Urso, animal de poder símbolo de força, introspecção, conhecimento, sonhos e transformação.
Alguns antropologistas alegam que o urso foi um dos primeiros animais a ser reverenciado pelos seres humanos. A tradição Celta diz que a Mãe Primal é a deusa urso Artio, a protetora feroz. O urso também é associado à deusa Artemis. Ele tem sido a figura na vanguarda de muitas tribos nativas. Crenças declaram que o poder o Grande Espírito vive nos ursos, fazendo deles altamente procurados como guias devido à sua medicina implacável. Isso levou a uma constelação nomeada em sua homenagem: Ursa Maior, a Grande Ursa. Algumas tradições veem o urso como o espírito guardião do oeste, onde as colheitas são abundantes e a maturidade reside. Aqueles que andam ou vivem em áreas onde o urso mora sabem –ou rapidamente aprendem –que o animal mais perigoso da selva é uma mãe ursa protegendo seus filhotes.
Se você possui o urso como animal de poder, provavelmente fica mais quieto durante os meses de inverno, o que lembra vagamente a hibernação. Contudo, na primavera, você deve acordar para perseguir as oportunidades que nascerem. Seja destemido e defenda tudo em que acredita. Também lhe é aconselhado que use suas habilidades naturais de curandeiro. O urso é ligado às árvores, consideradas antenas naturais que ligam o céu e a terra, ele também se associa às sete cores da Luz Universal, assim como à lua, relacionando a mente consciente à subconsciente.
Hibernar durante os meses frios de inverno significa que o urso sabe instintivamente o tempo certo e para onde ir. A partir disso, podemos perceber que é bom reconhecer que, às vezes, precisamos estar sozinhos para ponderar, refletir e examinar nossos pensamentos e emoções ou para onde estamos indo em nossa jornada. Precisamos confiar e seguir nossos instintos. O urso fica ativo durante a noite e o dia, diferente de outros animais, simbolizando sua conexão com a energia solar, força e poder, assim como a lunar e a intuição. Os poderes e ensinamentos nos mostram como desenvolver essa qualidade em nós mesmos.
A medicina do urso ensina a introspecção, nos ajudando a digerir nossas experiências e descobrir que reside em nós as respostas para todas as perguntas. Nós todos possuímos sabedoria, basta desacelerarmos o ritmo e escutarmos o que nossa intuição e voz interior está dizendo. É útil estar só algumas vezes, para que assim, possa-se recuperar suas próprias respostas e usá-las para qualquer desafio que esteja enfrentando. Por outro lado, assim como o urso, você precisa saber quando sair da hibernação e interagir com outras pessoas.
A ursa dá luz aos filhotes enquanto dorme. Devido a isso, o urso é tido como um símbolo da mais profunda sabedoria interior, do sonhos e transformação. Quando vamos dormir, nos tornamos receptivos à Mãe Urso, que nos nutre. Conforme afundamos em nossas identidades e perdemos o ego, voltando à nossa natureza primal e natural, descobrimos que somos parte do Infinito e que o Universo é um.
O inverno simboliza escuridão, morte e mundo interior. É um período do ano temido por seres humanos. Quase tanto quanto temem à morte. Contudo, uma parte intrínseca à beleza do Urso é sua conexão com o padrão de estrelas durante essa estação. Os Druidas associaram a Estrela Polar da constelação da Ursa Maior ao Rei Arthur (cujo nome significa “urso”). Durante o Solstício de Inverno, a noite mais escura, a Estrela Polar nos guia. Deste modo, quando nosso mundo parece negativo, escuro e confuso, quando nossos sentidos físicos e lógicos parecem falhar conosco, quando parece não haver caminho a seguir, nós mergulhamos profundamente para descobrir que os recursos mais ocultos, a luz do conhecimento interno e intuição nos ajuda a redescobrir nosso caminho de volta.
Algumas vezes, os ursos são excessivamente confiantes e agem rapidamente em suas explosões de raiva. Contudo, ainda que possuam pouco ou nenhum medo, não se deve esquecer o cuidado, uma importante característica a ser detida. Se você não tem consciência ou até mesmo desconsidera seus limites, isso pode gerar consequências indesejadas. Se o Urso cruza o seu caminho, preste atenção a como você pensa, age e interage. Use o discernimento em tudo que você faz e diz, discriminando com cuidado. A você é mostrado como tomar decisões de uma posição de poder.
Leia também:
Leão,
Lobo,
Livros recomendados
toppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppp
legalllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll
Eu sonhei que estava brincando com um Urso. Ele me mordia, mas não machucava, e sempre me chamava de volta para continuar a brincadeira. 😀
Com tua força tamanha ó Urso
Me ajude a derrubar, as barreiras da vida
Que eu venha a encontrar.