Você toma glucosamina para dores nas juntas e bebe um chá de camomila para acalmar os nervos. Mas quem saberia que remédios como esses podem fazer o mesmo efeito em cães e gatos? É tudo sobre escolher a coisa certa. Aqui vão algumas opções:
Para dores e envelhecimento das juntas
- Glucosamina/Condroitina: esse combo pode ajudar a proteger e reparar a cartilagem ao redor das juntas e, ao contrário de drogas anti-inflamatórias e não esteroides que os veterinários prescrevem, apresenta baixos riscos de efeitos colaterais. Seja paciente: leva cerca de 30 dias para os suplementes começarem a funcionar.
Dica: escolha produtos formulados apenas para animais e siga as instruções do rótulo.
- Ácidos graxos Ômega-3: os suplementos de Ômega-3 mantêm as juntas dos animais saudáveis e atenuam inflamações. Siga as instruções do rótulo.
- Traumeel para animais: esse remédio homeopático livre de efeitos colaterais derivado da mistura de arnica, beladona e outras substâncias é um anti-inflamatório natural. Ele vem em géis, tabletes ou gotas. Siga as instruções do rótulo.
- Veludo do chifre de alces: estranho, sim. Mas esse medicamento chinês feito do chifre de alces domésticos foi estudado e é comprovadamente um atenuante de artrites em cães. Veterinários holísticos alegam que ele alivia dores nas juntas tão rápidos quanto aspirina. Para melhores resultados, combine esse medicamento com os ácidos graxos do Ômega-3.
Para atenuar o estresse nos pets
- Óleo essencial de lavanda: esse sedativo natural acalma o animal durante experiências estressantes. Em um estudo, cães que sentiram o cheiro de lavando passaram mais tempo descansando e menos tempo agitados e latindo que cães que não foram expostos ao aroma. Ponha algumas gotas em um tecido limpo para que seu animal sinta o cheiro, mas mantenha fora de seu alcance.
- Feromônios: as “poções do amor” químicas que os animais secretam para atrair outros animais parecem exercer efeito calmante. Como remédios relaxantes, feromônios são vendidos em sprays e coleiras que liberam os químicos sintéticos no ar. Ainda que pesquisas a respeito de sua efetividade sejam limitadas, alguns veterinários afirmam que eles podem reduzir a necessidade do pet por prescrições de drogas tais como o Prozac.
- Calmante de Shen: de acordo com a medicina tradicional chinesa, a ansiedade humana é uma desordem do “Shen” ou espírito. Segundo veterinários holísticos, animais ansiosos podem ter essas desordens também. Esse produto, que contém uma combinação de 16 ervas chinesas é feito para corrigir desequilíbrios no Shen. Parece loucura, mas veterinários declaram que usaram-no com grande sucesso em combinação com treinos para modificação de comportamento (exercício, treino, etc), especialmente em animais com personalidades ansiosas e incansáveis.
Remédio detox natural
Vacinas são salva-vidas, mas alguns pets sofrem reações adversas. Cada sistema imune é diferente e não existe forma de saber como o seu animal vai responder. Os produtos a seguir são detoxificantes naturais.
- Cardo-mariano: essa erva pode ajudar no contra-ataque à toxicidades de vacinas ou medicações prescritas que tratam vermes no coração. Compre em lojas confiáveis na forma líquida. Veja abaixo a informação para dosagem específica:
Tamanho do cão | Dose em% para um humano adulto |
4,5 kg | 15% |
5-9 kg | 20% |
9,5-20 kg | 30% |
20,5-35 kg | 50% |
35-45 kg | 75% |
45 ou mais kg | 100% |
O melhor remédio natural de todos…
Existe uma solução que não envolve drogas e pode ajudar a atenuar a dor e ansiedade de seu pet, assim como melhorar sua imunidade. Também acontece de ser uma substância em abundância: cuidado e amor. As pessoas tendem a subestimar o poder do toque, contudo, especialmente em animais idosos cuja visão e audição podem estar se tornando deterioradas, o toque macio e gentil pode ser o remédio natural mais importante que você pode oferecer.
Posso dar um remédio de dor de cabeça para meu gatinho?Ele levou uma pancada na cabeça.