, combinando opostos, é simultaneamente capaz de se manifestar como uma arma e uma defesa, um destruidor e curandeiro, uma força criativa e destrutiva.
Todas essas qualidades -unificação, transformação e multivariância- também se manifestam no homem, quando ele começa a dominar a Força de Fogo. Por um lado, a prática com o elemento reúne a personalidade, por outro, a transforma. O fogo eleva a um novo nível, revela recursos ocultos e potencial desconhecido e tem o potencial de destruição, transformando o que quer que seja em cinzas, contudo, sua terceira qualidade, como resultado dos dois processos anteriores, nos permite encontrar um número infinito de manifestações no mundo. O fogo destrói os velhos padrões de comportamento e pensamento, e dá a oportunidade de olhar para o mundo mais amplamente.
Praticando a Magia do Fogo, você pode aprender a interagir com diferentes aspectos da manifestação da Força do Fogo (para mais informações sobre isso no artigo “Lição 2. A Magia do Fogo”). Isso possibilita a obtenção de resultados completamente diferentes ao usar um sistema universal de conhecimento, o que, por sua vez, permite que você siga o caminho do desenvolvimento harmonioso sem distorções ou torções (restrições artificiais na interação com essa ou aquela manifestação do mundo). Através da prática da interação, é alcançado um estado especial conhecido como “Estado do Radiance”, no qual todas as possibilidades extra-sensoriais são reveladas. Neste estado, também é possível lembrar todas as suas encarnações e obter conhecimento das vidas passadas.
Durante a prática, o Fogo pode dar-lhe uma visão do futuro, do poder sobre os eventos, da natureza e das pessoas, porém, isso não acontecerá tão simplesmente.
Falando sobre as possibilidades que o Fogo revela no homem, podemos distinguir vários dos mais marcantes: primeiro, o ele fortalece a vontade e torna a magia mais forte; em segundo lugar, dá conhecimento e compreensão da vida e, consequentemente, várias formas de cura tornam-se claras para uma pessoa e um desejo de aprender artes marciais pode aparecer; em terceiro lugar, a Visão aparece.
A aplicação das três qualidades do Fogo na magia
Unificação – porque o Fogo é a manifestação do poder que une todo o universo, é usado em rituais onde é necessário chamar Espíritos ou Deidades em ajuda, e também em rituais que oferecem sacrifícios, onde a característica da Transformação é precisa, pois o sacrifício material passa para outro nível de ser (se você pensa que um sacrifício é só matar um animal, reveja seus conceitos: oferecer uma boa comida também pode ser um sacrifício).
A transformação é, ao mesmo tempo, destruição e criação, à medida que os dois processos inter-relacionados circulam entre si. Esta qualidade do fogo é abordada quando existe a necessidade de purificação de influências nocivas (destruição da influência de outra pessoa e restauração da estrutura) ou de destruição das mesmas (criação de força de influência e destruição da estrutura original).
Multivariância é uma qualidade que não pode ser descrita exaustivamente. Geralmente, aceita-se que a multivariância é o resultado da combinação das duas primeiras qualidades: Unificação e Transformação. Devido à sua natureza muito manifestada, o fogo é uma excelente fonte de conhecimento. Esta qualidade envolve rituais destinados a prever o futuro, obter informações sobre algo ou ter inspiração.
Conhecer essas três qualidades dá uma visão sobre o porquê – e como – o Fogo é usado no ritual, e porque muitas vezes ocupa o centro no altar.
Simbolismo que mostra as qualidades do fogo
Para uma compreensão mais profunda, recorreremos a uma metáfora e analisaremos vários símbolos que incorporam as qualidades do Fogo.
1 – O dragão, nas culturas do leste e do oeste é um ser vivo racional com magia. Ele é a união de quatro elementos, onde os três elementos – Ar, Água e Terra – são lugares de sua habitação, e o Fogo, sua essência interior.
2 – Phoenix é um pássaro de fogo com uma vida útil de 500 anos, depois dos quais ele queima em sua própria chama e se regenera novamente das cinzas voltando à vida em um novo corpo. Esta imagem mística existe em muitas mitologias do mundo.
3 – O czar lendário é a imagem divina de um governante, que também é a alma de seu povo. Milhares de lendas da mitologia mundial falam do rei enviado pelo céu e nascido, muitas vezes, à imagem de diferentes heróis. Ele também se manifesta como um guerreiro ou sábio errante, que em suas viagens ajuda os necessitados.
Assim, o dragão simboliza a unidade, a fênix, a transformação e o lendário rei, a multivariância.
Decidindo por prosseguir a interação com a Força do Fogo, é preciso estar preparado para mudanças sérias em sua vida, pois seu poder é grande e se faz necessário aprender a percebê-lo e segui-lo.